Notícias

Voltar Páscoa: veja dicas para oferecer chocolate às crianças de forma saudável

Páscoa: veja dicas para oferecer chocolate às crianças de forma saudável

        01 de dezembro, 2022
 A Páscoa está chegando e você já se pergunta o que fazer com todos os ovos e bombons que irão encher a geladeira, e se tiver crianças em casa, o que fazer para controlar o consumo dos pequenos.

É preciso ter cuidado com o excesso de ingestão de chocolates. Grandes porções podem provocar diarreia, náuseas e até irritabilidade nos menores. “Podemos oferecer em média de 30 a 50 gramas de chocolate por dia para as crianças dependendo de sua faixa etária, no máximo.”, indica a Dra. Luciana Coelho pediatra do Complexo Hospitalar Oito de Dezembro – unidade II e médica cooperada da Unimed Guarulhos.
Também é importante ressaltar que chocolates, doces e sucos adoçados não são indicados para crianças menores de 2 anos. Aproveite para oferecer e consumir outros alimentos que estão à mesa nessa data, como o peixe e alguns legumes, além de associar a uma boa ingestão de água.

Leia mais sobre os alimentos mais indicados para cada fase vida das crianças.

Como escolher um chocolate?
Os mais indicados são as opções com mais de 70% de cacau e para as crianças que preferem as versões mais doces você pode misturar com frutas in natura ou geleias naturais. Os brancos e ao leite são ricos em gordura e devem ser evitados ou consumidos em menor escala. Já o cacau rubi, tem uma quantidade maior de flavonoides identificada pela sua coloração naturalmente rosada, mas ainda é pouco comercializado no Brasil.

Na hora de comprar o chocolate, fique atento a algumas dicas que podem transformar essa guloseima em um saboroso aliado à saúde.
O cacau deve ser um dos primeiros itens da lista de ingredientes. A lista é feita por ordem de quantidade do produto, então o primeiro é sempre o que está mais presente. E quanto mais cacau, melhor.
Busque as opções com menor teor de gordura e evite, principalmente, as gorduras hidrogenadas. Além de serem prejudiciais a saúde, não trazem sabor nenhum ao chocolate.
Opte por produtos que você conheça. Se não entender boa parte do que está no rótulo, troque de chocolate.
Para presentear as crianças e garantir um consumo equilibrado desse tradicional integrante da Páscoa, confira algumas opções mais leves. Toda a família vai adorar.

Ovo de páscoa de colher
Quem resiste a um ovo com recheio cremoso e muitos confeitos? Que tal trocar o recheio de brigadeiro por uma geleia de frutas vermelhas sem açúcar e no lugar dos confeitos salpicar com pedaços da mesma fruta. O sabor fica a seu critério, mas cuidado com a opção escolhida. Algumas oxidam e estragam muito rápido.

Bombons
Os bombons são ótimas opções para quem tem dificuldade em controlar a quantidade de chocolate consumida pelas crianças. Em formatos pequenos, eles são ótimos como uma sobremesa ou durante um lanche. Escolha um momento do dia e evite oferecer vários de uma vez.

Fondue de chocolate
Você pode derreter pequenas porções das sobras da Páscoa e servir por cima de frutas picadas. Porém, para valer a ação, a quantidade de frutas tem que ser maior que a quantidade de chocolate.

Espetos de chocolate
Outra opção equilibrada de consumir essa guloseima é o espeto de fruta coberto por chocolate. Pode ser de morango, uva, abacaxi, misto. Escolha as que pareçam mais atrativas para as crianças.
 
Você também pode congelar as sobras de chocolate e aproveitá-las em receitas como bolos, cookies e brigadeiros. Solte sua imaginação e consuma com moderação.


Fonte: Unimed Guarulhos

Curta nosso facebook