Núcleos

Núcleos

Núcleo de Investimentos - Tem como objetivo analisar e formular propostas de investimentos, sempre visando os princípios de melhoria dos resultados, segurança, transparência e rentabilidade da carteira de investimentos da Federação em consonância com as legislações da ANS e com a Política de Investimentos da Unimed Fesp. O Núcleo se reúne, ordinariamente, a cada 60 dias e, extraordinariamente, sempre que necessário, mediante convocação da Diretoria Executiva. É composto pelos seguintes membros: a) Diretoria da Presidência; b) Diretoria Financeira; c) Diretoria Superintendente; d) demais diretorias executivas; e) Superintendente Executivo; f) Gerência de Governança e Riscos e Compliance (GRC); e suporte da Gerência Financeira. Apenas os diretores executivos da Unimed Fesp têm direito a voto.

Núcleo de Assuntos Estratégicos (NAE) - Órgão de assessoramento da Fesp que busca executar ações de assessoria estratégica nas áreas política partidária, política institucional, mercado e relacionamento corporativo. Reúne-se por demanda e é composto por, no mínimo, 12 membros, apontados por meio de seis membros denominados coordenadores regionais, especificamente indicados pelo presidente de cada uma das Federações Intrafederativas. A Intrafederativa que desejar pode, a qualquer tempo, substituir seus coordenadores conforme seus interesses. O coordenador estadual do NAE é escolhido pela Diretoria da Fesp, levando-se em conta a sua experiência e atuação nas áreas específicas de ação do Núcleo. O mandato do coordenador estadual deverá coincidir com o mandato da Diretoria da Fesp.

Núcleo de Ética - Tem como objetivo assegurar a efetividade do Código de Conduta da Unimed Fesp. Cabe ao Núcleo a apuração, avaliação, deliberação e indicação de recomendações para a tomada de decisões pelo Conselho de Administração, quando necessário, e à Diretoria Executiva da Fesp, sobre assuntos relacionados ao cumprimento das disposições contidas no referido Código. Ele se reúne, ordinariamente, a cada três meses, de acordo com o calendário emitido pelo coordenador e, extraordinariamente, quando for necessário ou por solicitação de qualquer dos membros do Núcleo. O Núcleo tem caráter permanente e é composto por, no mínimo, seis, e no máximo 14 membros, devendo obrigatoriamente haver, no mínimo, três e, no máximo, seis membros da Diretoria Executiva, um superintendente Executivo, dois representantes da área Jurídica com cargo de gestão, um representante da área de Gestão de Pessoas com cargo de gestão e o Grupo de Trabalho do Canal de Ética, composto por dois analistas de Compliance, um auditor interno e um gestor da área de GRC e Auditoria Interna, sendo que um deles será o coordenador do Núcleo, com mandato de dois anos, permitida a reeleição.

Núcleo de Licitação - O objetivo é recomendar o direcionamento estratégico relativo à participação do processo licitatório de algum órgão público. O Núcleo se reúne, ordinariamente, a cada edital publicado e que a Unimed Fesp tenha interesse mercadológico e a convocação só é feita após alinhamento pela área Comercial, garantindo que se trata de um público com perfil Fesp, de acordo com a normativa 13 da regra de comercialização da Unimed do Brasil, e sendo de interesse comercial da Fesp a participação no mesmo. Ele é composto pelos técnicos envolvidos em todas as áreas da Federação que são impactados pelo processo licitatório de um novo contrato.

Núcleo de Sinistro - Atua na busca da promoção e discussão de assuntos estratégicos que possam influenciar nos resultados financeiros da operadora junto às contratantes, em momentos próximos à renovação contratual. Tem o objetivo de contribuir para o alcance e/ou manutenção do resultado da Fesp, analisar contratos de licitação que indicam seu resultado financeiro e data base para o reajuste, analisar a tendência de impacto financeiro, para manifestação de interesse ou não em renovação, definir antecipadamente as bases mínimas de reajuste a serem praticadas com os clientes que indiquem algum tipo de impacto/cenário crítico na renovação do contrato e analisar e deliberar ações corretivas para aplicação às contratantes condicionadas à proposta de reajuste. O Núcleo é composto pelos técnicos envolvidos em todas as áreas da Fesp que são impactados pelo processo de renovação de um contrato. Reúne-se, ordinariamente, uma vez ao mês, com a antecedência de 45 dias do aniversário de celebração dos contratos.

Núcleo de Privacidade – Busca a garantia da comunicação do programa de privacidade, discussão e tomada de decisões sobre atividades de tratamento que envolvem riscos classificados como altos, levantados através de Relatórios de Impacto à Proteção de Dados Pessoais. Caso o risco seja considerado muito alto, a decisão será levada à alta administração. O Núcleo é composto pelo Diretor Presidente, diretor responsável pela área de TI, Superintendência Executiva e o Grupo de Encarregados, que é indicado pela Diretoria Executiva e se reúne, ordinariamente, no mínimo quatro vezes ao ano ou, extraordinariamente, sempre que necessário, por solicitação do coordenador ou de qualquer de seus membros. O Grupo de Encarregados é uma equipe multidisciplinar composta pelas áreas de Estratégia e Performance, Gestão de Pessoas, Governança, Jurídico, TI, todos devidamente nomeados pela Diretoria Executiva, que se reúne mensalmente. O mandato é por tempo indeterminado.

Núcleo de Precificação e Reajuste - Tem como objetivo encontrar o equilíbrio de lucratividade dos contratos de planos de saúde da Unimed Fesp e se reúne, ordinariamente, mensalmente. Composto pela Diretoria da Fesp, Superintendências Atuarial, Mercado, Jurídica, Operacional e Financeira, com quórum mínimo de três diretores e presença obrigatória das diretorias de Mercado e Financeira. O mandato segue a vigência de cada gestão da Diretoria Executiva.

Núcleo de Sustentabilidade - Tem o próposito de atuar em conjunto na organização das informações dentro da Unimed Fesp em relação aos três pilares do ESG (Ambiental, Social e Governança), identificar oportunidades de melhoria, organizar informações para o desenvolvimento de relatório de Gestão e Sustentabilidade, além de sugerir a implantação de metas de ESG alinhadas ao propósito da Unimed Fesp.