Governança corporativa e organograma

Segundo o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), Governança Corporativa é o sistema pelo qual as organizações são dirigidas, monitoradas e incentivadas, envolvendo os relacionamentos entre proprietários/cooperados, Conselho de Administração, Diretoria e órgãos de controle (Conselho fiscal, auditorias e outros). As boas práticas de Governança Corporativa convertem princípios em recomendações objetivas, alinhando interesses com a finalidade de preservar e otimizar o valor da cooperativa, facilitando seu desenvolvimento e contribuindo para sua longevidade e perenidade.

A Unimed Cascavel possui uma estrutura de governança baseada no diálogo ético e transparente e na equidade das relações com os públicos de relacionamento (stakeholders). O processo de tomada de decisões com gestão participativa fortalece o compromisso fundamentado na missão, na visão e nos valores. 

É uma cooperativa de primeiro grau, ou seja, os cooperados têm igual direito de voto (cada cooperado representa um voto). A Unimed Cascavel é alicerçada pelos médicos cooperados e administrada por um Conselho de Administração, quatro membros diretores executivos e quatro conselheiros, todos eleitos em Assembleia Geral Ordinária (AGO) para mandato de três anos.  As assembleias constituem o mais alto grau de governança e são coordenadas pela diretoria em exercício. Outros dois conselhos definidos são o Fiscal e Técnico, compostos por seis membros cada e com atribuições definidas no Estatuto Social da cooperativa. A renovação dos conselhos é uma prática importante para a gestão democrática, além de garantir a sucessão e a sustentabilidade a longo prazo.  Os conselhos de Administração e Técnico têm gestão de três anos. Já o Conselho Fiscal é escolhido anualmente, com renovação de 1/3 dos membros.
Responsive Image

Organograma de Gestão

Responsive Image