Quem somos?


O Viver Bem é um setor da Unimed Belém responsável pelos programas relacionados à Promoção/Prevenção da Saúde e ao Gerenciamento das Condições Crônicas de Saúde, cuja principal finalidade é contribuir para redução de complicações ou agravamento das comorbidades, a partir da promoção da melhoria da qualidade de vida dos clientes.
O Viver Bem conta com uma equipe multiprofissional, formada por: equipe de enfermagem, nutricionistas, psicólogos, assistente social, profissional de educação física e médicos de família e comunidade. A equipe segue o fluxograma de cada programa aprovado na ANS.

Cartilhas e Folders

Receitas Saudáveis

Notícias VIVER BEM

PROGRAMA VIVER BEM

Bem Saudável

O Programa visa coordenar o cuidado de clientes que se encaixam no perfil de obesidade (parâmetros avaliados pelo IMC) e circunferência abdominal.

O público alvo do Programa conta com:
(1) Perfil etário: 18-59 anos;
(2) Ambos os gêneros;
(3) Diagnóstico de obesidade (IMC = 30);
(4) Sem gravidez em curso.

Bem Gestar

O Programa visa coordenar o cuidado das gestantes de baixo risco, a partir de um acompanhamento multiprofissional durante o pré-natal, visando à redução dos riscos de complicações maternas, fetais e neonatais.

O público-alvo do Programa conta com:
(1) Perfil etário = 18 anos;
(2) Gestantes, em qualquer período gestacional, mas que não se enquadrem em uma gravidez de alto risco.

Refletir

O Programa busca coordenar o cuidado dos idosos que se encaixam no perfil de sintomas de depressão e/ou ansiedade, a partir de um acompanhamento multiprofissional, visando evitar o agravo do quadro descrito.

O público-alvo do Programa conta com:
(1) Perfil etário = 60 anos;
(2) Com ou sem comorbidades;
(3) Que apresentam queixas relacionadas a quadros de depressão ou ansiedade, problemas na subjetividade e lapsos de memória.

Prevenção de Quedas

O Programa busca reduzir as ocorrências de quedas em idosos, bem como os danos decorrentes, por meio da implantação de medidas que contemplem a avaliação de risco do cliente, garantam a coordenação do cuidado multiprofissional e promovam a educação do cliente, familiares e cuidadores.

O público-alvo do Programa conta com:
(1) Perfil etário = 60 anos;
(2) Ambos os gêneros; (3) Com ou sem comorbidades;
(4) Com relato de quedas nos últimos 12 meses;
(5) Paciente não acamado, não cadeirante e sem auxílio de muletas.

Metabolize

O Programa visa coordenar o cuidado de clientes portadores de diabetes e/ou hipertensão, quanto ao seu autocuidado, além de promover educação nutricional para favorecer o controle glicêmico e pressórico.

O público-alvo do Programa conta com:
(1) Perfil etário = 18;
(2) Ambos os gêneros;
(3) Diagnosticados com o CID de Hipertensão Arterial Sistêmica e de Diabetes Mellitus; “Pré” diabetes em tratamento com hipoglicemiantes e/ou alterações na pressão arterial em tratamento com hipotensores.

Equilibrar

O Programa Equilibrar busca auxiliar pessoas com sintomas de ansiedade e/ou depressão leves, quanto ao seu autocuidado contribuindo para uma melhor saúde emocional.

O público-alvo do Programa conta com:
(1) Perfil etário: 18-59 anos;
(2) Ambos os gêneros;
(3) Sinais e sintomas de ansiedade e/ou depressão leves.

Fluxo do Programa

 
O cliente UNIMED BELÉM pode fazer parte do VIVER BEM por inúmeros canais, entre eles: Captação Ativa dos profissionais de saúde; indicação de beneficiários através do encaminhamento do médico de referência; demanda espontânea; e direcionados pela equipe de saúde da unidade de Atenção Primária em Saúde (APS UNIMED BELÉM).
 
O cliente é recepcionado pelo Agente de Relacionamento do setor, que percebendo suas demandas e identificando que o cliente possui perfil de atendimento para ingressar no Viver Bem, direciona-o ao fluxograma inicial. Realizando um agendamento ou liberando o cliente para consulta.
 
A partir da liberação do cliente, o mesmo é dirigido para o consultório de pré-consulta, onde será realizada a aferição dos sinais vitais e dados antropométricos e o encaminhamento para consulta de enfermagem.
 
Todo o primeiro encontro do beneficiário no Viver Bem é na consulta da enfermagem, que fará um atendimento amplo, investigativo e objetivo às principais demandas do cliente. Após esse momento, o enfermeiro classifica o cliente em um dos Programas disponíveis; aborda as informações referentes a este Programa e encaminha para agendamento das consultas subsequentes com cada profissional.
 
Vale ressaltar que o serviço trabalha com um número total de atendimentos e por isso, são assinados um termo de adesão e um de desligamento, ao ingressar no serviço e ao final do número de atendimentos previstos por Programas respectivamente.

Como entrar em contato com o VIVER BEM?

Presencial

Procure o VIVER BEM no CCTE – Tv. 14 de Março, 2099 - Telégrafo, Belém - PA, 66035-180.

Telefone

(91) 4006-5966 / WhatsApp: 91 98443-7106
Segunda à sexta, das 8h às 18h, exceto feriados.

E-mail

De Segunda à Sexta de 08 às 18h:
viverbem@unimedbelem.com.br

Dúvidas frequentes

Ser cliente Unimed Belém ou Intercâmbio;
Possuir 18 anos ou mais;
Ambos os gêneros;
Ter indicação clínica para participar dos Programas descritos a cima;
Estar deambulando e sem nenhuma forma de auxílio para sua locomoção, como cadeira de roda, muleta e etc;
Disponibilidade para participar dos Programas e em condições para o autocuidado.
Em linhas gerais o termo de adesão é um documento que deixa claro os direitos e deveres dentro do Programa, que deverá ser assinado, na primeira consulta e como condição de participação;
Enquanto que, o termo de desligamento deverá ser assinado ao término do número de consultas pré estabelecidas em cada programa e consiste em um documento que representa a alta do paciente e finaliza seu acompanhamento.
Agendamentos de forma presencial na Rua Senador Manoel Barata, 1508. Reduto. Entre Trav. Rui Barbosa e Trav. Quintino Bocaiuva; ou através dos telefones 4009-5966 ou 4009-5963 ou mensagens via whatsapp para o número 98443-7106.
Apresentar 3 (três) faltas não justificadas e sem cancelamento prévio do agendamento.
O Viver Bem é um programa de promoção à saúde e conta com uma equipe multiprofissional. Portanto, as consultas em cada programa existente contam com um número adequado de consultas com cada um desses profissionais, a partir da
demanda do beneficiário. Esse processo ocorre pautado nas Diretrizes e Princípios do Sistema Único de Saúde (SUS) e convergem com as diretrizes da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A fim de que, a coordenação do cuidado funcione de forma organizada e equânime.