Os cuidados com um paciente, por vezes, não se limitam apenas ao ambiente hospitalar e requerem a continuidade do atendimento com tratamentos adicionais e atenção profissional. Diante desse quadro, oferecemos cuidados no conforto do lar do paciente através do Atendimento Domiciliar.
Para tanto, contamos com o apoio de uma equipe multidisciplinar, dos familiares e de um “cuidador”, visando adequar as necessidades eventuais do paciente em seu domicílio, permanecendo no convívio da família e respeitando sua privacidade, não se esquecendo de buscar as soluções para devolvê-lo o mais breve possível ao seu cotidiano.


O programa de Atendimento Domiciliar tem como foco pacientes que preencham os critérios de elegibilidade como, por exemplo, que necessitam de monitoramento após os cuidados hospitalares, que não têm mobilidade para recorrer ao atendimento convencional em clínicas e hospitais ou até mesmo de uma internação domiciliar.

O programa não está incluso na cobertura contratual da Unimed, porém todos os clientes que atendem os requisitos o têm à disposição, sempre que houver a necessidade. É indispensável o envolvimento da família e o cumprimento de normas específicas (elegibilidade).

O médico responsável pelo tratamento deve preencher o Encaminhamento do Atendimento Domiciliar. A equipe do programa realiza as avaliações necessárias aplicando a Tabela de Elegibilidade para poder classificar se o beneficiário é elegível ao programa para assim ser admitido.

Suas ações são embasadas por normas estabelecidas da ANS (Agência Nacional de Saúde), através da RDC n° 11 de 26/01/2006, que obedece ao Regulamento Técnico de Funcionamento de Serviços de Atenção Domiciliar.

O Atendimento Domiciliar segue critérios rigorosos exigidos pelo padrão de diretrizes do Sistema Unimed, um grande diferencial entre as Operadoras de Saúde.

Uma equipe multiprofissional é disponibilizada ao paciente para acompanhá-lo por um determinado período, fornecendo cuidados especiais desde curativos, aplicação de medicamento injetável, sessões de fisioterapia motora e respiratória, sessões de fonoaudiologia, atenção nutricional e assistencial. Em casos de complexidade extrema e que necessitam de respiradores para sobrevivência, a equipe oferece ainda o suporte para internação domiciliar. A equipe também é responsável por capacitar os familiares nos cuidados com o paciente, habilitando-os a dar sequência ao tratamento.

Médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, assistentes sociais, fonoaudiólogos, psicólogos, nutricionistas, técnicos de enfermagem e assistentes administrativos.

Acesse a cartilha do Atendimento Domiciliar e saiba mais sobre o programa

Responsive Image

O atendimento

Clique no botão abaixo e entre em contato com o departamento de Atendimento Domiciliar.

Conteúdo revisado em 26/01/2022