De Olho na Qualidade Assistencial

II. Segurança do Paciente


 
1. Cultura de Segurança do Paciente
       

A cultura de segurança do paciente é uma abordagem sistêmica que visa transformar a maneira como os serviços de saúde são prestados, incorporando a segurança do paciente como um valor fundamental em todas as etapas do processo de atendimento. Isso inclui desde a gestão de riscos e a identificação de eventos adversos até a promoção de uma cultura de aprendizagem contínua e a melhoria da qualidade dos cuidados prestados aos pacientes.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), segurança do paciente significa “uma estrutura de atividades organizadas que cria culturas, processos, procedimentos, comportamentos, tecnologias e ambientes na área da saúde que reduz riscos de forma consistente e sustentável, diminui a ocorrência de dano evitável, torna os erros menos prováveis e reduz o impacto do dano quando este ocorrer”. 

A Unimed Fesp reconhece a importância de sustentar a cultura de segurança como um fator fundamental para garantir a qualidade e segurança dos serviços de saúde e tem trabalhado em parceria com as Unimeds e sua rede assistencial para promovê-la. Em relação a este tema, a Unimed Fesp incentiva a:

•    Adoção de práticas seguras: estabelecer práticas seguras e padronizadas para as atividades relacionadas ao cuidado do paciente, como a higienização das mãos, a checagem da identidade do paciente e a verificação de alergias.
•    Comunicação efetiva entre os profissionais de saúde: promover uma comunicação efetiva entre os profissionais de saúde, os pacientes e seus familiares. Uma comunicação clara e transparente pode contribuir para prevenir erros e eventos adversos.
    Utilização de tecnologias seguras: uso de sistemas e ferramentas tecnológicas que possuem características que minimizam riscos e previnem a ocorrência de eventos adversos, tais como: prescrição eletrônica e registros eletrônicos de saúde.
•    Promoção de um ambiente de trabalho seguro e colaborativo: isso envolve a criação de um ambiente de trabalho onde os profissionais de saúde se sintam seguros para compartilhar informações, expressar preocupações e relatar erros, sem medo de retaliação, além de comunicação efetiva, trabalho em equipe, gerenciamento de conflitos e apoio emocional.

Segurança do paciente: dissemine esta cultura!

Acesse nosso e-book clicando no link abaixo e confira as dicas de segurança do paciente.

2. Núcleo de Segurança do Paciente - Unimed Fesp
       
O Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Unimed Fesp tem como objetivo promover e coordenar ações voltadas para garantir a prestação de serviços qualificados e seguros para os pacientes. Esse Núcleo é composto por equipe multiprofissional.

As suas principais atividades incluem:

•    Expandir a cultura de segurança do paciente, disseminando conhecimento e disponibilizando ferramentas que auxiliem na análise e na avaliação de riscos e eventos adversos, no planejamento e na implantação de protocolos e diretrizes para melhoria constante.
•    Estimular utilização efetiva de dados e avaliação do desempenho dos processos.
•    Prover educação continuada para identificação e registro de eventos adversos, em parceria com os prestadores de serviços de saúde.

Possíveis eventos adversos são identificados pelas equipes da Fesp e registrados em sistema específico. O NSP avalia os registros semanalmente, determinando se devem ser notificados. Em caso afirmativo, comunicado da Diretoria de Gestão Operacional é enviado a técnicos e presidentes da Unimed Executora, com solicitação de análise do ocorrido e envio de protocolos envolvidos, Plano de Segurança institucional e registro no NOTIVISA, se o evento for confirmado. Os registros se concentram especialmente na equipe de Gestão de Internados, mas o NSP vem trabalhando para envolver outras áreas, como Suprimentos Médicos e GMed, Contas médicas, Ouvidoria, Auditoria Prévia e CAEC. Campanhas internas são desenvolvidas para que esta sensibilização seja mais efetiva. 

A equipe da Fesp não trabalha sozinha para garantir segurança ao beneficiário em todo o seu percurso assistencial. Por isso, é fundamental que todos estejam engajados na promoção da segurança do paciente, desde a adoção de práticas seguras no cotidiano até a notificação de eventos adversos e a participação em treinamentos e capacitações.

Em caso de dúvida ou se necessitar de mais informações, entre em contato: seguranca.paciente@unimedfesp.coop.br. Estamos à sua disposição!

• Modelo padrão de respostas (Forms)
• Formulário de registro de eventos adversos (Forms)
3. Comitê Estadual de Segurança do Paciente
       

O Comitê Estadual de Segurança do Paciente (COESP) foi criado em maio de 2022. É um grupo de trabalho multidisciplinar formado por representantes  de grande parte das Unimeds do estado de São Paulo, com o objetivo de promover a segurança do paciente em nível estadual, tendo como principais  responsabilidades:  

•    Fomentar a assistência segura e qualificada no Estado;
•    Formular propostas relativas ao tema para o Intercâmbio Estadual;
•    Articular a integração e a troca de experiências entre profissionais da área de segurança do paciente;
•    Estimular o desenvolvimento de ações preventivas para eliminar a ocorrência de danos evitáveis nos cuidados de saúde;
•    Promover a adoção e disseminação de boas práticas baseadas em evidências científicas sólidas e em consensos entre os profissionais de saúde envolvidos.

Faça parte do COESP e contribua ativamente para a promoção da segurança do paciente na sua região! Nossas reuniões são virtuais. Inscreva-se aqui. 

Acesse aqui o conteúdo integral do Regimento Interno do Coesp.

Em caso de dúvida ou se necessitar de mais informações, entre em contato: coesp@unimedfesp.coop.br. Estamos à sua disposição!
4. Planos de Segurança do Paciente
       

A Unimed Fesp, por meio de seu time de especialistas, descreveu um conjunto de orientações básicas para facilitar a elaboração de Planos de Segurança do Paciente.

O Plano de Segurança do Paciente é um documento que aponta situações de risco e descreve as estratégias e ações definidas pelo serviço de saúde para a gestão de risco visando a prevenção e a mitigação dos incidentes, desde a admissão até a transferência, a alta ou o óbito do paciente no serviço de saúde.

Acesse aqui o conteúdo integral das nossas orientações, que são fundamentadas em diretrizes do Ministério da Saúde e em boas práticas recomendadas:

Os consultórios individualizados, laboratórios clínicos, serviços móveis e de atenção domiciliar estão dispensados de adotar estas práticas. Entretanto, a Fesp recomenda fortemente a sua adoção, visando a promoção da segurança do paciente e a melhoria da qualidade nos serviços de saúde.  

Vale ressaltar que é necessário personalizar cada Plano de Segurança do Paciente de acordo com o perfil e características, recursos disponíveis e metas específicas de cada serviço. Além disso, é essencial estar em plena consonância com os requisitos legais e contratuais vigentes.

Em caso de dúvida ou se necessitar de mais informações, entre em contato pelo e-mail coesp@unimedfesp.coop.br. Estamos à sua disposição!

5. Cartilha de Segurança do Paciente
       

A Cartilha de Segurança do Paciente da Unimed Fesp é um material educativo composto por informações sobre os principais riscos envolvidos na assistência à saúde, dicas de prevenção, orientações sobre como agir em caso de eventos adversos e como reportar esses incidentes. 

A Cartilha é uma ferramenta importante para a disseminação da cultura de segurança do paciente.

Acesse aqui o conteúdo integral da Cartilha de Segurança do Paciente:

6. Política de Segurança do Paciente
       

A Unimed Fesp mantém uma Política de Segurança do Paciente, que tem como objetivo principal estabelecer diretrizes claras e objetivas para garantir que os cuidados prestados aos pacientes sejam seguros, eficazes e de qualidade, prevenindo a ocorrência de eventos adversos.

Entre as principais diretrizes de uma Política de Segurança do Paciente, destacamos:

•    Apoiar e desenvolver a implementação de iniciativas voltadas à segurança do paciente;
•    Produzir e difundir conhecimentos sobre segurança do paciente;
•    Realizar o monitoramento dos pacientes da Fesp com a auditoria concorrente in loco e equipe de Gestão de Internados;
•    Analisar e avaliar os dados sobre incidentes e eventos adversos decorrentes da prestação do serviço de saúde. 

Leia a nossa Política de Segurança do Paciente e seja você também um agente de promoção da cultura de segurança no ambiente de trabalho.

7. Protocolos
       

A Unimed Fesp, por meio de seu time de especialistas, elaborou um conjunto de protocolos que estabelecem orientações e recomendações para ajudar a evitar erros e reduzir a ocorrência de eventos adversos, além de garantir maior confiança e segurança para os pacientes e profissionais de saúde.

Estes documentos padronizados são baseados em evidências científicas e abrangem diversas áreas da assistência à saúde, a saber: 

8. Ações institucionais / Campanhas de conscientização
       

A Unimed Fesp planeja e desenvolve diversas ações, como palestras, cursos e oficinas, para educar e informar seus parceiros sobre os riscos associados aos cuidados de saúde, bem como fornecer estratégias para prevenir eventos adversos.

O objetivo principal é promover uma mudança de comportamento ao longo do tempo e fortalecer ainda mais a cultura de segurança.

Programação anual

A programação de ações institucionais da Unimed Fesp foi elaborada levando em consideração as suas principais estratégias organizacionais frente à segurança do paciente e as necessidades e demandas específicas recebidas.

Cada tema foi cuidadosamente definido para garantir a adesão e o engajamento de todos na promoção da segurança do paciente.

Em caso de dúvida ou se necessitar de mais informações, entre em contato: evs@unimedfesp.coop.br. Estamos à sua disposição!



Observação: programação provisória e sujeita a alterações, sem aviso prévio.

Acesse aqui as algumas apresentações das ações promovidas pela Unimed Fesp:

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