Notícias

Voltar Mês da mulher: viva sua melhor fase!

Mês da mulher: viva sua melhor fase!

O dia da mulher traz diversas reflexões, inclusive sobre as fases da saúde feminina e como lidar com elas
        04 de março, 2024


Ao falar de saúde da mulher, damos atenção às mudanças do corpo, que passam pela fase da puberdade (aumento do volume das mamas, crescimento de pelos pubianos, primeira menstruação), gestação e menopausa (fim da menstruação). Mas, esse assunto também inclui desafios importantes como os cânceres que mais afetam as mulheres (saiba mais aqui), saúde mental, entre outras questões como a pele e cabelo.

Saiba mais sobre saúde da mulher em cada etapa da vida
Hoje o foco é falar de envelhecimento.  Algumas mulheres podem temer a chegada desse episódio e outras levarem de modo tranquilo. Seja como for, mudanças são inevitáveis e, para ajudar nesse olhar sobre a saúde, os pontos abaixo são um convite à reflexão de como tem sido esse cuidado. A autocobrança e, muitas vezes, culpa, podem afetar a autoestima e confiança em si mesma. Confira.

1-Comparação 
A comparação com outras mulheres, outros corpos e até outras realidades pode afetar a autoimagem. As redes sociais acabam contribuindo para que isso ocorra, afinal, o que é publicado trata-se apenas de um recorte da vida, em que provavelmente mostram apenas o que há de mais belo e mais interessante. Raramente alguém postará seus dias tristes ou insatisfações com seu corpo, por isso, a dica é sempre filtrar os perfis que segue, avaliando a procedência e possível influência que possa gerar em sua vida. Esse é um ponto importante para a saúde mental e cuidados em geral com a qualidade de vida, pois ao deixarmos de nos comparar, também traçamos metas reais e que sejam adequadas à nossa realidade.

2-Entender a sua fase
É normal sentir a dificuldade em aceitar os diferentes momentos. Envelhecer não é fácil, mas pode ser encarado com leveza e carinho. A dra. Francesca Perdichizzi, (CRM 145527), médica ginecologista e obstetra que atua no Espaço Cuidar da Unimed Guarulhos, explica que cada época exige diferentes adaptações e é importante ouvir o corpo, entender cada uma delas e respeitar as mudanças que possam ocorrer.

3-Quando os sinais aparecem?
Alguns sintomas, segundo a médica, podem surgir entre os 40 e 45 anos como ressecamento dos cabelos, diminuição de libido, menos elasticidade da pele, dificuldade na perda de peso e mudanças hormonais. Isso ocorre pois os hormônios estão acabando, ou seja, a mulher está próxima à falência ovariana ou menopausa. Essa transformação do corpo é externa, mas tendo os bons hábitos para a mente e corpo como aliados, pode ser da melhor forma possível.

4-Para envelhecer melhor, bons hábitos!
A dra. Perdichizzi afirma que um dos segredos no período de envelhecimento é aceitar os processos naturais da vida. Isso faz diferença para um envelhecimento mais saudável, assim como manter a rotina ginecológica e exames em dia, contar com acompanhamento profissional, realizar atividades físicas regulares e manter uma alimentação nutritiva e balanceada. Essa consciência auxiliará para que as medidas de prevenção sejam adotadas com afinco.

 5-Alma mais jovem do que nunca!
Que tal desfrutar do seu momento com uma perspectiva generosa? Afinal, tudo o que precisa para sentir-se bem com você mesma é o amor próprio, qualidade de vida e boas companhias. A #dica é investir em relacionamentos que agreguem, organizar a rotina e separar tempo para si. Se você não se priorizar, quem vai?
 Lembre-se: sua força é inspiração para futuras gerações e juntas podemos ir mais longe!
 

Curta nosso facebook