Notícias Unimed Sul Capixaba


A importância da amamentação

        31 de julho, 2018

Amamentar é um ato muito simples mais infinitamente prazeroso de total entrega na relação mãe e filho, traz benefícios incalculáveis a mãe e ao filho, é muito mais do que deixar seu bebê satisfeito. A amamentação adequada reforça o vínculo entre mãe e filho, além de outros poderes a mais como:

- Amamentar desenvolve o sistema imunológico do bebê porque o leite materno possui células anti-infecciosas com a função de proteção ao organismo do bebê;

- Amamentar pode auxiliar no desenvolvimento da fala, pois a posição da boca no mamilo provoca a estimulação de pontos articulados que são responsáveis na produção de sons;

- Amamentar estimula o crescimento e desenvolvimento adequado da musculatura oral, auxiliando na respiração, deglutição e mastigação, pois uma criança com problemas na respiração pode ter prejuízo no sono, na concentração e na memória;

Entre tantos outros benefícios a amamentação é um ato de amor.

Mas sempre temos a dúvida. Estou amamentando e a gora o que devo comer?  O importante é a manutenção de hábitos saudáveis de alimentação, os mesmos que procurou ter na gestação.

Manter uma dieta rica em grãos e cereais integrais, frutas e vegetais, além de alimentos que sejam boa fonte de ferro, cálcio e proteínas.

O consumo de gorduras saturadas (frituras, manteiga, gordura vegetal) deve ser evitado, mas consumo de gorduras boas é benéfico para o bebê, mas sem exagero nas quantidades devido as calorias, então pode consumir abacate, oleaginosas, peixes como o salmão, sardinha e atum, azeite de oliva e sementes.

Tenha horários regulares entre as refeições, é natural que algumas mulheres sintam mais fome nessa fase, o que faz todo sentido. O corpo está gastando calorias 24 horas por dia para produzir leite para o bebê. Entre as grandes refeições faça lanches nutritivos e saudáveis, como por exemplo: batidas de frutas, iogurtes naturais, frutas com cereais, barrinha de cereais, pois pode auxiliar a manter a fome sob controle e seus níveis de energia regulares.

Não esqueça de uma boa hidratação durante todo do dia ela é muito importante sempre e principalmente nesse momento.

Amamente seu filho, porque nada é mais natural e importante do que amamentar.

Confira as nossas redes socias

Facebook
 

Instagram