Viver Bem - Casos Complexos

Quer iniciar seu movimento para uma vida equilibrada?
Conheça o Programa Viver Bem - Casos Complexos!

O que é o programa?
Programa de atenção multiprofissional voltado para paciente com múltiplas patologias e suas complicações, egresso de internações clínicas prolongadas ou que utilizam com frequência o pronto atendimento, que se beneficiam de monitoramento mais próximo de sua condição de saúde.

Como funciona?
A equipe de acompanhamento é composta por médico clínico geral, enfermeiro e técnico de enfermagem, que são responsáveis pela compensação clínica, reconciliação medicamentosa e monitoramento dos pacientes após a alta, bem como coordenação do cuidado para encaminhamento a terapias multiprofissionais e a especialistas médicos.

A equipe do programa convida os pacientes hiperutilizadores do pronto atendimento ou a equipe do hospital agenda a primeira consulta do paciente complexo,
em até sete dias, a área de Medicina Preventiva da Unimed Guarulhos.

Na consulta o paciente é avaliado pela equipe de saúde quando é construído em acordo com o paciente e seu familiar um plano terapêutico singular a ser executado ao longo do período de acompanhamento. Nele é definido a frequência de avaliações médicas e de enfermagem, terapias e necessidade de especialistas e adequação medicamentosa.

O programa prevê o tempo máximo de acompanhamento de 12 meses, período suficiente para que o paciente encontre um médico assistente de sua preferência na rede assistencial para garantir a continuidade do cuidado em longo prazo.

Como participar?
Pacientes maiores de 18 anos de difícil manejo clínico, que requerem intervenção multiprofissional e coordenação do cuidado de forma ativa e longitudinal, podem participar do programa das seguintes formas:
  • Após alta hospitalar por internação clínica com agendamento inicial da consulta feita pela equipe assistencial do hospital;
  • Encaminhados formalmente por um médico da rede assistencial para compensação clínica desde que não possuam médico clínico assistente.
  • Convidados a participar do programa pela equipe do Programa Viver Bem – Casos Complexos por e-mail ou contato telefônico.

Este programa não permite auto indicação do paciente ou familiares.