Notícias

Voltar Cooperativa conscientiza sobre ergonomia e doenças ocupacionais

Cooperativa conscientiza sobre ergonomia e doenças ocupacionais

A Unimed Santos está atenta e comprometida com a garantia de um ambiente de trabalho ergonomicamente adequado. Exemplo dessa diretriz é o treinamento para conscientizar os colaboradores sobre boas práticas no ambiente corporativo.
        25 de julho, 2023
Cooperativa atua para criar ambiente corporativo saudável.

A Unimed Santos está atenta e comprometida em garantir um ambiente de trabalho ergonomicamente adequado. Exemplo dessa diretriz é o treinamento que está sendo oferecido a todos os colaboradores, com o objetivo de conscientizá-los sobre ergonomia e a relevância da aplicação de boas práticas no dia a dia de trabalho. 

Uma equipe do setor de Segurança do Trabalho está percorrendo todas as sedes para orientar os colaboradores, com base nas diretrizes da NR-17. A norma regulamentadora, editada pelo Ministério do Trabalho e Emprego, trata de parâmetros que norteiam as relações entre o homem e o local de trabalho, de modo a criar um ambiente seguro e saudável.


“A ergonomia eficiente contribui para a saúde física e mental do trabalhador. Traz conforto, previne doenças ocupacionais, aumenta a produtividade e reduz as ausências ao trabalho. Todos ganham”, destaca Claudino Guerra Zenaide, presidente da Unimed Santos. 




CONSCIENTIZAÇÃO 

No treinamento, os colaborados são levados a compreender que a maneira como trabalham, as posturas adotadas e o uso correto de equipamentos e mobiliários podem influenciar no bem-estar físico e mental. 
As posturas inadequadas são um ponto de alerta, porque as lesões prejudicam o desempenho no trabalho e até mesmo a vida social, segundo enfatizou Victoria Torres dos Anjos, integrante da equipe de Segurança do Trabalho.
“Devemos estar sempre nos policiando”, frisou.



Para evitar lesões ergonômicas, a Unimed Santos oferece aos trabalhadores diversos itens, entre os quais: mouse pad, para prevenir dores nas regiões do pulso, palma da mão e ombro; apoio para os pés, para ajudar a corrigir a postura e evitar má circulação sanguínea; suporte para monitor, para otimizar a postura da coluna e do pescoço; e apoio para o teclado, que corrige a angulação de braços e punhos.


PREVENÇÃO

Ao final do treinamento, os participantes são orientados para realizar exercícios de ginástica laboral. Os exemplos oferecidos, de rotação dos punhos e de alongamento das mãos e dos punhos, embora pareçam simples, são capazes de prevenir rigidez, dor e lesões nas articulações de dedos e punhos.


“Queremos que nossos colaboradores compreendam que a maneira como trabalham, as posturas adotadas e o uso correto de equipamentos e mobiliários têm relação direta com a sua saúde, o seu bom humor e o desempenho profissional”, reforça o gerente executivo de Controladoria e Recursos Humanos, Cláudio Cavicchiolli. 

“Atitudes simples como essas são capazes de melhorar a qualidade de vida do colaborador, e ainda criar um ambiente de trabalho mais saudável”, conclui Cavicchiolli.
 
Não há configuração de filtros.