Bem-vindo(a) ao Programa de Gerenciamento de Casos (PGC) da Unimed Maringá: cuidado personalizado pra quem você ama!
 
Para aqueles que enfrentam a jornada desafiadora de cuidar de entes queridos que perderam a autonomia, nossa missão é proporcionar apoio especializado que vai além da saúde física - é um compromisso com o bem-estar emocional e a qualidade de vida.

Apresentamos um programa de prevenção que não apenas oferece cuidados, mas redefine a qualidade de vida para pacientes e cuidadores. Entendemos que cada jornada é única. Nosso Programa de Gerenciamento de Casos (PGC) é adaptável às necessidades específicas de cada paciente. Acompanhamos você em cada passo para garantir resultados tangíveis.

Imagine um futuro onde a falta de prevenção resulta em hospitalizações frequentes, complicações graves e custos elevados. Não precisa ser assim. Nosso Programa é a chave para evitar essa realidade assustadora.

 
COMO PARTICIPAR?
Para ser acompanhado(a), basta possuir os seguintes requisitos:
  • Ser cliente Unimed Maringá;
  • Apresentar consequências de doenças agudas ou crônicas que ocasionaram perda da capacidade de se cuidar sozinho(a).

COMO FUNCIONA?
O acompanhamento é realizado em um período mínimo de 12 meses, podendo ser prorrogado de acordo com a necessidade do paciente, com pelo menos um atendimento a cada mês pela enfermeira coordenadora do cuidado, que irá auxiliar cuidador e familiares a gerenciar a saúde, até que se tornem aptos para realização dos cuidados necessários.

Os atendimentos são realizados por visitas domiciliares, telemonitoramento (ligação telefônica) e teleconsultas (ligação por vídeo). A equipe estará conectada com o cuidador para que o mesmo possa entrar em contato sempre que necessitar.


HORÁRIO DE FUNCIONAMENTO
O horário de atendimento da equipe é de segunda a sexta-feira, das 7h45 às 18h, exceto feriados.

BENEFÍCIOS DO PROGRAMA
  • Oferecido pela Unimed Maringá sem custo a mais no plano;
  • Equipe multiprofissional: enfermeira, nutricionista, psicóloga, farmacêutica e educador físico, todos dedicados ao bem-estar do paciente.
  • Acesso ao Centro de Atenção à Saúde (CAS) da Unimed Maringá e ao acompanhamento da sua equipe (médico da família, enfermeiros, técnico de enfermagem, especialistas como geriatra, ginecologista etc.) sem coparticipação;
  • Acompanhamento personalizado para garantir que o beneficiário e seu cuidador estejam seguindo corretamente o plano de cuidados e tratamento medicamentoso;
  • Orientações nutricionais específicas para ajudar a controlar a doença e melhorar a qualidade de vida;
  • Identificação de problemas e necessidades de saúde e realização dos melhores direcionamentos para resolvê-los;
  • O cuidador e família também terão acesso a recursos educacionais e materiais informativos para que possam estar aptos para o cuidado.

PERGUNTAS FREQUENTES

Como exatamente esse programa de gerenciamento em saúde pode ajudar?
Nosso programa é projetado para oferecer um suporte abrangente e personalizado ao cuidador e à família para garantir o controle das doenças e proporcionar mais saúde e qualidade de vida, utilizando da educação para auxiliá-los a conduzir de maneira adequada os cuidados e o plano terapêutico.

Vou ter que deixar de ser acompanhado(a) pelo meu médico?
Em hipótese nenhuma. É importante saber que trabalhamos junto com seu médico para proporcionar melhor controle das condições de saúde. Lembrando qual é o melhor momento de retornar ao médico durante o acompanhamento.

Como será a comunicação com a equipe durante o programa?
A comunicação com a equipe será realizada por meio do WhatsApp do programa. Os atendimentos serão realizados pela enfermeira e equipe multiprofissional via visita domiciliar, telemonitoramento (ligação telefônica) e teleconsulta (ligação por vídeo).
O que esse programa não oferece:
  • Os profissionais do programa não realizam procedimentos de rotina, como curativos, administração de medicamentos, dietas enterais, sondagens, aspiração de vias aéreas etc., a não ser para ensinar cuidador e familiares a executarem em domicílio. Para isso, a equipe conta com o suporte do Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), quando solicitado.
  • O programa não fornece materiais e equipamentos médico-hospitalares.
  • Não realiza liberação de guias e de procedimentos.