Ano Base 2023 - 2022

ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO DA SAÚDE SUPLEMENTAR - IDSS 2023 (ANO-BASE 2022)

 

O que é o IDSS?

Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS)

Um panorama completo sobre o desempenho de todas as operadoras do país.

O IDSS é um índice composto por um conjunto de indicadores agrupados em quatro dimensões e é calculado com base nos dados extraídos dos sistemas de informações da ANS  ou coletados nos sistemas nacionais de informação em saúde.

Feita todos os anos em âmbito nacional, a avaliação que gera como resultado o IDSS (Índice de Desempenho da Saúde Suplementar) conta com 32 indicadores, divididos em 4 grandes dimensões: Qualidade em Atenção à Saúde, Garantia de Acesso, Sustentabilidade de Mercado e, por fim, Gestão de Processos e Regulação. A nota de cada um desses indicadores varia entre 0,0000 a 1,0000.

O IDSS permite a comparação entre operadoras, estimulando a disseminação de informações de forma transparente e a redução da assimetria de informação, falha de mercado que compromete a capacidade do consumidor de fazer suas escolhas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde e a ampliação da concorrência baseada em valor no setor.

A avaliação é retroativa, ou seja, em 2023 são publicados os índices obtidos pela avaliação feita no ano anterior (ano-base: 2022).


IDSS da operadora 2023 (ano-base 2022) 
 

                    
Empty heading



1) IDQS - QUALIDADE EM ATENÇÃO À SAÚDE

Avaliação do conjunto de ações em saúde que contribuem para o atendimento das necessidades de saúde dos
beneficiários, com ênfase nas ações de promoção, prevenção e assistência à saúde prestada.


Empty heading
        
 
                                                                            2) IDGA - GARANTIA DE ACESSO

Condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores.



                                                              3) IDSM - SUSTENTABILIDADE NO MERCADO

Monitoramento da sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro,
passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.



4) IDGR - GESTÃO DE PROCESSOS E REGULAÇÃO

Entre outros indicadores, essa dimensão afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS.



Faixas de notas de avaliação:

 

Para mais informações, acesse: https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans