Planejamento Estratégico 2018-2021

Ícone

Missão

Valorizar o trabalho médico, promovendo soluções em saúde preventiva e curativa, com atendimento humanizado, responsável e resolutivo em um sistema cooperativo inovador e sustentável.
Ícone

Visão

Ser uma operadora de grande porte sustentável que promove saúde e bem estar com integralidade, referência em soluções de saúde preventiva e processos de inovação, aumentando o resultado e a satisfação de cooperados, colaboradores e clientes até 2022.
Ícone

Valores

Compromisso com a vida, ética, profissionalismo e transparência, excelência no atendimento, atitude inovadora, prática permanente da intercooperação e comprometimento sustentável.

Linha do Tempo

1º Ciclo: 2012x2015

O Planejamento Estratégico é desenvolvido de forma consolidada e atrelado ao planejamento orçamentário desde 2012, onde foi firmado uma parceria com uma consultoria especializada em Planejamento Estratégico (Litz Estratégia e Marketing) e contratualizado o primeiro ciclo vinculado a gestão.
Nesse Primeiro ciclo (2012 x 2015) foi criada toda identidade organizacional da cooperativa, com instituição de missão, visão e valores, além do Mapa Estratégico já utilizando a metodologia de Balanced Score Card (BSC), objetivos estratégicos e seus respectivos indicadores e metas.

2º Ciclo: 2015x2018

Em 2015, entramos no que chamamos de segundo ciclo do planejamento(2015 x 2018). Neste ciclo, renovamos o contrato com a consultoria especializada (Litz Estratégia e Marketing) e evoluímos no que diz respeito a metodologia utilizada e seus controles. Passamos a tratar a estratégia com mais afinco, estruturando uma área/setor da cooperativa para organizar os trabalhos e fomentar a evolução dos projetos junto a toda cooperativa. Passamos a realizar além do Fórum Estratégico ao final do ano, outros fóruns para captação de percepções de públicos interessados relevantes da cooperativa, tais como cooperados e colaboradores. Além dos fóruns, implementamos Reuniões de análise estratégica (R.A.E), onde as metas e objetivos estratégicos foram sendo controlados e revisitados com mais frequência, garantindo assim possíveis adaptações em desvios que acontecem na implementação da estratégia em nosso dia a dia.
Paralelo a essas evoluções, desde 2015 utilizamos no desdobramento da estratégia a implementação de projetos e a partir de 2017 implementamos junto a metodologia do planejamento estratégico já vigente, as boas práticas de projetos (PMBOK), onde todos os projetos estratégicos são planejados, controlados e executados com auxilio e supervisão da área de estratégia e projetos da cooperativa.
Ainda como ferramentas, passamos a adotar a partir de 2017 o PM Canvas, e indicadores de controle de entregas por projeto, que garantem a efetividade em escopo, prazo e custo dos projetos.

3º Ciclo: 2018x2021

Em 2018 com a maturidade adquirida pela área de projetos e estratégia, evoluímos no que tange a captação de percepções de ideias e inputs para construção da estratégia, realizando pesquisa interna com todos os colaboradores e cooperados da cooperativa para construção e análise de ambiente interno e externo, pontos fortes e a melhorar, bem como os desafios que teremos nesse novo ciclo do PE (2018 x 2021). Esse trabalho foi realizado de forma conjunta, entre a área de estratégia da cooperativa e uma consultoria  terceirizada (Stex Desenvolvimento Empresarial). Além disso, realizamos a aquisição de um software especifico (Stratws) que conecta indicadores e análises críticas ao nosso mapa estratégico e seus objetivos estratégicos, e realiza a gestão dos projetos com indicadores e status report em tempo real, garantindo assim o controle efetivo e as adaptações necessárias para que a estratégia almejada pela cooperativa seja alcançada.
Por fim, a partir de 2019 a cooperativa utilizando da maturidade alcançada com suas ações de estratégia e projetos não possui mais consultoria especializada externa, passando assim a área interna da cooperativa a conduzir as revisões necessárias, execução e controle da estratégia, projetos e indicadores.
Em 2020, diante das mudanças no cenário interno e externo da cooperativa e das necessidades de atualização em tempo real das estratégias a serem alcançadas, foram realizadas ações de revisão do mapa estratégico da cooperativa (com a participação de analistas, gestores e diretoria), e de forma adicional, foi criado o mapa de diretrizes estratégicas, que tem por função apresentar os pilares estratégicos da nossa organização de forma objetiva e clara a todos os stakeholders da cooperativa.

Esse novo mapa criado está apresentado a seguir:
Responsive Image