Perguntas frequentes sobre o plano

Nesta seção, disponibilizamos respostas às dúvidas mais frequentes. Ao acessar, você poderá agilizar a solução de sua dúvida. Sugerimos que antes de entrar em contato com nossos canais de atendimento, procure a informação que deseja aqui. E caso não a encontre, entre em contato com a Unimed Guarulhos. Nossa equipe está preparada para atendê-lo.

 

1. Se caso tiver dificuldade de agendar consulta médica, o que devo fazer?
Entre em contato com a nossa central de Relacionamento com cliente pelos canais Telefone: (11) 2463-8000 ou pelo 0800-770 2500 ou pelo WhatsApp (011) 9.6060-8397.

 

2. Se caso tiver dificuldade de agendar um exame ou procedimento na rede do meu plano, o que devo fazer?
Entre em contato com a nossa central de Relacionamento com cliente pelos Telefone: (11) 2463-8000 ou pelo 0800-770 2500 ou pelo WhatsApp (011) 9.6060-8397.

 

3. Qual a validade do pedido médico?
O pedido médico tem validade de 180 dias, a partir da data de emissão para clientes Unimed Guarulhos a serem atendidos em Guarulhos, e nos demais municípios de abrangência (Arujá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Santa Isabel). Quando o procedimento for realizado fora desses municípios, a validade será de 60 dias. Ainda, para pedidos de procedimentos de execução seriada, como atendimentos em fisioterapia, psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e nutricionistas, observe a data da sua autorização, pois a validade pode ser maior ou menor que os 180 dias. Lembrando que a validade dos pedidos é condicionada a elegibilidade do seu plano de saúde Unimed.

 

4. Qual a validade da senha de autorização?
As senhas têm validade de 180 dias, a partir da data de emissão para clientes Unimed Guarulhos, a serem atendidos em Guarulhos, e nos demais municípios de abrangência (Arujá, Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos e Santa Isabel). Quando o procedimento for realizado fora desses municípios, a validade será 60 dias. É importante que você se lembre que a validade dos pedidos é condicionada a elegibilidade do seu plano de saúde Unimed. 
 

 

5. Quais são os procedimentos que necessitam de senha?

- Angiografia/arteriografia

- Cateterismo

- Cintilografia

- Internações

- Litotripsia

- Quimioterapia

- Radioterapia

- Ressonância magnética de: Articulação Temporomandibular (ATM), Tórax, Artro-Ressonância, Mamas, Ossos temporais, Fluxo Liquórico, todas as ressonâncias e Angio ressonâncias com sedação, e todas as Ressonâncias para beneficiários de outra Unimed.

- Tomografia computadorizada (Dental Scan, Mandíbula, Coluna, Orbitas e todas as Angio tomografia

- Ultrassom morfológica

- Ultrassom com transluscência nucal

- Terapias

- Cirurgias eletivas

Observação: Caso haja realização no período inferior de 6 meses é necessário autorização para qualquer tipo de Ressonância e Tomografia.

 

6. Como solicitar senha para exames especiais e internação?
A solicitação pode ser feita, preferencialmente, pelo aplicativo da Unimed Guarulhos. Clique aqui e saiba mais como ter sua Unimed na palma da mão. E também pode ser feita pelo e-mail: autorizacao@unimedguarulhos.coop.br ou através do canal de WhatsApp (011) 9.6060-8397 e pessoalmente na sede administrativa da Unimed Guarulhos, localizada na Av. Paulo Faccini - nº 900 – Jardim Barbosa, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h.

Para agilizar o atendimento, o cliente deve ter em mãos:

- Pedido médico emitido por médico

- Documento pessoal (RG ou CNH)

- Número do cartão de identificação da Unimed

- Nome do prestador e/ou recurso (laboratório/hospital) onde irá realizar o procedimento

Quando solicitar a senha por e-mail, informar telefone para contato, número do cartão Unimed, local de realização e pedido médico anexo.

7. Como acompanhar pedidos de exames e procedimentos que o meu médico solicitou de maneira online ?
A solicitação médica online para exames, procedimentos e internações é a maneira mais prática e assertiva para você realizar os seus cuidados com saúde. Os seus pedidos podem ser consultados em nosso aplicativo, identificando os procedimentos prescritos que necessitem de agendamento ou preparo prévio. Você também pode acompanhar todas as suas autorizações, se já estão autorizadas para serem agendadas.

8. Como utilizar a rede credenciada fora da área de atendimento da Unimed Guarulhos?
Para contratos nacionais, os clientes Unimed Guarulhos têm atendimento em todo o território nacional por meio do intercâmbio com outras cooperativas do Sistema Unimed.

Nos casos de contratos com atendimento na cidade de São Paulo (capital), o atendimento eletivo será realizado através do intercâmbio com a Central Nacional Unimed, não sendo permitido o atendimento eletivo em outras cidades/estados. Já em casos de urgência e emergência, o atendimento será em nível nacional.

Para os planos de abrangência regional, o atendimento é apenas na área de ação da Unimed Guarulhos (Guarulhos, Arujá, Itaquaquecetuba, Santa Isabel e Ferraz de Vasconcelos).

 

9. O que é intercâmbio?
É o atendimento quando o beneficiário está fora da área de abrangência da Unimed, com a qual ele tem contrato. Existe o intercâmbio nacional (com outros estados) e regional (que acontece entre cidades no mesmo estado). Deve-se sempre verificar a cobertura contratual e abrangência do plano contratado, para possível intercâmbio.

 

10. Como faço para acessar o cartão do meu plano e dos dependentes?
O cartão do seu plano está disponível, exclusivamente, no formato digital. Baixe o aplicativo Unimed SP – Clientes, disponível em sua loja de aplicativos e vivencie uma nova experiência com nossos serviços. O cartão do seu plano também fica disponível por meio da nossa assistente virtual, Sara.

 

11. Como proceder para alteração de endereço?

Alteração de endereço Pessoa Física:

Poderá ser solicitada pelo titular do plano e ou dependentes maiores de 18 anos, na Central de Relacionamento com cliente, no telefone (11) 2463-8000 ou pelo 0800770 2500 ou pelo WhatsApp (011) 9.6060-8397 ou por e-mail: mcadastral@unimedguarulhos.coop.br munido do comprovante de endereço com CEP, em nome do mesmo ou conjugue, ou no Atendimento Presencial, situado na Av. Paulo Faccini, 900 - Jardim Barbosa - Guarulhos/SP, das 8h às 17h.

A alteração de endereço Pessoa Jurídica PME:

Poderá ser solicitada pelo responsável da empresa ou responsável e/ou do departamento pessoal, no atendimento presencial ou por e-mail: mcadastral@unimedguarulhos.coop.br munido do comprovante de endereço com CEP, em nome da empresa, ou do responsável da mesma, ou no Atendimento Presencial, que fica na Av. Paulo Faccini, 900 - Jardim Barbosa - Guarulhos/ SP, das 9h às 17h.

 

12. Como alterar dados pessoais (dados cadastrais)?
A alteração de nome, data de nascimento e estado civil só poderá ser solicitada pelo titular ou responsável do plano, que deve enviar a documentação comprobatória para o e-mail: mcadastral@unimedguarulhos.coop.br ou pelo WhatsApp (011) 9.6060-8397 informando sempre os dados para contato - nome e telefone, ou no Atendimento Presencial, que fica na Av. Paulo Faccini, 900 - Jardim Barbosa - Guarulhos/ SP, das 9h às 17h.

 

13. Como alterar a data de vencimento das mensalidades? (Somente para planos particulares)
É necessário estar em dia com sua mensalidade. Caso contrário, regularize a situação para, posteriormente, fazer a solicitação de alteração de data de vencimento. A solicitação pode ser feita pelo e-mail: mcadastral@unimedguarulhos.coop.br. ou no Atendimento Presencial, que fica na Av. Paulo Faccini, 900 - Jardim Barbosa - Guarulhos/ SP, das 9h às 17h.

No ato da alteração serão cobrados o valor da mensalidade vigente mais o pro-rata correspondente à quantidade de dias que desejar a alteração. Exemplo: sua mensalidade vence todo dia 15 e você solicita alteração para todo dia 25. A mudança gerará um pro-rata de dez dias.

 

14. Quando ocorre o reajuste das mensalidades do plano pessoa física?
No caso de planos de pessoa física, contrato individual ou familiar, o reajuste é anual, ocorrendo na data do aniversário do contrato.

O índice de reajuste é publicado anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar – ANS. Além do reajuste anual, o seu plano também pode sofrer reajustes de faixa etária, ou seja, de acordo com a tabela de faixa etária constante no seu contrato, o titular ou dependente pode sofrer o reajuste na mensalidade.

Caso o titular ou responsável pelo plano solicite alguma alteração no plano (inclusão ou exclusão de dependentes, alteração de abrangência ou acomodação, por exemplo), o valor da mensalidade também sofrerá alterações.

 

15. O plano empresarial é reajustado pelo índice da ANS?
Não. Se o seu plano for do tipo Coletivo, ou seja, se ele foi contratado por intermédio de uma pessoa jurídica (exemplo: a empresa em que você trabalha, sindicato ou associação ao qual está vinculado), os reajustes não são definidos pela ANS. Nesses casos, a Agência apenas acompanha os aumentos de preços, os quais são negociados em contrato, levando sempre em consideração a metodologia contratual de sinistralidade mais reajuste financeiro, devidamente comunicados à ANS em até 30 dias da sua efetiva aplicação. No entanto, caso o seu contrato coletivo tenha sido adaptado as regras da Resolução Normativa RN 309, ou tenha sido formalizado após 24 de outubro de 2012 data que teve início a vigência de referida resolução, e possua menos de 30 beneficiários no último reajuste, o índice aplicado deverá ser igual ao dos demais contratos com menos de 30 beneficiários da mesma operadora. Conforme as informações no link: https://www.unimedguarulhos.coop.br/Pages/reajuste-para-agrupamento-de-contratos-coletivos.aspx

 

16. Como deve ser feita a inclusão de recém-nascido no plano de saúde?
A inclusão deve ser feita até trinta dias corridos da realização do parto, para que não haja a exigência de prazos de carência e realização de entrevista qualificada para preenchimento de declaração de saúde. Até o 30º dia após o nascimento, a criança poderá ser atendida com o cartão de identificação da mãe ou do pai.

É assegurada a inscrição de filhos adotivos menores de 12 anos, nas mesmas condições de cobertura do adotante, inclusive com o aproveitamento dos períodos de carências já cumpridos, exceto para doenças preexistentes, desde que a inscrição seja efetuada no prazo de até 30 dias após a adoção e seja apresentado o termo de formalização da adoção ou do termo de guarda para fins de adoção.

Como proceder:

Para planos particulares, a inclusão poderá ser solicitada através do através do e-mail: mcadastral@unimedguarulhos.coop.br apresentando fotocópia da certidão de nascimento. Ou no atendimento presencial da Unimed Guarulhos localizada na Av. Paulo Faccini, 900 - Jardim Barbosa – Guarulhos/SP, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.

As inclusões passarão a serem cobradas a partir da data de entrega da documentação completa, seguindo o fechamento das faturas, sendo programada de acordo com o calendário de fechamento de cadastral. Ou seja, no ato da inclusão não é efetuado nenhum pagamento, porem será cobrado posteriormente, os dias proporcionais a data da inclusão e mensalidade do mês.

 

17. Como devo proceder para incluir dependentes no meu plano de saúde?
Somente o contratante ou procurador legal pode realizar a inclusão devido à necessidade de preenchimento da declaração de saúde do cliente que será incluído no plano. Para tanto, para solicitar as inclusões poderá ser através do e-mail: mcadastral@unimedguarulhos.coop.br ou pelo atendimento presencial da Unimed Guarulhos, em sua sede administrativa na Av. Paulo Faccini, nº 900 – Guarulhos – SP, no setor de Movimentação Cadastral, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A inclusão de novos dependentes do plano pessoa física ou empresarial dependerá das condições de seu contrato. Fale com a nossa equipe em caso de duvidas nos canais acima

 

18. O que é declaração de saúde?
A declaração de saúde consiste em um formulário preenchido pelo cliente ou medico (durante a entrevista qualificada) para relatar doenças pré-existentes, as quais interferem nos procedimentos de carência e cobertura.

A entrevista qualificada é uma avaliação com o médico da Unimed Guarulhos, para preenchimento da declaração de saúde. Sendo obrigatória para os seguintes cenários de inclusão:

- Para contratos Pessoa Física: todos e qualquer dependente incluso acima de 30 dias corridos do nascimento, adoção, casamento.

- Para contratos PME: todos com idade a partir de 59 anos.

 

19. O que é carência?
Carência é o prazo, a partir do início do contrato ou das novas inclusões, durante o qual os clientes titulares e dependentes não terão direito às coberturas contratadas.

 

20. O plano tem cobertura para doenças preexistentes?
Conforme legislação da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, a Unimed Guarulhos aplica um formulário denominado "Declaração de Saúde" e, sendo identificada ou constatada alguma doença/lesão preexistente, o beneficiário fica com a cobertura suspensa para procedimentos de alta complexidade, cirúrgicos e internação em UTI diretamente relacionados com doença ou lesão, por um período máximo de 24 meses contados de sua adesão ao contrato.

 As doenças preexistentes estão totalmente cobertas a partir dos 24 meses (dois anos) da vigência do contrato.

 Para os novos contratos empresariais acima de 30 vidas, não há previsão para cobertura parcial temporária.

 

21. Como agendar exames no Centro de Diagnóstico?
Para realizar agendamento on line:

Acesse o link: https://agendamento.unimedguarulhos.coop.br

Em caso de primeiro acesso faça seu cadastro pelo link: https://agendamento.unimedguarulhos.coop.br/cadastro

Para agendamento através de telefone:

Entrar em contato no número: (11) 2464-4300, de segunda a sábado, das 7h às 19h.

 

22. O que é considerado um atendimento de urgência?
É o atendimento por evento, resultante de acidente pessoal ou de complicação no processo gestacional.

Para atendimento será necessário ir até um dos hospitais credenciados para o atendimento em pronto socorro, que funciona 24h.

 

23. O que é considerado um atendimento de emergência?
É o atendimento por evento que implica no risco imediato de morte ou de lesões irreparáveis para o usuário, caracterizado em declaração do médico assistente.

Para atendimento será necessário ir até um dos hospitais credenciados para o atendimento em pronto socorro, que funciona 24h.

 

24. O que é a coparticipação?
Coparticipação é a participação financeira em todos os procedimentos realizados, a ser paga pelo cliente diretamente à Unimed, após a realização de consultas, exames, terapias, procedimentos ambulatoriais e internações.

O cliente não paga a coparticipação no ato do procedimento, a mesma é cobrada posteriormente (cerca de dois meses após a utilização, ou em até cinco anos de acordo com o código de defesa do consumidor) junto com o valor de sua mensalidade. A cobrança da coparticipação dependerá da modalidade de plano contrato, bem como os valores podem ter variação.

 

25. Para retirar a segunda via do boleto através do site, seguir as instruções abaixo:

2ª via de boleto ou fatura Pessoa Física:

Acesse o link: https://sguweb.unimedguarulhos.coop.br/sgu-web/index.php?usr=clb

IMPORTANTE: No usuário insira o código do cartão, e digite sua senha. Caso não tenha uma senha de acesso, favor clicar em Primeiro acesso.

 

26. Como faço para adquirir um plano de Saúde Unimed Guarulhos?
Para devidas orientações quanto a adesão, valores e informações sobre novos planos, orientamos a contatar o setor Comercial através dos seguintes canais: comercial@unimedguarulhos.coop.br ou no telefone: 2463-8000 opção 01 de segunda a quinta das 8h às 18h  e as sextas das 8h às 17h.

 

27. Qual a diferença entre beneficiário titular e dependente?
O beneficiário titular é responsável pelo contrato junto a operadora de Saúde através do plano pessoa física ou empresarial e por todo o grupo familiar (dependentes).

Os dependentes são aqueles que possui algum tipo de parentesco familiar com o beneficiário titular, desde que exista previsão contratual para sua inclusão, como:  filhos e cônjuge.

 

28. Como solicito meu informe de pagamento para o IR?

Cliente Pessoa Física:

O informe de rendimentos é disponibilizado de forma online em nosso Aplicativo ou por meio do nosso site da Unimed Guarulhos www.unimedguarulhos.coop.br, portal de serviços SGU WEB sendo o acesso totalmente restrito, sendo necessário no clicar no ícone Cliente PF onde será disponibilizado o portal.

Caso não possua o login, será necessário realizar o cadastro.

Com cadastro realizado basta clicar em Benefícios ícone Demonstrativo IR informando o ano relacionado a pesquisa.

Ainda, o informe de rendimento poderá ser consultado através do App Unimed Guarulhos, com acesso rápido no ícone do Demonstrativo de Imposto de Renda.

Cliente PME:

O informe de rendimentos é disponibilizado de forma online através do site da Unimed Guarulhos www.unimedguarulhos.coop.br, portal de serviços SGU WEB sendo o acesso totalmente restrito, sendo necessário no clicar no ícone Cliente PJ onde será disponibilizado o portal.

Caso não possua o login e senha será necessário solicitar a sua emissão através do e-mail pme@unimedguarulhos.coop.br.

Caso possua, basta cliclar em Faturamento e em seguida em Faturas e informar a competência a ser pesquisada, com (Ano e mês):

Exemplo: janeiro, fevereiro, março, e etc. Será disponibilizado os analíticos dos boletos pagos, com os valores individuais e de mês a mês.

 

29. Como consultar minha rede de atendimento?
A rede de atendimento é disponibilizada de forma online via Aplicativo ou por meio do site da Unimed Guarulhos www.unimedguarulhos.coop.br sendo necessário clicar no ícone Cliente PF opção Guia Médico, onde possui duas opções de pesquisa sendo:

1) Busca Rápida:  Informar o CPF ou código ou cartão Unimed Guarulhos e digitar a especialidade medica ou prestador e/ou hospital que deseja consultar.

2) Busca Avançada: Informar o CPF ou código ou cartão Unimed Guarulhos, o estado e cidade e a especialidade medica ou prestador e/ou hospital que deseja consultar.

 

30. Dicas para melhor utilização de seu plano.

- Esteja sempre com seu cartão Unimed e documento de identidade;

- Chegue ao consultório médico 20 minutos antes do horário marcado. Assim, você colabora para manter organizada a agenda do médico, que pode atender a todos os pacientes marcados, inclusive você, com mais tranquilidade;

- Sempre que precisar desmarcar a consulta, faça-o com, no mínimo, 24 horas de antecedência. Quando você desiste de uma consulta sem avisar previamente, o médico fica com o horário vago e outro cliente como você deixa de ser atendido;

- Conserve seus exames, pois eles podem ser solicitados futuramente por seu médico ou para a realização de procedimentos. Assim, você evita ter de refazê-los, sem necessidade;

- Solicite as liberações de exames/internações com antecedência, para que no dia do agendamento não ocorra nenhum problema para a realização.