A ética é um dos principais valores da Unimed Santa Bárbara d’oeste e Americana e é fundamental para condutas com integridade e responsabilidade. Ela também é a base para a estrutura de Compliance da nossa Unimed, que vem se fortalecendo com a criação de políticas elaboradas para proteger a integridade da Cooperativa e nortear as suas ações. 

O que é Compliance? 

Compliance é a cooperação da empresa contra a corrupção. Constitui a base para todas as decisões e atividades da nossa Unimed e, no nosso caso, está dividido em três níveis de ação:  

  • Área de Compliance: setor da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana que atua sobre questões de Ética e Governança 
  • Prevenção: políticas e códigos norteadores desenvolvidos pelas áreas da Cooperativa
  • Detecção: Canal de Denúncias destinado ao público interno e externo  

Políticas da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana

As políticas elaboradas pela nossa Unimed visam proteger a integridade da Cooperativa e nortear suas ações. Todas elas são essenciais para ampliar a responsabilidade dos comportamentos em diversos âmbitos:

  • Pessoais 
  • No local de trabalho 
  • Nas relações comerciais 
  • Com públicos de relacionamento externo 
  • Na sustentabilidade do negócio
  • Na gestão de ética  

Confira abaixo as políticas da nossa Unimed e um resumo de cada uma delas

O Código de Conduta e Ética da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana fornece diretrizes para nos ajudar a manter padrões de comportamento éticos elevados em nosso trabalho. Muito mais do que um simples documento, o código deve nortear todas as relações que fazem parte de um relacionamento profissional. 
Essa política tem o objetivo de disseminar a prática de Compliance para todos os níveis hierárquicos da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana. Ela visa orientar a função do Compliance, com a definição de diretrizes, papéis e responsabilidades. 
O objetivo dessa política é declarar aos nossos clientes, beneficiários e a população em geral quais são os critérios de segurança adotados para promover a proteção e a privacidade dos dados pessoais e sensíveis em nossa base de dados. Ela também tem o objetivo de adequar nossos processos para o cumprimento da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).  
Essa política define os requisitos de como deve ser pautado o relacionamento da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana com agentes públicos, atendendo aos padrões éticos, legislação anticorrupção e demais legislações aplicáveis.
O objetivo dessa política é estabelecer um conjunto de princípios, diretrizes, papéis e responsabilidades relacionados às práticas de Gestão de Riscos adotados pela Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana. 

Canal de Denúncias 

A Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana, comprometida e engajada com a transparência, ética e eficiência, valores destacados no seu planejamento estratégico, incentiva todos os colaboradores, fornecedores, terceiros, parceiros de negócio, público interno e externo, a denunciarem qualquer conduta antiética que tenham conhecimento na Cooperativa. 

O Canal é gerenciado de forma independente, para garantir o anonimato, a isenção e o sigilo das informações.

Os registros das denúncias podem ser feitos pelos canais abaixo (telefone, e-mail e formulário externo): 

Responsive Image
Responsive Image
Responsive Image

0800 718 1585


unimedsa@aloetica.com.br


Dúvidas sobre como utilizar o Canal de Denúncias da Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana?  

Nossa Unimed preparou um FAQ para te ajudar com algumas das principais questões sobre nosso Canal de Denúncias. Confira abaixo.

Sim. Relatando atitudes que contrariam o Código de Conduta, você ajuda na correção e sustentabilidade do negócio da nossa Unimed.  
Não. Para isso, você pode utilizar nossos canais de atendimento ao beneficiário. Para conferir os telefones, clique aqui. 
Não também. O canal correto para manifestações é pelo SAC. Clique aqui e confira como entrar em contato. 
Você receberá um número de protocolo e poderá consultar o andamento da apuração pelos canais disponíveis. Na conclusão, você receberá a informação de encerramento, porém os detalhes das consequências serão mantidos em sigilo para preservar as pessoas envolvidas. 
•  Assuntos pessoais que não envolvam a Unimed Santa Bárbara d’Oeste e Americana 
• Dúvidas e assuntos sobre seu plano de saúde 
•  Informações falsas 

Conteúdo revisado em 11/03/2022