‘Jeito de Cuidar Unimed’ estimula empatia, respeito e gentileza no atendimento

        22 de janeiro, 2019

A história da Unimed Cascavel começou há quase 30 anos; e continua começando até hoje. A cada dia surge um novo início, a partir de novas histórias de pessoas que contam com o trabalho da cooperativa para terem qualidade de vida. São quase 90 mil corações que pulsam diariamente no ritmo da nossa disposição para cuidar deles.

Mas qual é o “modo de fazer” da Unimed Cascavel? A resposta pode ser encontrada tanto no manifesto que deu origem à marca quanto em cada ação praticada por médicos, prestadores, fornecedores e colaboradores: é o “Jeito de Cuidar Unimed”. 

“O Manifesto da marca Unimed traz em seu conteúdo um chamado para a dedicação aquilo a que fomos predestinados. O que nos identifica é estarmos sempre comprometido com a causa de fazer as pessoas viverem melhor. Quando o nome da Unimed Cascavel é citado, automaticamente devemos nos lembrar de uma operadora que faz a diferença para que os clientes vivam com mais qualidade. É para isso que existe o ‘Jeito de Cuidar Unimed’: para entregar o melhor serviço aos outros. E é por isso que precisamos fazer o nosso melhor.” - Danilo Galletto, diretor-presidente da Unimed Cascavel.

Para que esse “jeito” todo especial – marcado pela empatia, pelo carinho, pelo respeito e pela humanidade – seja percebido por todos os seres humanos que se relacionam com a cooperativa, os colaboradores participaram na segunda-feira (21) do lançamento da campanha Jeito de Cuidar Unimed Cascavel. Colaboradores de todos os setores estiveram no Centro Cultural Gilberto Mayer. “O ‘jeito de cuidar’ começa em pequenas atitudes que tornam melhor o dia de alguém. É respeito, é competência e é gentileza. Trata-se de um processo contínuo, em que nos dedicaremos de corpo e alma”, explicou a colaboradora Adrielli Ross que, juntamente com Ana Paula Doré, são as duas líderes do programa. Elas serão responsáveis por dirigir, coordenar e supervisionar as ações, além de auxiliar os demais colaboradores.  

Além das líderes, o programa tem o envolvimento de um chamado “grupo integrador”, formado por colaboradores com a missão de repassar as informações para cada setor da cooperativa, bem como estimular todos a se engajar da proposta.

Ainda há um “padrinho” do Jeito de Cuidar: é o diretor de Mercado da cooperativa, Humberto Golfieri Junior. “Ser padrinho desta iniciativa é algo que me trouxe muita satisfação e grande responsabilidade. Tenho convicção de que, com a ajuda de todos, vamos garantir que o ‘Jeito de Cuidar’ seja brilhantemente absorvido por todos os colaboradores e diretores da Unimed Cascavel. Estou disposto e pronto para auxiliar as líderes e o grupo integrador. Vamos ampliar a nossa linha de visão e mostrar que somos agentes de transformação em todos os lugares, o tempo todo”, disse o padrinho.

Para incentivar ainda mais a prática da empatia e da cordialidade, já começou uma premiação a cada colaborador(a) que realizar alguma boa ação. Eles(as) receberão um botton que será preso ao crachá. Quanto mais boas ações, mais prêmios. No lançamento do Jeito de Cuidar, dois colaboradores já foram premiados. Julio Cesar Barbosa, da Central de Relacionamento com o Cliente, e Daniele Aparecida dos Santos, enfermeira auditora da Unimed Cascavel. Ambos foram elogiados por clientes que reconheceram a qualidade do atendimento deles. “Gratidão é uma palavra que define bem o que eu senti. É algo que você faz e não espera recompensa. Mas quando vem um elogio, você sente que o que está fazendo está valendo à pena. O meu jeito de cuidar é com base na empatia. Eu me coloco no lugar do próximo e tento dar o meu melhor, todos os dias”, contou Daniela.

O lançamento do programa foi finalizado com uma palestra da psicóloga Caroline Buosi, que elogiou a prática da Unimed Cascavel: “A partir do momento em que eu fui convidada e fiquei sabendo quais são os detalhes deste projeto, eu senti orgulho pelos colaboradores da Unimed Cascavel em fazer parte de uma empresa que está preocupada em estimular o bem entre os seus próprios colaboradores e com toda a sociedade. É incrível uma empresa conseguir ter essa atitude. Isso só vai reverberar positivamente para todos os envolvidos, pois a gente aprende pelo exemplo, muito mais do que pela teoria”, resumiu a palestrante.

A Unimed Cascavel agradece a todos os colaboradores, diretores, padrinho, líderes e grupo integrador do Jeito de Cuidar. A cooperativa reforça a importância de que todos têm a missão de espalhar essa cultura no dia a dia, tornando melhor a vida de todos e todas.

Cuidar de você. Esse é o plano.