Notícias

Voltar Desfrute dos sabores da Páscoa com saúde e equilíbrio

Desfrute dos sabores da Páscoa com saúde e equilíbrio

Confira as dicas para fazer escolhas que beneficiem o bem-estar durante esse período
        16 de abril, 2025



 

Páscoa é tempo de renovação e reflexão. Quando se trata de comidas saborosas, é comum ser relacionada aos deliciosos chocolates ou pratos típicos da época. É possível desfrutar desse tempo com moderação de modo que não afete o bem-estar? A nutricionista Isis Hafemann (CRN 373.574/SP), que atua na Medicina Preventiva da Unimed Guarulhos, explica algumas dicas que colaboram para que seja leve e não prejudique o bem-estar.

 A hora certa para degustar seu chocolate

 A nutricionista conta que o segredo está em fracionar o consumo do chocolate e escolher os momentos certos para consumi-lo, evitando assim os picos de glicose e aproveitando o melhor dos nutrientes. Quando for provar o doce, faça com calma saboreando o sabor e textura, tendo consciência do que está comendo.

  • Degustar como sobremesa após uma refeição completa com fibras e proteínas contribui para a regulação da liberação de insulina e ajuda a reduzir a absorção rápida do açúcar. Outra vantagem é a saciedade: por já ter se alimentado, a fome será menor e há menor risco de consumir chocolate em excesso.
  • Consumir como pré-treino também é uma boa alternativa, pois pode fornecer energia ao corpo por causa do carboidrato presente no chocolate como forma rápida de energia. Por ser antes da prática de atividades físicas, o impacto glicêmico será menor já que o açúcar será utilizado pelo organismo durante o treino.

Leia mais sobre uma Páscoa sem excessos

Coelhinho trouxe opções saudáveis

Quem disse que não existem alternativas boas à saúde quando o assunto é chocolate? Isis aconselha que as versões com 65%, 70% e 80% de cacau sejam priorizadas, já que normalmente possuem menos açúcar, gordura e maior concentração desse fruto, rico em polifenóis, compostos com potente ação antioxidante e anti-inflamatória. Mas ela reforça: cuidado com as versões diet, pois apesar de não possuírem açúcar podem ter um alto teor de gordura e calorias para manter a textura e sabor. Leia os rótulos: confira os ingredientes que estão em ordem crescente, ou seja, o primeiro é o que tem maior quantidade.    

Aqui você confere outras dicas sobre chocolate e bem-estar

Leia aqui sobre as crianças terem uma Páscoa saudável

Tradição com nutrientes

  • Além dos saborosos chocolates, há os alimentos tradicionais nessa época como os peixes: bacalhau e outros mais acessíveis como tilápia, merluza, pescada branca e cação. Segundo a profissional, são boas alternativas com texturas semelhantes à do bacalhau. Ainda há versões vegetarianas como moqueca de palmito ou banana da terra e escondidinho de cogumelos.
  • Prefira os modos de preparo que não sejam frituras como assar, grelhar ou cozinhar. Outro ponto é, no caso do bacalhau, dessalgar bem trocando a água ao longo de 24 a 48 horas para reduzir o excesso de sódio. Fique de olho na quantidade de azeite de oliva! Apesar de saudável, esse ingrediente é altamente calórico.
  • Selecione os carboidratos que acompanharão o peixe no prato e opte por um deles, por exemplo, arroz, batatas ou massas. Dos acompanhamentos, deixe de lado as frituras, molhos pesados ou temperos artificiais.
  • Beber água e manter-se hidratado ajuda no controle do apetite. Água, chás gelados sem açúcar e água de coco são boas pedidas para refrescar e hidratar.

Páscoa feliz para você e seu organismo

É possível aproveitar cada momento desse tempo com consciência, sem culpa. No lugar de medidas radicais como “Não vou comer nada”, troque por “Vou comer com consciência sem exagerar”. O mais importante: construa momentos especiais que ficarão para sempre na memória. Feliz Páscoa!

Curta nosso facebook