Guia Médico

Encontre um médico e outros recursos da Unimed,
sempre perto de você

Notícias da Unimed Poços

Ver todas as notícias

Voltar Cerca de 900 milhões de pessoas podem desenvolver surdez até 2050

Cerca de 900 milhões de pessoas podem desenvolver surdez até 2050

Segundo a otorrinolaringologista cooperada da Unimed Poços, Gláucia Regina Prata Caobianco, a impossibilidade ou dificuldade em ouvir pode ocorrer por diversos fatores.
        09 de novembro, 2022

Cerca de 5% da população brasileira é surda. De acordo com dados do IBGE, esse número representa 10 milhões de pessoas, sendo que 2,7 milhões não ouvem nada. A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que até 2050, cerca de 900 milhões de pessoas possam desenvolver a surdez.  

Segundo a otorrinolaringologista cooperada da Unimed Poços, Gláucia Regina Prata Caobianco, a impossibilidade ou dificuldade em ouvir pode ocorrer por diversos fatores. “A surdez pode ser provocada por infecções, doenças crônicas, diabetes, antibióticos ou por fatores genéticos, que é quando você herda dos familiares” explica a especialista.  

A surdez pode ter diferentes graus e afetar pessoas de qualquer idade. Algumas medidas de prevenção são essenciais para cuidar da audição, tais como utilizar fone de ouvido de forma segura; evitar sons altos; utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) quando houver exposição a ruído intenso e manter um estilo de vida saudável. 

A perda auditiva pode ser detectada com um simples teste auditivo. “Atualmente existem vários tipos de exames, mas talvez o mais importante deles é o de emissão otoacústica, conhecido como teste da orelhinha. Através dele conseguimos detectar precocemente a surdez congênita. É um teste simples e indolor” afirma Gláucia Caobianco. A avaliação audiológica engloba vários testes. “Um dos exames mais conhecidos e usados é a audiometria, que é feito com fones em uma cabine acústica. Mas também temos o BERA, imitanciometria, Ecog, entre outros” afirma a cooperada da Unimed Poços.  

O tratamento varia de acordo com o diagnóstico. “Várias causas de surdez têm tratamento, às vezes cirúrgicos ou com próteses. A cada dia temos novas opções” finaliza a otorrinolaringologista.  


Publicação das Notas do IDSS


Viver Bem


Nossos Canais de Atendimento

A Unimed conta com diversas opções para facilitar a comunicação entre você e a Cooperativa. Confira nossos canais
e entre em contato com a gente.