Deveres do Paciente

  1. Respeitar o direito dos demais pacientes, empregados e prestadores de serviço, que deverão ser tratados com cortesia, utilizando-se dos canais de comunicação disponíveis para exercer seu direito de realizar reclamações.
     
  2. Zelar e responsabilizar-se pelo patrimônio da instituição colocado a sua disposição.
     
  3. Respeitar a proibição ao consumo de fumo, derivados do tabaco e bebidas alcoólicas nas dependências da instituição, proibição está extensiva aos acompanhantes.
     
  4. Responsabilizar-se pelos seus objetos de valor trazidos para a instituição.
     
  5. Disponibilizar informações completas sobre seu histórico de saúde, procedimentos cirúrgicos realizados, problemas de saúde vivenciados, utilização de medicamentos ou quaisquer outras substâncias.
     
  6. Obter total conhecimento a respeito do seu tratamento ou designar familiar ou responsável para receber todas as informações.
     
  7. Expressar se entendeu as informações recebidas e fazer perguntas em caso de dúvidas.
     
  8. Seguir as recomendações do médico e de toda a equipe multidisciplinar que lhe assiste, respondendo pelas consequências de sua não observância.
     
  9. Responsabilizar-se quando da recusa de tratamento.
     
  10. Comunicar ao hospital caso haja alguma impossibilidade de comparecer na data agendada para realização de consultas, retornos e procedimentos.
     
  11. Honrar seu compromisso financeiro com a instituição, saldando ou fazendo saldar as despesas incorridas.
     
  12. Efetuar o pagamento dos procedimentos não custeados pelas Operadoras de Planos Privados à Saúde, independentemente do motivo, ou sem cobertura contratual.
     
  13. Indicar o responsável financeiro por seu atendimento, ressalvados os casos de urgência e emergência.
     
  14. Pacientes beneficiários de planos privados de assistência à saúde devem notificar a instituição e o seu médico titular sobre quaisquer mudanças na cobertura do seu plano de saúde, assim como outras restrições que possam prejudicar a continuidade do tratamento.