TISS

Conceito

A Troca de Informações na Saúde Suplementar - TISS foi estabelecida como um padrão obrigatório para as trocas eletrônicas de dados de atenção à saúde dos beneficiários de planos, entre os agentes da Saúde Suplementar. O objetivo é padronizar as ações administrativas, subsidiar as ações de avaliação e acompanhamento econômico, financeiro e assistencial das operadoras de planos privados de assistência à saúde e compor o Registro Eletrônico de Saúde.

O padrão TISS tem por diretriz a interoperabilidade entre os sistemas de informação em saúde preconizados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar e pelo Ministério da Saúde, e, ainda, a redução da assimetria de informações para os beneficiários de planos privados de assistência à saúde.


O que é TISS

O padrão TISS está organizado em cinco componentes:

1) Organizacional: O componente organizacional do Padrão TISS estabelece o conjunto de regras operacionais.

2) Conteúdo e estrutura: O componente de conteúdo e estrutura do Padrão TISS estabelece a arquitetura dos dados utilizados nas mensagens eletrônicas e no plano de contingência, para coleta e disponibilidade dos dados de atenção à saúde.

3) Representação de Conceitos em Saúde: O componente de representação de conceitos em saúde do Padrão TISS estabelece o conjunto de termos para identificar os eventos e itens assistenciais na saúde suplementar, consolidados na Terminologia Unificada da Saúde Suplementar - TUSS.

4) Segurança e Privacidade: O componente de segurança e privacidade do Padrão TISS estabelece os requisitos de proteção para assegurar o direito individual ao sigilo, à privacidade e à confidencialidade dos dados de atenção à saúde. Tem como base o sigilo profissional e segue a legislação.

5) Comunicação: O componente de comunicação do Padrão TISS estabelece os meios e os métodos de comunicação das mensagens eletrônicas definidas no componente de conteúdo e estrutura. Adota a linguagem de marcação de dados XML - Extensible Markup Language.

Fonte: http://www.ans.gov.br/


Coordenador TISS

RN Nº 190, DE 30 DE ABRIL DE 2009
Art.7º Todo o processo de implantação e utilização do Padrão TISS deverá ficar sob a responsabilidade de profissional técnico da operadora de planos privados de assistência à saúde, especificamente designado para facilitar, agilizar e coordenar os atendimentos à rede prestadora de serviços.

Coordenador TISS: Claudionei Cezario
claudio@unimedcascavel.coop.br / (45) 3220-7064

A coordenação está à disposição para prestação de suporte técnico em relação ao padrão TISS.

Manual TISS

SISTEMA WSD-TISS

1.1 Esse sistema via Portal www.unimedcascavel.coop.br disponibiliza a troca de informações referentes ao protocolo TISS estabelecido pela ANS (Agência Nacional de Saúde).
1.2 O sistema de Upload e Download de arquivos também poderão ser realizados através dessa plataforma.
1.3 O Sistema DGU (digitação de guias Unimed) também está disponibilizado gratuitamente a prestadores de pequeno porte que não possuem sistema próprio para envio eletrônico da cobrança no padrão TISS. Através deste sistema será possível digitar as Guias e enviar os lotes de cobrança para a Unimed Cascavel no padrão TISS.
1.4 Para solicitar acesso ao sistema, o Prestador (Contratado Executante) deverá entrar em contato com o setor de Contas Médicas da Unimed Cascavel.
1.5 Assim que o prestador possuir acesso ao sistema, ele poderá ser acessado da seguinte forma: Clique aqui.
Componente organizacional (Fevereiro/2021): Clique aqui
Componente de Conteúdo e Estrutura (Maio/2020): Clique aqui
Componente de Representação de Conceitos em Saúde (Fevereiro/2021): Clique aqui
Arquivos auxiliares (Fevereiro/2021): Clique aqui
Solicitações de aprimoramento do Padrão (Março/2021): Clique aqui
Documentos para solicitar o aprimoramento do Padrão TISS: Clique aqui

Regras de preenchimento das guias TISS

Preenchimento SADT - Prestador: Clique aqui
Plano de Contingência: Clique aqui
Fluxo Prestador para Operadora: Clique aqui 
Fluxo Operadora para Prestador: Clique aqui