RN 593/2023: Meios de Notificação por Inadimplência 


A Resolução Normativa nº 593/2023 dispõe sobre a notificação por inadimplência à pessoa natural contratante de plano privado de assistência à saúde e ao beneficiário que paga a mensalidade do plano coletivo diretamente à operadora.

A Unimed Sul Capixaba seguindo as regras da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS, orienta os clientes a manterem seus dados cadastrais sempre atualizados, visando garantir todas as vantagens oferecidas e uma comunicação mais eficaz com a operadora. Manter as informações em dia é essencial para assegurar que a prestação de serviço ocorra da melhor forma possível, cumprindo todas as exigências legais. 

Seção II  
Dos Meios de Notificação por Inadimplência

Art. 8º A notificação por inadimplência poderá ser realizada pelos seguintes meios:  
     I - correio eletrônico (e-mail) com certificado digital e com confirmação de leitura;  
     II - mensagem de texto para telefones celulares (SMS); ou
     III - mensagem em aplicativo de dispositivos móveis que permita a troca de mensagens criptografadas;  
     IV - ligação telefônica gravada, de forma pessoal ou pelo sistema URA (unidade de resposta audível), com confirmação de dados pelo interlocutor;  
     V - carta, com aviso de recebimento (AR) dos correios, não sendo necessária a assinatura da pessoa natural a ser notificada; ou  
     VI - preposto da operadora, com comprovante de recebimento assinado pela pessoa natural a ser notificada.  

§ 1º Para a notificação por inadimplência, devem ser usadas as informações fornecidas pela pessoa natural a ser notificada e cadastradas no banco de dados da operadora. 
§ 2º A notificação realizada por SMS ou aplicativo de dispositivos móveis prevista, respectivamente, nos incisos II e III do caput deste artigo, somente será válida se o destinatário responder a notificação confirmando a sua ciência. 
§ 3º Após esgotadas as tentativas de notificação por todos os meios previstos neste artigo, a operadora poderá suspender ou rescindir unilateralmente o contrato por inadimplência, decorridos 10(dez) dias da última tentativa, desde que comprove que tentou notificar por todos esses meios. 
§ 4º De forma complementar aos meios dispostos neste artigo, a notificação por inadimplência poderá ser feita em área restrita da página institucional da operadora na Internet e/ou por meio de aplicativo da operadora para dispositivos móveis, desde que a notificação somente seja acessível por meio de login e senha pessoais. 
§ 5º A operadora deverá observar, no tratamento de dados de contato da pessoa natural, as disposições da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) em vigor. 
§ 6º Diante de qualquer indício de violação com os ditames da LGPD o caso deverá ser remetido diretamente à autoridade competente para a devida apuração. 

Art. 9º Os contratos celebrados a partir da vigência desta Resolução Normativa (01/12/2024) deverão prever todos os meios de notificação por inadimplência previstos na regulamentação em vigor e outros que vierem a ser a ela incorporados. 
§ 1º Além da obrigação prevista no caput deste artigo, a operadora deverá informar à pessoa natural a ser notificada sobre a necessidade de manter as suas informações cadastrais atualizadas.  
§ 2º A operadora deverá promover a ampla divulgação de todos os meios de notificação por inadimplência, cabendo a ela informá-los, no mínimo, em sua página na internet.  
§ 3º Nos contratos celebrados antes da vigência desta Resolução Normativa, a notificação por inadimplência deve ser realizada conforme disposto contratualmente, podendo a operadora aditar o contrato para prever todos os meios de notificação previstos na regulamentação em vigor.  
§ 4º Na hipótese prevista no §3º deste artigo, se o contrato não for aditado e a operadora utilizar os meios de notificação previstos nesta Resolução Normativa, mas não dispostos no contrato, será considerada suprida a notificação para fins de suspensão ou rescisão do contrato, desde que a pessoa natural a ser notificada responda à notificação confirmando a sua ciência.
 
Reafirmamos que fazemos contato com nossos clientes em todos os meios de comunicação individuais e coletivos a seguir: mensagem de texto SMS, ligação telefônica gravada de forma pessoal ou pelo sistema URA, carta com aviso de recebimento (AR) dos correios, correio eletrônico (e-mail).

Conheça mais sobre a RN 593 e RN 617 (altera e complementa a RN nº 593/2023)