Notícias

Voltar Espaço Cultural Unimed expõe cusquenhos peruanos de Luis Cevallos Becer

Espaço Cultural Unimed expõe cusquenhos peruanos de Luis Cevallos Becer

        23 de maio, 2012

O Espaço Cultural Pier Luigi Castelfranchi da Unimed Ribeirão Preto sedia até o dia 31 de maio de 2012 a exposição de 'Escuela Cusquena', do artista peruano, Luis Cevallos Becerra, que cresceu entre arte, cores e pinturas. A pintura cusquenha é uma arte religiosa de cunho catequista, da região de Cuzco. Com a conquista de Cuzco pelos espanhóis, em 1534, inicia-se uma profunda transformação na história política do Império Inca, como também um novo capítulo em sua história da arte.

No coquetel de abertura da Exposição, os convidados que compareceram no Espaço Cultural Unimed no último dia 04 de maio tiveram o privilégio de conhecer e apreciar as belíssimas obras cusquenas do artista plástico peruano Luis Cavellos Becerra. A abertura da exposição foi feita pela curadora Odila Martineli, que ressaltou a grandeza do estilo para o cenário artístico cultural mundial e também destacou a importância da revitalização do Espaço Cultural Unimed. Em seguida, o representante da Diretoria Executiva da Unimed, o Vice-Presidente: Dr. Sylvester Janowski , fez a apresentação do artista.

Com a palavra, Luis Cavellos fez um breve resumo histórico da arte cusquena, que é uma adaptação da arte sacra européia, trazida pelos espanhóis por volta do ano de 1.500, após a conquista do Império Inca, inicialmente na cidade peruana de Cusco, situada no sudeste do Vale Sagrado dos Incas, destacando algumas das principais características do estilo. 'Os temas são exclusivamente religiosos, com a predominência de cores como o vermelho, amarelo, terra e ouro, mais vivas e livres do que a arte sacra européia, adaptadas também com temas que retratam a fauna e a flora como pano de fundo, típicos da cultura Inca'. Outra curiosidade da exposição foi o detalhe das belas molduras dos quadros, que são entalhadas pelo próprio artista. Na ocasião, Luis Cevallos Becerra cedeu uma de suas imagens à Unimed que será utilizada nos Cartões Solidários.

Os temas cusquenhos - exclusivamente religiosos - são cenas bíblicas da tradição católica - a glorificação de Jesus, Virgem Maria e Santos, Juízo Final, com as glórias do Paraíso e a danação do Inferno. Os cusquenhos ignoram a perspectiva e preferem o vermelho, o amarelo e as cores terrosas. Dão ênfase à beleza física das figuras agigantando os santos para reduzir os seus devotos a pontos minúsculos nas telas. Criam a impressão de volume estatuário dos mantos suntuosos e dão contorno de monumento a cortinas e colunas.

Mesmo sofrendo influência das escolas bizantina, flamenga e renascentista italiana, os cusquenhos peruanos mostram uma liberdade desconhecida dos europeus: cores vivas, imagens distorcidas para dar maior dramaticidade à cena, sobre fundo ilustrado com fauna e flora dos Andes adornado com anjos e arcanjos. Luis Cevallos Becerra, estudou as técnicas da Escuela Cusquena e participou de inúmeras feiras artesanais além de exposições pela América do Sul. A cidade tem a chance de prestigiar obras de um notável artista plástico, no auge de sua maturidade artística no estilo.

Espaço Cultural Pier Luigi Castelfranchi da Unimed Ribeirão Preto
Local - Rua Lafaiete, 789
Período da Exposição - 04 a 31 de maio de 2012
Horários - de segunda à sexta- feira, das 7:30 às 17:30.

Curta nossa página