Informações e Documentos


Manual de Orientação para Contratação de Planos de Saúde - MPS

Para auxiliá-lo na compreensão dos seus direitos e deveres decorrentes do contrato de plano de saúde ao qual está vinculado, disponibilizamos o Manual de Orientação para Contratação de Plano de Saúde – MPS.

Tratam-se de uma importante ferramenta de informação, que pode ajudá-lo no seu dia-a-dia dia, no que tange aos diversos aspectos do seu Plano de Saúde, permitindo que você possa usufruir corretamente de todos os serviços e vantagens que lhe são assegurados.

Manual do Cliente

Cuidar de pessoas é uma assunto tratado com muita responsabilidade na Unimed Sul Capixaba. E ter você como cliente reforça nossa vocação!

Preparamos esse guia para lhe orientar qual a melhor forma de utilizar o seu plano, seus benefícios e as facilidades que ele lhe oferece.

Carência

A carência no plano de saúde, de forma simplificada, é o período em que o beneficiário ainda não pode utilizar os serviços contratados, como consultas, exames e cirurgias, por exemplo. Ou seja, são os prazos máximos definidos pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que os beneficiários precisam aguardar para que possam usufruir da cobertura contratada sem ter que pagar diretamente ao prestador.

Entenda como funciona o reajuste do seu plano

A Unimed Sul Capixaba apresenta três manuais simples e de fácil compreensão para que seus beneficiários entendam como funciona o reajuste de mensalidade dos planos de saúde. 

Reembolso do plano

A análise do pedido de reembolso será realizada na forma da RN 259/11, editada pela Agência Nacional de Saúde.

Caso autorizado, o reembolso será efetuado no valor da tabela da operadora, conforme previsto no contrato. A operadora está autorizada a solicitar a médicos, hospitais e serviços correspondentes todas as informações necessárias para qualquer assunto que se relacione aos documentos apresentados, inclusive prontuário médicos.

Orientações de Urgência e Emergência

Os atendimentos de urgência ou emergência são garantidos aos beneficiários da Unimed Sul Capixaba, na rede credenciada vinculada ao plano e, de acordo com a abrangência contratada.

Caso você esteja em um dos 30 municípios que pertencem a nossa área de ação e necessite de serviços de urgência ou emergência orientamos a adotar as seguintes rotinas:

 

1º- Se você possui o SOS Unimed contratado, utilize o Unimed Fone, através do 0800 280 4200. Nele você tem aconselhamento médico por telefone, 24 horas por dia. As ligações podem ser feitas de qualquer telefone, inclusive celular.

2º - Se você não possui este serviço, verifique na tabela abaixo e encontre o local mais próximo de você:

PIN-SS para Pessoa Jurídica Contratante

A Unimed Sul Capixaba traz mais informações para você!

A cooperativa disponibiliza a seus beneficiários de forma individualizada, as Informações do Beneficiário da Saúde Suplementar PIN-SS. Trata-se de um documento de identificação unívoca dos beneficiários de planos privados de assistência à saúde disponibilizado por meio físico ou digital. Essas informações atendem à RN n°389, editada pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), publicada em 26/11/2015.

A partir do mês de agosto, a Unimed Sul Capixaba vai divulgar o extrato contendo os itens considerados para definição do percentual de reajuste anual, em conformidade com o artigo 8° da Resolução Normativa n°389.

É importante que o setor responsável pelo gerenciamento de colaboradores ou o Recursos Humanos (RH) da sua empresa divulgue a todos sobre o PIN-SS.

Em caso de dúvidas procure o setor de Relacionamento Empresarial pelo telefone (28) 2101-6318/ 2101-6311 e 2101-6250 ou pelo e-mail empresarial@unimedsulcapixaba.coop.br

Cancelamento do Plano

A Resolução Normativa n°412/2016 regulamenta o cancelamento e/ou exclusão de beneficiário de plano de saúde a pedido do titular do contrato. Essa prática decorre exclusivamente da vontade do beneficiário.

Para o cancelamento do seu plano individual ou familiar, você pode fazer a solicitação por alguns dos canais de comunicação abaixo:
- Através do 0800 286 0176;
- Na Central ou Lojas de Atendimento Presencial;
- No Portal do Beneficiário, na página restrita no site da Unimed Sul Capixaba.

Caso seu contrato seja empresarial, a solicitação deverá ser feita na sua própria empresa. Nós estamos à disposição para sanar todos os seus questionamentos, por isso, em caso de dúvida, ligue para o 0800 286 0176.