‘Saúde mental, o momento é agora’: Unimed Cascavel oferece palestra a idosos e colaboradores

        02 de fevereiro, 2024

 
Participantes do programa Idoso Bem Cuidado e colaboradores da Unimed Cascavel estiveram no auditório do Espaço Viver Bem, no fim da tarde desta quarta-feira, onde participaram de uma palestra que fechou o Janeiro Branco, movimento que adota o primeiro mês do ano para alertar a população sobre a saúde mental.
Em nome da prevenção, a Cooperativa considera que o tema deve estar em foco durante todos os dias do ano, assim como a saúde física. Por isso, propõe um diálogo aberto e sem preconceitos sobre o assunto. “É importante entender as próprias emoções, mas também as emoções das pessoas que estão ao redor, agindo de maneira respeitosa e acolhedora para que a gente possa quebrar tabus, conversar abertamente e fortificar a promoção da saúde mental para pessoas de todas as idades, desde crianças até os idosos, durante o ano inteiro”, destaca a psicóloga Ariella de Sousa, que conduziu a palestra com o tema “Saúde Mental: o momento é agora”.
Com essa meta de normalizar o diálogo sobre a saúde mental, foi destacado que as aflições emocionais podem ter muitos nomes e que todo mundo as sente em algum momento da vida, mas pouca gente reconhece. “Ainda precisamos desmistificar temas e quebrar preconceitos que as pessoas têm. Por exemplo: muita gente ainda tem receio de admitir que sente emoções não agradáveis ou mesmo falar desse tema. Precisamos oferecer ferramentas para lidar com essas emoções. Assim como a Unimed Cascavel cuida da saúde física, também promove a de prevenção quando o assunto é a saúde mental”, acrescentou a psicóloga.
Além da palestra, os participantes também participaram de um exercício de respiração para controle da ansiedade. A técnica “426”, recomendada pelo médico João Gabriel Barboza Rios, coordenador do Espaço Viver Bem, propõe 4 segundos para inspirar o ar, dois segundos para prender a respiração e outros seis segundos para soltar o ar lentamente.
A dona Marta Dias do Padro Lain aprendeu direitinho a técnica. A senhora de 68 anos está sempre atenta ao que precisa fazer para manter a saúde mental em dia. Isso inclui as caminhadas ao lado do marido, a vida social com os amigos, os projetos de medicina preventiva dos quais participa na Unimed Cascavel e também o auxílio de profissionais da saúde, quando necessário. Tudo sem o menor tabu. “Eu já gosto muito do programa Idoso Bem Cuidado, do qual eu e meu marido participamos todas as terças e quintas-feiras, aqui na Unimed. Hoje ainda tivemos essa palestra tão importante sobre saúde mental. Eu mesma já tive pequenas crises de pânico no trânsito. Cheguei a pensar que fosse frescura, mas entendi que não existe frescura. Procurei ajuda profissional e estou melhor em relação a isso, que foi algo que nunca pensei que eu fosse ter. Mas somos humanos.”
Em janeiro, fevereiro, março ou em qualquer mês do ano, a Unimed Cascavel está a postos para cuidar do seu coração, dos seus olhos, da sua pela ou de qualquer órgão do seu corpo, mas também das suas emoções. Converse sobre sua saúde mental.
Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.