Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS


Unimed Sul Capixaba recebe nota máxima da ANS em Programa de Qualificação de Operadoras 

26 de Março de 2021

Pelo segundo ano consecutivo, a Unimed Sul Capixaba conquistou nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS), a nota 1, no Programa de Qualificação de Operadoras (ano-base 2019). Desenvolvido e divulgado anualmente pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o IDSS avalia o desempenho das operadoras de planos de saúde por meio de um conjunto de indicadores, com faixas de pontuação que vão de 0 (pior resultado) a 1 (melhor resultado). 

  

O índice permite a comparação entre operadoras, estimulando a transparência das informações e contribuindo para que o consumidor faça escolhas assertivas no momento da contratação ou troca de um plano de saúde. Além disso, a iniciativa amplia a concorrência baseada em valor no setor. 

A coordenadora de assuntos regulatórios da Unimed Sul Capixaba, Cynthia Rodrigues, explica que o IDSS de 2020, tendo como ano-base 2019, utilizou uma nova metodologia chamada IDSS – TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar). “Essa ferramenta permite a obtenção de indicadores que melhor discriminam o desempenho das operadoras, especialmente quanto aos seus aspectos assistenciais”, afirma.   

A Unimed Sul Capixaba veio apresentando uma evolução nos resultados do programa de qualificação ano a ano até obter a pontuação máxima e mantê-la em 2020, confirmando o seu compromisso em oferecer um serviço de qualidade aos clientes e a sua dedicação para implementar e evoluir nas boas práticas de assistência à saúde e nas políticas de promoção e prevenção.   

“Há alguns aspectos que contam bastante para a conquista da nota máxima no IDSS. Entre eles estão a pontuação no Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência para a Saúde, no Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças e a realização da Pesquisa de Satisfação com beneficiários dentro dos critérios estabelecidos pela ANS. Fomos bem em todos esses quesitos”, ressalta Cynthia Rodrigues. 


 

Mais informações sobre o Programa de Qualificação das Operadoras da ANS, acesse: 

http://www.ans.gov.br/planos-de-saude-e-operadoras/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans

Confira o resultado dos anos anteriores: