Notícias

Voltar Congresso de Pediatria propicia atualização sobre temas relevantes

Congresso de Pediatria propicia atualização sobre temas relevantes

Para aprimorar o Jeito de Cuidar Unimed, a Unimed Santos apoiou a realização do congresso, que reuniu grandes nomes da especialidade. Claudino Guerra Zenaide, presidente da Cooperativa, participou da abertura.
        24 de julho, 2023
Unimed Santos apoia realização de congresso de pediatria.
 

O debate e o compartilhamento de experiências sobre medicina regenerativa, transtornos do desenvolvimento, vacinas, antibióticos e outros temas expressivos fizeram parte da dinâmica do II Congresso de Pediatria da Baixada Santista (17/06, na APM Santos).

Com palestrantes de renome, o evento reuniu 100 pediatras, que preencheram todas as vagas disponíveis. A realização foi uma iniciativa da Sociedade Regional de Pediatria da Baixada Santista, com o apoio da Unimed Santos.




O médico Claudino Guerra Zenaide, presidente da operadora de saúde, participou da abertura do congresso e destacou a importância do esforço de atualização profissional. “É uma exigência da medicina de qualidade e um valor que preconizamos”, opina.

A responsável pelo Pronto Atendimento Pediátrico da Unimed Santos, médica Heloíza Torres Ventura, foi uma das coordenadoras do II Congresso. Para ela, o encontro alcançou o resultado almejado, de colocar em pauta temas relevantes da pediatria.

“Novos conhecimentos, atitudes e práticas são fundamentais. Tivemos acesso a um rico conteúdo, desde o nascimento até os transtornos psiquiátricos e do desenvolvimento, que se tornam mais comuns a cada dia”, destaca Heloíza Ventura, frisando outro ponto: “A oportunidade ímpar de rever colegas e nos confraternizarmos”.

PROGRAMAÇÃO

Os organizadores priorizaram temas que exigem reciclagem permanente, com a expertise de grandes nomes da pediatria.
O professor doutor Erasmo Casella trouxe para o debate atualizações sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), desde o diagnóstico até o tratamento. Casella é chefe da Unidade de Neuropediatria do Instituto da Criança, da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), e coordena o Ambulatório de Distúrbios de Aprendizagem e TEA da mesma organização.

O professor doutor Fernando Asbahr apresentou outra preocupação atual: os transtornos de ansiedade na infância, responsáveis por reflexos na aprendizagem e no estabelecimento de relações sociais. Asbahr é médico psiquiatra da Infância e Adolescência, com título de PhD pela Universidade de São Paulo e pelo National Institute of Mental Health, dos Estados Unidos.
Também contribuíram com palestras e debates as seguintes autoridades médicas: Dr. Matias Epifanio, especialista em Gastroenterologia Pediátrica e Nutrólogo Infantil; Dra. Noelle Miotto, infectologista e doutorada em Clínica Médica; Dra. Maria Faria Rodrigues, especialista em Pediatria e Adolescência e Mestre em Medicina pela Universidade do Porto, e Dra. Daniela Franco Bueno, cirurgiã-dentista, Mestre em Patologia Bucal e Doutora em Genética Humana.

Não há configuração de filtros.