Notícias

Voltar Cooperativa renova patrocínio à Pinacoteca e incentiva cultura

Cooperativa renova patrocínio à Pinacoteca e incentiva cultura

A Unimed Santos é firme e engajada no cumprimento do sétimo princípio cooperativista, que envolve o apoio a projetos e causas de interesse coletivo. O patrocínio à Pinacoteca Benedicto Calixto faz parte do compromisso com a comunidade.
        04 de agosto, 2023
Em retribuição à comunidade, Unimed apoia a cultura.

Quando se trata de incentivar a produção artística e cultural, a Unimed Santos está presente e cumpre o sétimo princípio cooperativista, que trata da ação responsável e do compromisso com a comunidade.
Exemplo dessa postura é que a Cooperativa renovou o patrocínio à Pinacoteca Benedicto Calixto, contribuindo para manter as atividades da instituição, que leva arte e cultura para diferentes públicos, gratuitamente. 


  


Cerca de quatro mil pessoas, por mês, participam de cursos, palestras, exposições, apresentações teatrais e saraus, entre outras realizações, sem cobrança de ingresso. A instituição é reconhecida como sendo de utilidade pública, nos âmbitos municipal, estadual e federal.

    


A logomarca da Unimed Santos está exposta na placa que identifica o museu, à frente das instalações. Internamente, a marca se destaca em banner localizado no principal acesso. Todos os materiais de divulgação produzidos pela Pinacoteca exibem a logomarca da Unimed Santos. A parceria se mantém há cinco anos.

“Cumprir o sétimo princípio é uma maneira de reforçar a identidade e a essência da nossa Cooperativa, enquanto organização social voltada para o benefício mútuo e o bem-estar coletivo. A prática diferencia a Unimed Santos e evidencia seu comprometimento com a comunidade”, destaca Claudino Guerra Zenaide, presidente da Unimed Santos.

REPRESENTATIVIDADE

A Pinacoteca Benedito Calixto está instalada em majestoso casarão branco, tombado pelo serviço do patrimônio histórico e cultural da cidade, por sua representatividade arquitetônica. Construído em 1920, é reconhecido como o último dos casarões da época áurea do café no município e um dos poucos remanescentes na orla da praia, onde os arranha-céus se multiplicaram. 

A Pinacoteca guarda documentos históricos, objetos pessoais e mais de 60 obras do pintor Benedicto Calixto, considerado um dos maiores expoentes da pintura brasileira do início do século XX. Em 1881, Calixto passou a residir em Santos, e a cidade foi inspiração para várias de suas telas. 
A instituição também possui obras de outros artistas plásticos, biblioteca com mais de 2.300 volumes e centenas de catálogos de exposições e revistas especializadas, à disposição do público. 

“A Unimed orgulha-se dessa parceria. É o espaço cultural mais glamoroso de Santos”, afirma Ivan Akaoui Vianna, diretor de Mercado da Unimed Santos.  “Desejamos, em união com a Pinacoteca, oferecer arte, cultura e história para santistas e visitantes”. 



   

 
Não há configuração de filtros.