Qualidade

A Unimed Cascavel possui desde 2015 o Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que gere um conjunto de elementos integrados à Organização, como uma engrenagem para a Política da Qualidade e os objetivos da Empresa. O SGQ é visível nos produtos e serviços, o que leva ao alcance das expectativas dos clientes. Essa célula controla e padroniza os processos, além de permitir a medição da eficácia das ações. Os focos são sempre a satisfação dos clientes e a busca pela melhoria contínua dos processos.

Dentro do SGQ, a Unimed Cascavel também tem um comitê permanente. O Grupo do Programa de Melhoria da Qualidade (GPMQ) foi criado em 2015 e tem reuniões bimestrais para implementar ações específicas com foco na melhoria contínua e na gestão do SGQ como um todo.

Ligado ao SGQ da Unimed Cascavel está o Programa de Acreditação de Operadoras. Por meio da atual RN 452, o programa colabora com a qualidade na gestão de toda a Organização. Esta norma, voluntária e específica para a área da saúde, tem como premissa a padronização e a otimização dos processos para garantir um serviço de qualidade a todos os stakeholders da Operadora e, principalmente, visando a melhor experiência para os beneficiários.

Essa normativa é composta por quatro dimensões, cada uma com requisitos específicos e, dentro destes, existem itens que a Operadora deve implantar com foco na melhoria de processos e da gestão. Numericamente, são 4 dimensões, 21 requisitos e 168 itens de verificação.
Responsive Image
Cada uma das cores deste gráfico representa uma dimensão da RN 452. Cada dimensão comporta os requisitos necessários e uma quantidade de itens a serem verificados pelas operadoras de saúde.

Para diferenciar o nível de qualificação das operadoras, em 2011 a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) criou um modelo de certificação com as categorias bronze, prata e ouro. Em 2017 a Unimed Cascavel obteve o nível ouro com a RN 277, colocando a Cooperativa em um seleto grupo de operadoras certificadas no Brasil (Apenas cerca de 10% das operadoras brasileiras têm essa acreditação).

Em 2020, a ANS reformulou o processo e lançou a RN 452 (mais robusta e com desafios ainda maiores). É neste desafio que a Unimed Cascavel intensificará os trabalhos por meio de um projeto que envolverá todas as áreas para conquistar a “nova acreditação”, em 2022.