Pesquisa ANS

Pesquisa de satisfação de beneficiários - 2021

A pesquisa de satisfação de beneficiários 2021, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), coletou a opinião sobre os serviços oferecidos pela Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana. Foram 600 beneficiários entrevistados por telefone. 

As perguntas do estudo e os critérios para sua condução foram embasados no Documento Técnico para a Realização da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde da ANS, publicado em 2020. Ele faz parte dos itens do Programa de Qualificação das Operadoras (PQO) e do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) referente ao ano-base 2021. 

A pesquisa abrange os temas:

• Atenção à saúde: facilidade para marcação de consultas e de exames complementares na rede credenciada;

 Canais de atendimento: acesso às informações e qualidade do atendimento da operadora;

 Avaliação geral: se o beneficiário recomenda o plano aos familiares e amigos e como o qualifica;

 Informações adicionais: avaliação da satisfação com as consultas médicas e referente ao prazo para autorização e realização de exames.

Os entrevistados foram selecionados aleatoriamente e estratificados por sexo e faixa etária para representarem, na amostra de 600 pessoas, o perfil da população total de beneficiários do plano de saúde. 

As entrevistas foram feitas com planejamento e a análise dos resultados conduzidos por profissional formada em Estatística e avaliados por empresa de Auditores Independentes. 

Veja as pesquisas dos anos anteriores

A pesquisa de satisfação de beneficiários 2020, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), coletou a opinião sobre os serviços oferecidos pela Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana. Foram 600 beneficiários entrevistados por telefone.

As perguntas do estudo e os critérios para sua condução foram embasados no Documento Técnico para a Realização da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde da ANS, publicado em 2020. Ele faz parte dos itens do Programa de Qualificação das Operadoras (PQO) e do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) referente ao ano-base 2020.

A pesquisa abrange os temas:

• Atenção à saúde: facilidade para marcação de consultas e de exames complementares na rede credenciada;

 Canais de atendimento: acesso às informações e qualidade do atendimento da operadora;

 Avaliação geral: se o beneficiário recomenda o plano aos familiares e amigos e como o qualifica;

 Informações adicionais: avaliação da satisfação com as consultas médicas e referente ao prazo para autorização e realização de exames.

Os entrevistados foram selecionados aleatoriamente e estratificados por sexo e faixa etária para representarem, na amostra de 600 pessoas, o perfil da população total de beneficiários do plano de saúde. Foi realizada análise do Cadastro da Operadora para justificar que há dados qualificados para aplicar a pesquisa de satisfação.

As entrevistas foram feitas com planejamento e a análise dos resultados conduzidos por profissional formada em Estatística e avaliados por empresa de Auditores Independentes.

A pesquisa de satisfação de beneficiários ANS 2019 apurou a opinião sobre os serviços oferecidos pela Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana. Foram 600 beneficiários entrevistados por telefone.

As perguntas do estudo e os critérios para sua condução foram embasados no Documento Técnico para a Realização da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), publicado em 2019 para compor o Programa de Qualificação das Operadoras (PQO). A pesquisa abrange os temas:

• Atenção à saúde: facilidade para marcação de consultas e de exames complementares na rede credenciada;
• Canais de atendimento: acesso às informações e qualidade do atendimento da operadora;
• Avaliação geral: se o beneficiário recomenda o plano aos familiares e amigos e como o qualifica;
• Informações adicionais: avaliação da consulta médica e se o prazo para autorização e realização de exames são satisfatórios.

Os entrevistados foram selecionados aleatoriamente e estratificados por sexo e faixa etária para representarem, na amostra de 600 pessoas, o perfil da população total de beneficiários do plano de saúde.

As entrevistas foram feitas com planejamento e a análise dos resultados conduzidos por profissional formada em Estatística e avaliados por empresa de Auditores Independentes.
A pesquisa de satisfação de beneficiários ANS 2018 apurou a opinião sobre os serviços oferecidos pela Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana. Foram 600 beneficiários entrevistados, maiores de 18 anos, com plano de saúde e telefone registrado no cadastro da Operadora.

As perguntas do estudo e os critérios para sua condução são embasados no Documento Técnico para a Realização da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), publicado em 2018 para compor o Programa de Qualificação das Operadoras (PQO). A investigação abrange os temas:

• Atenção à saúde: facilidade para marcação de consultas e de exames complementares na rede credenciada;
• Canais de atendimento: acesso às informações e qualidade do atendimento da operadora;
• Avaliação geral: se o beneficiário recomenda o plano aos familiares e amigos e como o qualifica;
• Informações adicionais: se o prazo para autorização e realização de exames é satisfatório.

Os entrevistados foram selecionados aleatoriamente, ponderados por sexo e faixa etária para representarem, na amostra de 600 pessoas, o perfil da população total de beneficiários do plano de saúde.

A coleta das respostas foi feita por telefone por empresa terceirizada, com planejamento e análise dos resultados feitos por profissional formada em Estatística e avaliada por auditores independentes.
No final de 2017, foi aplicada a pesquisa de satisfação sobre os serviços oferecidos pela Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana em 600 beneficiários, maiores de 18 anos, com plano de saúde e telefone registrado no cadastro da Operadora.

As perguntas da pesquisa e os critérios para condução desta são embasados pelo Documento Técnico para a Realização da Pesquisa de Satisfação de Beneficiários de Planos de Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), publicado em 2017 para compor o Programa de Qualificação das Operadoras (PQO). A pesquisa abrange os temas:

• Atenção à saúde: avalia a facilidade para marcação de consultas e de exames complementares na rede credenciada;
• Canais de atendimento: acesso às informações e qualidade do atendimento da Operadora;
• Avaliação geral: se o beneficiário recomenda o plano aos familiares e amigos e como o qualifica.

Os entrevistados foram selecionados aleatoriamente dentro dos estratos de sexo e faixa etária a que pertencem para representarem, na amostra de 600 pessoas, o perfil da população real de beneficiários do plano.

A coleta das respostas foi feita por telefone por empresa terceirizada, com planejamento e análise dos resultados feita por profissional formada em Estatística e avaliada por auditores independentes.

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Conteúdo revisado em 26/01/2022