A importância da luz solar para a absorção da vitamina D

        26 de maio, 2023
Dizem que ela é a “vitamina do sol”, pois a ação da vitamina D no corpo humano depende da exposição (sem excessos) à luz solar. Na reportagem desta semana, saiba mais sobre a importância da luz do sol para o seu organismo aproveitar a vitamina responsável pela absorção do cálcio, manutenção de ossos e dentes, além do fortalecimento dos sistemas muscular e imunológico. Boa leitura!
Ela não é qualquer uma
Diferentemente das demais, a vitamina D não é obtida apenas por meio dos alimentos. Sua produção ocorre no próprio organismo (no nível da pele) pela ação da radiação ultravioleta. O problema é que a vida moderna, quase sempre vivida em espaços internos, impedem a incidência saudável à luz do dia, o que tem levado cada vez mais pessoas a sofrerem de deficiência de vitamina D, o que pode ser muito prejudicial à sua saúde.
• Fortalecimento de ossos e dentes - O cálcio e o fósforo não são incorporados instantaneamente pelo corpo humano. Eles precisam da vitamina D como recurso para isso, pois é ela quem regula a quantidade desses elementos no intestino. Isso significa que, ao identificar que a quantidade dos sais está adequada às necessidades do corpo, a vitamina D impede seus excessos. Mas quando eles estão em baixa, ela auxilia na absorção.
• Prevenção ao diabetes - A vitamina D mantém a saúde do pâncreas, regulando a sua sensibilidade na criação de insulina. Uma vez que todo esse processo funciona bem, as chances de desenvolvimento de diabetes diminuem. 
• Melhora o sistema imunológico - A influência dessa vitamina no sistema imunológico é alvo de estudos há décadas. Resultados dessas pesquisas mostram que ela mantém o sistema imunológico resistente por meio do fortalecimento das células de resposta aos microrganismos invasores. Isso faz com que essa vitamina seja considerada uma ótima forma de prevenção de doenças oportunistas, como gripes e resfriados.
• Redução de inflamações autoimunes - Estudos divulgados pela Revista Brasileira de Reumatologia mostram que a vitamina D ajuda na prevenção e combate de doenças autoimunes, como: psoríase, artrite reumatoide, doença inflamatória do intestino e lúpus.
• Fortalecimento da musculatura - A vitamina D participa da formação de novas células e fibras musculares. Assim, proporciona aumento na força muscular, auxiliando também na prevenção de quedas e lesões, principalmente entre a população idosa.
•  Melhora da saúde circulatória - Um nível saudável de vitamina D no corpo ajuda a prevenir doenças cardiovasculares como hipertensão, infarto, derrame e aterosclerose. Inclusive, também pode atuar na proteção da pressão arterial e no controle das contrações do músculo cardíaco.
Absorção
Cerca de 90% de toda vitamina D consumida pelo corpo é fornecida pelos raios ultravioletas B (UVB). Ao atingirem a pele, uma parte específica da luz solar transforma uma proteína (a 7-dehidrocolesterol) em uma pré-vitamina e, posteriormente, na vitamina D3. A partir daí, ela parte para o fígado, onde é convertida em outro elemento: o calcidiol. Essa substância funciona como indicador dos níveis da vitamina no organismo. Por fim, chega aos rins, onde sua forma ativa é obtida. 
Esse nutriente pertence ao grupo das vitaminas lipossolúveis. Isso significa que ela é absorvida na presença de gordura e é, geralmente, transportada por lipoproteínas ao fígado e tecido adiposo, onde é armazenada para uso. Então, sempre que necessário, ela pode ser mobilizada pelo corpo. Inclusive, por ser obtida, principalmente, pela exposição à luz solar, pode ser difícil determinar quanto tempo dura o “estoque” no nosso organismo. 
E acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, a recomendação diária é de cinco a dez minutos de exposição à luz do sol, entre 10h e 16h
Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.