Responsive Image

Saúde em Dia


A Unimed Sul Capixaba se preocupa com você. Somos uma marca que cuida da sua saúde e, por isso, iniciamos em setembro e vamos até o final de novembro a campanha Saúde em Dia que este ano vem remodelada, reforçando a importância em manter as rotinas de saúde em dia. A iniciativa da cooperativa visa atuar diretamente na conscientização das pessoas para prevenção dos principais tipos de câncer: mama, intestino e colo de útero, contribuindo para a prevenção de homens e mulheres, mantendo consultas periódicas, exames de rotina e preventivos sempre em dia. Nosso objetivo é compartilhar informações e promover a conscientização sobre estas doenças, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento, contribuindo para a redução da mortalidade.

Detectar precocemente algumas doenças aumentam as chances de tratamento e cura, por isso esteja sempre em dia com a sua saúde. Fique atento ao contato da nossa equipe que, por meio da assistente virtual ISA, por mensagem de WhatsApp, ou por ligações telefônicas de atendentes do setor de Promoção de Saúde, ofertarão exames de mamografia e sangue nas fezes para realização com isenção de coparticipação, além de orientarem sobre a campanha e os locais para a realização dos exames.


Detecção precoce do câncer de mama

Para nossa campanha o critério de participação desta ação de rastreio é o mesmo determinado pelo nstituto Nacional do Câncer (INCA), que recomenda essa rotina para mulheres com idade entre 50 e 59 anos, a cada dois anos. As estratégias para a detecção precoce do câncer de mama são o diagnóstico precoce (abordagem de pessoas com sinais e/ou sintomas iniciais da doença) e o rastreamento (aplicação de teste ou exame numa população sem sinais e sintomas sugestivos de câncer de mama), com o objetivo de identificar alterações sugestivas de câncer e encaminhar as mulheres com resultados anormais para investigação diagnóstica.

Em Cachoeiro de Itapemirim, o exame será realizado na Unimed Diagnóstico, localizado no Hospital Unimed, na Rodovia Cachoeiro x Safra.

Algumas clínicas credenciadas também realizarão o exame, levando em consideração o município de residência de cada mulher. São elas:

CDI ALEGRE (Rua Dr.wanderley, S/N - Centro, Alegre)
Para quem reside em Jerônimo Monteiro, Alegre e Muniz Freire.

CEDIMA (R. Nestor Gomes, 93 - Centro, Castelo)
Para quem reside em Castelo e Conceição do Castelo.
 
GASTREN (Av. Deputado Joao Rios, 804 - Centro, Iúna)
Para quem reside em Ibatiba, Irupi e Iúna.
 
IMAGINUS (Av. Evandi Americo Comarela, 441 - LOJA 05 - Esplanada, Venda Nova do Imigrante)
Para quem reside em Afonso Cláudio, Alfredo Chaves, Brejetuba, Domingos Martins e Venda Nova do Imigrante.
 
SÃO MIGUEL ARCHANJO (R. Luiz Pires De Andrade, 162 - Quincas Machado, Guaçuí)
Para quem reside em Apiacá, Bom Jesus do Itabapoana, Bom Jesus do Norte, Divino de São Lourenço, Dores do Rio Preto,  Espera Feliz, Ibitirama e Guaçuí.

Detecção precoce do câncer de intestino

Para a detecção precoce do câncer de intestino, o segundo tipo de câncer com mais novos casos em nosso país entre homens e mulheres, nossa campanha Saúde em Dia contemplará clientes Unimed Sul Capixaba, com idade entre 50 a 75 anos, que não realizaram a coleta de sangue oculto nos últimos 12 meses, estando isento da cobrança de coparticipação quando convidado por nossa equipe ou pela ISA para a realização do exame no Laboratório Unimed ou uma unidade nos endereços:
 
  • Laboratório Unimed: unidade Centro, anexo a Maternidade e Pronto Atendimento, bairro Centro, em Cachoeiro de Itapemirim
  • Laboratório Unimed: localizado no Hospital Unimed, Rodovia Cachoeiro x Safra, em Cachoeiro de Itapemirim
  • Laboratório Unimed: unidade localizada no Perim Center, em Cachoeiro de Itapemirim
  • Unidade de Atendimento de Iconha
  • Unidade de Atendimento de Castelo
Estudos comprovam que a detecção precoce pode potencializar eficácia no tratamento e na cura. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é através deste exame que é possível identificar a presença de pequenas quantidades de sangue nas fezes que podem não ser visíveis a olho nu. Ele ajuda a detectar a presença de sangramentos no intestino grosso que podem ser sinais de úlceras, colite ou até câncer.

Detecção precoce do câncer de colo de útero 

Aproveitamos para reforçar sobre a importância da realização do exame preventivo (citopatológico) por mulheres que iniciaram a sua vida sexual e também pelas que estão na faixa etária de 25 a 64 anos, de acordo com a orientação do ginecologista, para detecção precoce do câncer de colo de útero. Como é uma doença de desenvolvimento lento, que pode não apresentar sintomas em fase inicial, com o exame preventivo é possível detectar lesões precursoras e fazer um diagnóstico precoce da doença. Estudos comprovam que quando detectado na fase inicial as chances de cura são de 100%.

Responsive Image