De Olho na Qualidade Assistencial

1. Introdução
       
Observa-se, no Brasil e no mundo, o envelhecimento da população, com aumento de doenças crônicas, custos crescentes e elevados, cuidado descoordenado e fragmentação da rede assistencial, além de dificuldade na mensuração da qualidade oferecida. Este cenário alerta para a insustentabilidade do sistema, com insatisfação dos participantes.

A Saúde Baseada em Valor é o caminho para a sustentabilidade, por prever avaliação da assistência prestada, com o paciente no centro do cuidado e remuneração diferenciada para as melhores entregas.

Este processo exige, entretanto, mudança no modelo de remuneração. Hoje em dia, o mais frequente é o Fee for Service, que se baseia no volume de procedimentos, induz intervenções desnecessárias, não considera desfechos clínicos ou experiência do paciente. Existem muitos modelos e cada um deles se encaixa melhor a determinado tipo de assistência à saúde. O próprio Fee for Service continuará a ser usado, entretanto, deve ser aplicado pontualmente e não de forma generalizada, como única opção.

É imprescindível, portanto, que encontremos novos modelos de remuneração focados em:

•    Entregar valor ao paciente;
•    Equilibrar custo e qualidade;
•    Divulgar resultados com transparência;
•    Favorecer assistência multiprofissional e integral;
•    Centrar-se na coordenação do cuidado baseado em evidências científicas.

Precisamos encontrar equilíbrio entre qualidade assistencial, custos e experiência do paciente para gerar sustentabilidade do sistema. Financiador terá melhor qualidade da entrega com menor custo possível. Prestador oferecerá melhores desfechos clínicos, com a melhor margem possível de lucro. Pacientes receberão assistência qualificada e segura, passarão por melhores experiências e terão menores custos.

Entendendo a importância deste movimento, o Escritório de Valor em Saúde da Unimed Fesp trabalha desde 2020 na implantação de programas e projetos que incentivam e implantam novos modelos de remuneração.

Contamos com a parceria de várias Singulares e Intrafederativas. Estamos abertos a receber novos participantes.
Precisamos transformar a atual realidade e só teremos sucesso se trabalharmos juntos, pelo bem do Sistema Unimed.

Vamos nos unir para criar um futuro melhor para todos.
3. Projetos em fase piloto
       
1.    Jornada Completa:

a.    Objetivos:

i.    Capacitar as Singulares a identificarem linhas de cuidado nas quais possuem excelência para elaboração de Jornadas Completas, que incluem todas as etapas do atendimento do diagnóstico à reabilitação e seguimento;
ii.    Avaliar custo-efetividade de procedimentos de alto custo para direcionamento a prestadores com melhor entrega;
iii.    Elaborar de jornadas completas para apresentação no Intercâmbio Estadual;
iv.    Acompanhar desfechos clínicos de procedimentos definidos, através de pesquisa direta com o paciente.

2.    Avaliação de desempenho médico: realizada por meio da análise de indicadores definidos, para remuneração diferenciada em caso de cumprimento de metas.

3.    Interoperabilidade: compartilhamento de informações assistenciais em plataforma especializada, para facilitar acompanhamento da assistência prestada aos pacientes, com avaliação da qualidade em diferentes níveis.
4. Projetos implantados
       
1.    Atenção Primária à Saúde  

A atenção primária à saúde vem assumindo papel fundamental na nova realidade que se nos apresenta. Seus pilares essenciais – acesso de primeiro contato do indivíduo com o sistema de saúde, longitudinalidade, integralidade da atenção e coordenação da atenção dentro do sistema – permitem que o indivíduo crie vínculo com uma equipe que o conhece em todos os aspectos, o atende em todas as suas necessidades ao longo da vida e coordena o atendimento quando suas necessidades extrapolam o campo da atenção primária, centralizando informações e condutas.

Esperamos conseguir aumento da satisfação dos beneficiários que utilizam este serviço, com diminuição da necessidade de procura de pronto socorros e internações por condições de saúde que podem ser controladas por acompanhamento contínuo e frequente (ICSAPS). O benefício para o cliente é inegável.

Sempre no intuito de oferecer assistência segura, qualificada, coordenada e centrada no beneficiário, a Unimed Fesp estabeleceu parcerias com serviços de APS de Singulares do Estado de São Paulo e em setembro de 2020 iniciou este movimento.

Deseja participar? Entre em contato pelo e-mail evs@unimedfesp.coop.br.

a.    Estruturação

Os beneficiários moradores das áreas assistidas pelas APSs contratadas serão sinalizados pelo Núcleo de Atenção à Saúde da Unimed Fesp, que também acompanhará seu percurso. A partir da primeira consulta serão considerados vinculados à APS e seguirão com cuidado supervisionado por sua equipe. Receberão atendimento especializado ou hospitalar quando necessário, retornando ao acompanhamento do serviço de atenção primária.

Acreditamos que este modelo de assistência garante qualidade e coordenação do cuidado centrado nas necessidades do paciente, promovendo saúde, prevenindo doenças, tratando e reabilitando quando necessário.

b.    Cobrança por Capitation

O modelo de capitation é caracterizado por valor fixo de remuneração para o médico/clínica, de acordo com o número de beneficiários sob sua responsabilidade. O valor da remuneração é baseado na expectativa de uso dos serviços de saúde. Conheça o passo a passo para realização da cobrança dos códigos da APS via PTU A500 XML, clicando aqui.  

c.    Acompanhamento

Unimed Fesp acompanhará a assistência prestada, avaliando indicadores de qualidade e segurança do paciente.
O intuito é oferecer assistência cada vez mais qualificada, atender às expectativas de seus beneficiários e fortalecer o Sistema Unimed, único em sua capilaridade pelo território nacional.

d.    Serviços de APSs contratados

Temos acordos operacionais para atendimento de beneficiários Fesp nas seguintes Unimeds:

•    Unimed Alta Mogiana
•    Unimed Baixa Mogiana
•    Unimed Itatiba
•    Unimed Jaboticabal
•    Unimed Leste Paulista
•    Unimed Limeira
•    Unimed Ribeirão Preto
•    Unimed Salto/Itu
•    Unimed Santa Bárbara e Americana
•    Unimed São José dos Campos
•    Unimed Sorocaba
•    Unimed Sul Paulista
Esperamos que todos usufruam deste atendimento coordenado e de qualidade.

2.    Incentivo ao Parto Adequado 

As taxas de partos cesáreos no Brasil se mantêm muito acima da preconizada pela Organização Mundial da Saúde – OMS. Para que os índices melhorem, todos os envolvidos precisam de informação, conscientização e planejamento de ações.

Cumprindo seu papel neste cenário, a Unimed Fesp criou, através do Escritório de Valor em Saúde, o programa de Incentivo ao Parto Adequado, que preconiza a realização do tipo de parto mais adequado e seguro para o binômio gestante/bebê.

Com este objetivo, oferecemos incentivo aos parceiros que apresentam melhora nos índices de qualidade e segurança do paciente no campo obstétrico. Indicadores pré-definidos acompanham as taxas, comparando-as a resultados anteriores da própria Unimed em relação às beneficiárias da Unimed Fesp. Cumpridas as metas estabelecidas, instituição e profissionais médicos recebem bonificação financeira ao final de 1 ano.

Importante ressaltar que não basta aumentar as taxas de partos vaginais realizados. Sua indicação deve ter bases clínicas sólidas e a avaliação de qualidade e segurança é constante e ampla.

Para a Unimed Fesp, o cuidado é centrado nas necessidades do paciente.

Junte-se a nós, entrando em contato pelo e-mail evs@unimedfesp.coop.br.

a.    Participantes 

Em outubro de 2019 começou a parceria entre a Unimed Franca e a Unimed Fesp, com objetivo de aumentar os índices de parto normal para as beneficiárias.

Hoje temos acordo assinado com:

•    Unimed Araçatuba
•    Unimed Franca
•    Unimed Jaboticabal
•    Unimed Limeira
•    Unimed São José dos Campos

Nosso intuito é que seja realizado o parto adequado a cada situação. A segurança da mãe e a do bebê estão sempre em primeiro lugar.