Índice de Desempenho da Saúde Suplementar - IDSS


Unimed Sul Capixaba conquista nota máxima no IDSS pelo terceiro ano consecutivo 

7 de janeiro de 2022

A qualidade da assistência em saúde prestada pela Unimed Sul Capixaba acaba de ser atestada, em mais um ciclo, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A operadora, que atua em 30 municípios da região, conquistou pelo terceiro ano consecutivo a nota máxima no Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS) 2021, a nota 1, no Programa de Qualificação de Operadoras (ano-base 2020).

  
 

O IDSS, desenvolvido e divulgado anualmente pela ANS, avalia o desempenho das operadoras de planos de saúde considerando um conjunto de indicadores, com faixas de pontuação que vão de 0 (pior resultado) a 1 (melhor resultado). A coordenadora de Assuntos Regulatórios da Unimed Sul Capixaba, Cynthia Rodrigues, ressalta que, para o cliente, estar numa operadora que alcança nota máxima representa a garantia de que a assistência será prestada e que ele conta com uma rede hospitalar avaliada com Atributo da Qualidade (QUALISS) pela ANS.

Também evidencia a competência técnica da operadora, que cumpre os requisitos de boas práticas estabelecidos pela agência reguladora, que se traduz em segurança e sustentabilidade no mercado de saúde suplementar. “Ao obter a nota máxima de forma consecutiva, nos últimos três ciclos, a Unimed Sul Capixaba confirma o seu compromisso em oferecer um serviço de qualidade e a evolução nas boas práticas de assistência à saúde e nas políticas de promoção e prevenção. Todo atendimento é feito para garantir a melhor experiência para o cliente, nos guiamos no cuidado com as pessoas”, afirma Cynthia Rodrigues. 

A metodologia utilizada pela ANS, desde 2020, utiliza a ferramenta IDSS – TISS (Troca de Informações na Saúde Suplementar), que permite a obtenção de indicadores que melhor discriminam o desempenho das operadoras, especialmente quanto aos seus aspectos assistenciais. Somam para a pontuação máxima, o êxito no Programa de Acreditação de Operadoras de Planos Privados de Assistência para a Saúde, no Programa de Promoção da Saúde e Prevenção de Riscos e Doenças e a realização da Pesquisa de Satisfação com beneficiários de acordo com critérios estabelecidos pela ANS.




Mais informações sobre o Programa de Qualificação das Operadoras da ANS, acesse: 

https://www.gov.br/ans/pt-br/assuntos/informacoes-e-avaliacoes-de-operadoras/qualificacao-ans

Confira o resultado dos anos anteriores: