Unimed Belém participa de 2ª edição da Corrida e Caminhada da Cooperação

Cooperativa de saúde ofereceu serviços de massoterapia, aferição de pressão e medição de glicose aos participantes do evento
        17 de abril, 2024
Pelo segundo ano consecutivo, a Unimed Belém participou da Corrida e Caminhada da Cooperação, evento promovido pelo Sistema OCB/PA, com o objetivo de incentivar a prática esportiva, a cooperação, o voluntariado e a solidariedade a toda sociedade. Nem mesmo a chuva que caiu na manhã do último domingo (14) impediu cerca de 3 mil participantes, entre atletas amadores e profissionais, de marcarem presença no Portal da Amazônia, importante ponto turístico de Belém. 

Para o presidente do Sistema OCB/PA, Ernandes Raiol, o evento foi um sucesso graças a intercooperação. “A equipe a cada ano se supera, vem melhorando mais e mais, e essa experiência vem possibilitando a gente trazer novos parceiros e atletas até de fora do estado. Isso é muito importante! O resultado que vimos aqui é de um trabalho feito por várias mãos”, afirma. 

A largada da corrida foi dada às 6h15 e logo em seguida foi iniciada a caminhada. Os participantes da corrida percorreram a rua dos Mundurucus, rua José Bonifácio, avenida Conselheiro Furtado, Praça Amazonas, rua Cesário Alvim, avenida Bernado Sayão, retornando para o Portal da Amazônia, totalizando 10 km de prova. Já a caminhada teve o percurso de 3 km realizado nas ruas do entorno do ponto turístico.

Na chegada, a Unimed Belém foi uma das cooperativas a oferecer aos participantes os serviços de aferição de pressão, medição de glicemia e orientações de saúde, além de massoterapia, feito pela equipe do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) e pelo programa Viver Bem. Uma ambulância da Unimed Urgente deu o suporte durante todo evento. 
 
Corredor amador há pouco mais de três anos, Franklin de Lima, morador da cidade de Barcarena, foi um dos participantes que aproveitou os serviços oferecidos no stand da cooperativa de saúde logo após a corrida. “A corrida foi muito boa, mesmo com a chuva, a gente não desanimou. E chegar aqui e passar por esse atendimento todo especial ajuda muito na nossa recuperação. A corrida mudou a minha vida em vários sentidos, por isso sempre faço questão de participar desses eventos e recomendo para outras pessoas”, declarou. 

Na avaliação do Dr. Alan Cavalcante, Diretor Administrativo da Unimed Belém, o evento vai de encontro com as diretrizes da Unimed Belém. “É uma honra para nós, como Unimed Belém, fazermos parte desse evento que reúne a promoção a saúde e o cooperativismo. Acreditamos que esse seja o caminho para levarmos mais qualidade de vida a população paraense e fazemos questão de apoiar iniciativas como essa oferecendo a nossa estrutura para cuidar de cada atleta e participante aqui presente”, destaca o diretor. 

Ao final da corrida, os oito primeiros colocados foram premiados com R$ 1.000,00 cada, sendo três mulheres, três homens e dois PCDs. A atleta Rosangela Costa Muniz, comemorou o bicampeonato na Corrida da Cooperação. “Correr pra mim é tudo, me dediquei para fazer uma prova legal e hoje comemoro o bicampeonato, graças a Deus! A organização está de parabéns pelo evento, foi maravilhoso. E com um simples gesto de cooperação a gente pode mudar o mundo”, ressaltou a atleta.  

A programação foi realizada com a participação de outras cooperativas como Uniodonto Belém, Sicredi Norte, SICOOB Cooesa, SICOOB Coimppa, SICOOB Primavera, CRESOL, COOFARMI, CONCAVES e Unisegur e conta com o apoio da Prefeitura de Belém, da Federação Paraense de Atletismo e da academia Health Fit. 

Dia C
A Corrida e Caminhada edição Belém faz parte das ações do Dia de Cooperar, que nasce dessa perspectiva e, desde 2009, vem promovendo um grande movimento de solidariedade e voluntariado que, em 2023, no Estado do Pará, alcançou quase 38.535 mil beneficiários, mobilizou 1.344 voluntários e contou com a envolvimento de 32 cooperativas, realizando 52 iniciativas, no Estado do Pará. Tudo isso partindo de ideias simples, mas com o compromisso de integrar pessoas, mobilizar recursos, aplicar os princípios e valores cooperativistas, gerando uma rede de cooperação e transformação social.

Para o ano que vem a organização do evento planeja aumentar a premiação e encaminhar os cinco primeiros colocados para a corrida São Silvestre, em São Paulo. Outra novidade proposta para a próxima edição é a mudança na data de realização da corrida e caminha que passará a ser no primeiro sábado de julho, dia em que se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo. 
 

Categorias

Não há configuração de filtros.

Facebook

 

Instagram

Leia Também