Espaço Bem Te Ver

O Espaço Bem Te Ver é um serviço próprio da Unimed Ribeirão Preto, voltado ao cuidado integral de crianças diagnosticadas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A unidade dispõe de uma infraestrutura moderna e funcional, planejada para favorecer o desenvolvimento das potencialidades de cada criança.

A equipe multidisciplinar atua de forma integrada, utilizando a ciência ABA – Análise do Comportamento Aplicada – como base para a construção de planos terapêuticos individualizados. Cada intervenção é cuidadosamente planejada a partir de uma avaliação inicial, respeitando os objetivos específicos e os marcos do desenvolvimento infantil.


     
Endereço:

Rua Professor Corrêa Leite, no 55 - Ribeirão Preto - SP
Veja o Mapa


        
Horário de Funcionamento:

Segunda a Sexta-feira das 7h às 19h


Estrutura
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  • 780,59m2 de área construída;
  • 6 salas de atendimento;
  • 2 salas de integração sensorial;
  • 2 salas de acolhimento;
  • 1 sala de atividades de vivências;
  • 1 minicozinha;
  • 1 sala da avaliação;
  • Playground;
  • Ampla área externa;
  • Sala de espera;
  • Recepção.

Critérios para atendimento
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Para iniciar o acompanhamento no Espaço Bem Te Ver, é necessário apresentar um encaminhamento médico e passar por uma avaliação realizada por uma equipe multiprofissional especializada, que analisa cuidadosamente suas necessidades e características de desenvolvimento. Essa etapa é essencial para identificar o modelo terapêutico mais adequado e construir um plano de cuidado individualizado.

Como funciona o diagnóstico?
 

O diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) é clínico e deve ser realizado por um(a) profissional médico(a). Ele se baseia na observação de comportamentos, no desenvolvimento da criança e em relatos das pessoas que convivem com ela no dia a dia.

É importante destacar que o diagnóstico nem sempre é imediato — em muitos casos, ele pode levar meses ou até mais de um ano para ser concluído com segurança. Isso porque o TEA se manifesta de formas diferentes em cada indivíduo e, muitas vezes, é necessário acompanhar a criança ao longo do tempo para compreender melhor seu perfil e suas necessidades.

Mesmo antes da confirmação do diagnóstico, algumas intervenções já podem ser recomendadas, com o objetivo de estimular o desenvolvimento e favorecer a qualidade de vida da criança e da família.

​​​​​​​No Espaço Bem Te Ver, a criança passa por uma avaliação interna com nossa equipe multiprofissional, que irá orientar o melhor plano de cuidado, sempre com foco na abordagem mais adequada para cada caso.

Classificação
 

Nem todas as crianças com TEA têm as mesmas necessidades, e é por isso que o DSM-5 (Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5a edição) propõe uma forma de classificar o transtorno com base na quantidade de apoio necessária no dia a dia.

Essa classificação está dividida em três níveis de suporte – leve, moderado e intenso –, levando em consideração aspectos como a comunicação social e os comportamentos restritos e repetitivos.

A ideia não é rotular, mas sim compreender melhor o perfil funcional de cada criança, para que se possa oferecer o cuidado mais adequado às suas necessidades específicas.
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  • Nível 1 – Ajuda pontual: Quando a criança se comunica e interage com alguma independência, mas precisa de apoio em situações mais exigentes, como mudanças ou ambientes sociais.
  • Nível 2 – Ajuda regular: A criança encontra dificuldades mais marcantes no convívio e precisa de suporte constante para se adaptar às rotinas e desenvolver novas habilidades.
  • Nível 3 – Ajuda intensiva: Aqui, o suporte precisa ser contínuo e estruturado. A comunicação e a autonomia são bastante comprometidas, exigindo atenção especializada em diferentes contextos.
Essa definição é feita por profissionais qualificados e pode ser revisada com o tempo, conforme a resposta às intervenções.

Ciência norteadoras das intervenções

Análise do Comportamento Aplicada (ABA)

No Espaço Bem Te Ver, a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) é utilizada como principal abordagem terapêutica. Essa ciência é reconhecida por sua eficácia no desenvolvimento de crianças com TEA, especialmente na primeira infância.

A ABA busca estimular comportamentos positivos e funcionais, reduzir condutas que dificultam a aprendizagem e promover o desenvolvimento de habilidades sociais, de comunicação e de autonomia. Cada plano terapêutico é individualizado, com metas personalizadas e acompanhamento contínuo da evolução da criança.