Notícias

Voltar Festa junina com saúde e diversão: 5 passos para um arraiá inesquecível

Festa junina com saúde e diversão: 5 passos para um arraiá inesquecível

        02 de dezembro, 2022

A época mais saborosa e divertida do ano já começou e, com ela, as tradicionais festas juninas. São diferentes iguarias, brincadeiras, figurinos e decoração que dão o charme especial dos famosos arraiás. Confira 5 dicas para que seja inesquecível:

1-Festa junina: decoração que faz a diferença
Não é preciso gastar muito para elaborar uma decoração criativa e que dará a "cara" para a sua festa. Existem bandeirinhas que já são vendidas prontas, mas também podem ser feitas à mão com cartolinas, papeis de seda coloridos ou até sulfites. Basta desenhar com uma régua, ir cortando e depois colar em um barbante fino. Também pode contar com chapéus de palha espalhados, toalha xadrez, retalhos de tecidos coloridos e estampados. Abuse da criatividade e das cores!

2-Brincadeiras juninas: saia do convencional
Dependendo do tamanho da festa, não há espaço para as barraquinhas. Portanto, que tal montar pequenos jogos como bingo, bola na lata, argolas e até a pescaria em cima de uma mesma bancada? Se possível, invista em pequenos brindes para surpreender os convidados. A tradicional "prisão" e correio elegante são bem-vindos também.

3-Sem cair na fogueira! 
Comidas para o arraiá ser leve e gostoso. A nutricionista Julia Litz (CRN 62.079), nutricionista da equipe da Medicina Preventiva da Unimed Guarulhos, explica que os alimentos à base de milho são mais saudáveis, pois costumam ter mais quantidade de fibras e de carboidratos complexos. Ela também recomenda que as escolhas inteligentes ganhem espaço em meio aos quitutes juninos: a pipoca preparada com pouco óleo ou manteiga, milho cozido com pouca margarina, pamonha recheada com queijo branco no lugar de queijos gordurosos, optar pelas preparações assadas ou cozidas em vez de frituras, entre outras opções que favoreçam o bem-estar. Ela também indica o pinhão e amendoim, com a ressalva de que apesar de saudáveis, são calóricos e devem ser consumidos em pequenas porções.

4-Dicas para dançar na quadrilha do bem-estar             
Julia indica que embutidos como a salsicha sejam evitados. Além disso, como a mesa junina costuma ser farta, é comum que degustem todas as guloseimas de uma vez, sem nem perceber, e acabem exagerando nas quantidades. Por isso, ela lembra da importância de mastigar devagar, pois ajuda a saciar mais rápido e comer só o necessário.

5-Receita para essa festa ser boa demais, sô!
Parece até uma receita repleta de açúcares e gorduras: é mentira! Confira duas receitas para sua festa junina ser deliciosa e ainda garantir  os nutrientes no cardápio:

1-Dadinho de amendoim
Ingredientes

1 xícara (chá) de amendoim torrado

1 colher (sopa) de açúcar de coco

1 colher (sopa) de mel

1 colher (sopa) de chia
Bata todos os ingredientes no processador até ficar com consistência de farofa úmida.


Coloque um pouco da farofa na mão e aperte, se ficar uma bolinha, está pronto. Molde os dadinhos e decore com confeito de chocolate

 Milho assado
Ingredientes

6 espigas de milho

6 colheres de sopa de manteiga amolecida sem sal

Sal e pimenta a gosto

Pré-aqueça e unte uma churrasqueira ou grelha. Puxe as palhas, sem arrancar, e retire o cabelo do milho. Coloque 1 colher de manteiga em cada, tempere com sal e pimenta a gosto e feche as palhas. Embrulhe bem cada espiga em papel alumínio e asse por cerca de 30 minutos, virando de vez em quando, ou até o milho ficar macio. Sirva em seguida.

As receitas acima foram fornecidas pela nutricionista Julia Litz.
 

Curta nosso facebook