Qualidade

Em 2015, a Unimed Cascavel implementou o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), uma estrutura integrada que alinha a Política da Qualidade aos objetivos estratégicos da empresa. Esse sistema reflete nos produtos e serviços, promovendo o aperfeiçoamento contínuo dos processos e garantindo um atendimento que alcance as expectativas dos clientes. 

Como parte essencial do SGQ, a Unimed Cascavel conta com um comitê permanente dedicado à Qualidade. O Grupo do Programa de Melhoria da Qualidade (GPMQ), criado em 2015, realiza reuniões periódicas para implementar ações específicas voltadas para a melhoria continua da organização.

Em paralelo, no âmbito do Sistema de Gestão da Qualidade, existe o Programa de Acreditação das Operadoras. Buscando distinguir o nível de qualificação das operadoras, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) criou, em 2011, um modelo de certificação chamado RN 277, contando com categorias de bronze, prata e ouro. Esta norma, voluntária e específica para a área da saúde, tem como premissa a padronização e a otimização dos processos para garantir um serviço de qualidade a todos os stakeholders da Operadora e, principalmente, visando a melhor experiência para os beneficiários.

Nesta certificação, a Unimed Cascavel alcançou o nível ouro em 2017, colocando a Cooperativa em um seleto grupo de operadoras certificadas no Brasil.

Em 2020, a ANS reformulou o processo de acreditação, lançando a RN 452, que trouxe requisitos mais robustos e desafiadores. Em 2022, essa norma foi atualizada para a RN 507. Numericamente, são 4 dimensões, 21 requisitos e 169 itens de verificação.
Cada elemento deste gráfico representa uma dimensão da RN 507. Cada dimensão comporta os requisitos necessários e uma quantidade de itens a serem verificados pelas operadoras de saúde.

Para enfrentar o desafio de conquistar a RN 507, a Unimed Cascavel está fortalecendo os esforços, por meio de um projeto que envolve todas as áreas da cooperativa, com o objetivo de alcançar essa nova acreditação.