Notícias

Voltar Na Unimed Santos, ação de inclusão torna diferenciado o Dia dos Pais

Na Unimed Santos, ação de inclusão torna diferenciado o Dia dos Pais

A celebração do Dia dos Pais na Unimed Santos teve o recorte da inclusão: os pais com deficiência visual receberam cartão comemorativo escrito em Braille, acompanhando brinde personalizado: mochila verde, com a logomarca da Cooperativa e a inscrição “Jeito de Cuidar Unimed”.
        23 de agosto, 2022
Todos os pais da Cooperativa foram homenageados com a entrega do cartão e do presente, mas desta vez a atenção diferenciada para com os deficientes visuais repercutiu de maneira positiva.

PraCegoVer: Cartão decorativo da Unimed Santos, nas cores creme e verde contendo seis fotos dos pais deficientes visuais e colaboradores da Unimed Santos, recebendo seus presentes e cartões.


Eles são quatro, trabalham em diferentes sedes e concordaram: a surpresa foi emocionante.
“Para você que é pai, amigo, apoio, porto seguro de todas as horas, feliz Dia dos Pais”, dizia e mensagem. “Foi sensacional, fiquei surpreso. É uma forma de valorização do funcionário”, resumiu Thiago Santos de Oliveira, assistente de Relacionamento com o Cooperado, colaborador da Unimed Santos há 12 anos. Pai de um casal, de 12 e 9 anos de idade, Thiago leu o cartão a pedido dos colegas e se emocionou. Levou a mensagem para casa e guardou como um troféu.
Ezido José dos Santos, assistente da Central de Atendimento, também se emocionou e emocionou os colegas ao tatear o cartão e, como num passe de mágica, fazer a leitura. “Todos ficaram em volta de mim, querendo saber como era. Tive que ler em voz alta. Foi muito bom, fiquei contente e emocionado ao mesmo tempo”, revela. Há nove anos na Unimed e pai de um menino de 05 anos, Ezido afirma que se sentiu reconhecido e valorizado como a mensagem especial e o brinde.
“Estava fácil de ler, sem abreviaturas”, afirma o telefonista Marco Antônio Miranda Neri, que atua na Central de Agendamento do Centro Médico. Ele perdeu a visão quando bebê, “praticamente de nascença”, afirma. A data de ingresso na Unimed Santos ele não esquece. “Foi meu presente em 2013. Faço aniversário no dia 17 de setembro e entrei na Unimed no dia 19”, recorda, agradecido. Pai de um rapaz de 28 anos, Marco compartilhou com a esposa, também deficiente visual, a alegria de poder ler o cartão.

O telefonista João Batista Guimarães, do Pronto Atendimento Unimed em Praia Grande, expressou surpresa ao segurar o cartão e perceber os símbolos em relevo, que caracterizam a escrita no alfabeto Braille. “Eu me senti independente, porque não precisei que ninguém lesse a mensagem para mim. Foi bem legal”, resumiu. Na Unimed Santos há 12 anos, João Batista é pai de duas jovens, de 22 e 23 anos de idade. Satisfeito, também levou o cartão para mostrar à família.

INICIATIVA
A ideia de criar os cartões no sistema Braille de escrita e leitura foi da analista de Recursos Humanos, Thais Cristina Ribeiro. “Faz parte da proposta de sensibilização que estamos tendo o cuidado de ampliar”, pontua Thais. A iniciativa teve o imediato apoio do gerente executivo de Controladoria e RH, Claudio Cavicchiolli, e da gestora de RH, Maristela Reselane.
Para a produção, Thais recorreu ao Centro Especializado em Deficiência Visual Lar da Moças Cegas, organização não-governamental com 79 anos de história, e parceira da Unimed Santos na comercialização de planos de saúde. Prontamente a demanda foi atendida, e o resultado foi a celebração do Dia dos Pais com viés politicamente correto.


PraCegoVer: Mosaico de fotos de todos os pais colaboradores da Unimed Santos, recebendo seus presentes e cartões.


PARA TODOS
A ação de presentear os colaboradores que são pais faz parte da proposta da gerência de Recursos Humanos de valorização e engajamento das equipes. A estratégia repercute de forma positiva no clima organizacional, e contribui para ampliar o envolvimento dos colaboradores com os objetivos da organização.
 
Não há configuração de filtros.