Notícias

Voltar Unimed Santos amplia e aperfeiçoa atendimento ao espectro autista

Unimed Santos amplia e aperfeiçoa atendimento ao espectro autista

A Unimed Santos oferece novo espaço para tratamento do transtorno do espectro autista (TEA), evolução que vem acompanhada da introdução de novidades terapêuticas.
        15 de fevereiro, 2022

O MultiTEA, nome que batiza o serviço especializado, passa a funcionar em prédio exclusivo, de cinco andares, em local estratégico, de fácil acesso: Avenida Ana Costa, 99, Vila Mathias.

A equipe multiprofissional foi reforçada e agora é integrada por 54 especialistas, nas seguintes áreas: neurologia infantil, psiquiatria, fonoaudiologia, psicologia, terapia ocupacional, psicopedagogia e educação física. A coordenação é da psiquiatra Mailu Enokibara.

Todos os profissionais aplicam protocolos específicos da ciência ABA (do inglês, Applied Behavior Analysis), traduzida como Análise do Comportamento Aplicada. A ABA é reconhecida pela comunidade científica como a intervenção mais efetiva no tratamento de pacientes com TEA.

 

 

SOLUÇÕES

O novo MultiTEA dispõe de 56 salas para o desenvolvimento das terapêuticas, dotadas de materiais nas especialidades oferecidas, além de brinquedos educativos e equipamentos de integração sensorial.

Entre novas soluções que aperfeiçoam o tratamento proporcionado, estão recursos de musicoterapia, práticas desportivas, avaliação psicopedagógica do desempenho escolar e acompanhamento terapêutico no lar.

Para planejar a intervenção, a avaliação realizada pela equipe do MultiTEA abrange as atividades e o comportamento da criança em todos os ambientes e situações, incluindo casa e escola.

A avaliação é contínua e há uma reavaliação ampla, realizada pelo médico e equipe multidisciplinar, para ajuste dos planos terapêuticos, a cada seis meses.

As novidades no novo MulTEA inclui formação de grupos terapêuticos para adolescentes, com acompanhamento psicológico. Em terapia ocupacional, o treinamento para atividades da vida ganhará o reforço de oficinas diversas, incluindo artesanato, pintura, culinária e expressão corporal.

 

         
 

LUDICIDADE

Com dois mil metros quadrados de área física, o novo MultiTEA busca ser acolhedor desde a fachada, que exibe a fita do quebra-cabeça do autismo, formada por figuras geométricas coloridas.

O padrão do quebra-cabeça representa a complexidade do espectro, e as cores traduzem a diversidade. O processo de juntar as peças remete, ainda, ao conceito de que cada pessoa é única e tem a sua própria maneira de se encaixar.

Internamente, para uma experiência agradável e imaginativa, o MultiTEA oferece ambientação lúdica: ambientes marinho, circense, jurássico e do reino animal acolhem os atendidos de forma divertida e estimulante, promovendo bem-estar, humanização e conforto.

 

PIONEIRISMO

Na comparação com a saúde suplementar, a Unimed Santos foi pioneira no oferecimento de uma unidade exclusiva para tratamento do espectro autista.

A primeira unidade foi inaugurada em novembro de 2018. A crescente demanda e o objetivo de ampliar as terapêuticas levaram à criação do novo espaço.

 

O TEA

O TEA envolve variedade de condições e graus diferentes de severidade, geralmente manifestando comprometimentos que abrangem a comunicação, a linguagem e a inserção social.

Identificado como distúrbio do neurodesenvolvimento, pode abranger comportamentos repetitivos e restrito repertório de interesses.

 

PREVALÊNCIA

Uma em cada 44 crianças é diagnosticada com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), segundo relatório do Centro de Controle de Doenças e Prevenção, dos Estados Unidos, ou CDC, na sigla em inglês. O documento foi publicado em dezembro de 2021.

O estudo trabalha com dados de 2018 e representa aumento de 22% em relação ao documento anterior, divulgado em 2020, apontava um caso em cada 54 crianças.

Na transposição para o Brasil, levando em conta a prevalência de 2,3% da população com diagnóstico de TEA, teríamos 4,84 milhões de autistas no País. Não há estudos nacionais. 

 

 


 

“Nosso objetivo é oferecer soluções de excelência e o novo MultiTEA reflete esse compromisso”.

Dr. Claudino Guerra Zenaide, diretor-presidente da Unimed Santos.

 



“Nossa filosofia de trabalho envolve a promoção da saúde, com transparência, cuidados personalizados, acolhimento familiar e promoção da inclusão social”.

 Dra. Mailu Enokibara, psiquiatra, coordenadora do MultiTEA

Não há configuração de filtros.