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O termo compliance expressa a noção de “conformidade”, de agir de acordo com regras, instruções ou comandos previamente estabelecidos.  No âmbito corporativo, compliance significa um conjunto de estruturas e procedimentos (código de conduta, canais de comunicação, comitê de conduta, programas de treinamento, processos internos e outros instrumentos) coordenados para prevenir, detectar e responder a possíveis violações de leis, regulamentos e políticas da instituição capazes de impactar o alcance de seus objetivos.

Em uma perspectiva mais simples, atuar em compliance vai além do mero cumprimento de leis e regras, representando a busca pela consolidação de uma cultura organizacional que reflita o engajamento de todos na adoção de posturas alinhadas aos princípios da Cooperativa e do Sistema Unimed, preservando os valores éticos e morais, o agir honesto, a integridade e a transparência como forma de “fazer o que é correto”, não apenas nas relações de trabalho, mas em todas as nossas atitudes.

O Programa “Unipliance” na Unimed Norte Pioneiro-PR
De acordo com o Decreto 8.420/2015, que regulamenta a Lei Anticorrupção (Lei 12.846/2013), um Programa de Integridade consiste, no âmbito de uma pessoa jurídica, no conjunto de mecanismos e procedimentos internos de integridade, auditoria e incentivo à denúncia de irregularidades e na aplicação efetiva de códigos de ética e de conduta, políticas e diretrizes com objetivo de detectar e sanar desvios, fraudes, irregularidades e atos ilícitos praticados contra a administração pública, nacional ou estrangeira.  

O Programa Unipliance da Unimed Norte Pioneiro-PR desenvolve suas ações buscando reafirmar os valores institucionais do Sistema Unimed, bem como promover a aderência às boas práticas, de acordo com os regulamentos, leis e práticas vigentes

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O Código de Conduta da Unimed Norte Pioneiro-PR é um documento formal de reforço aos valores da cooperativa. Ele orienta comportamentos respeitosos entre os colaboradores, cooperados e públicos de relacionamento.
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Nossas políticas documentam ações, comportamentos e procedimentos que precisam ser seguidos dentro da cooperativa. Elas refletem o propósito e os objetivos da Unimed Norte Pioneiro - PR e estabelecem o que deve ser feito para alcançá-los.
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O Canal de Denúncias é um instrumento para detecção de eventuais irregularidades, tais como: falhas de controle, fraudes internas e externas, atos ilícitos e descumprimento a princípios éticos e políticas internas.