Autismo: Equipe da Secretaria de Educação de Cascavel visita o projeto Abraçar da Unimed Cascavel

        10 de junho, 2022

Profissionais da Secretaria de Educação de Cascavel estiveram nesta quinta-feira (9) no Centro de Atenção à Saúde (CAS) da Unimed Cascavel para dividir experiências com a equipe do projeto Abraçar, que oferece acompanhamento multiprofissional a crianças beneficiárias da cooperativa de saúde e que tenham diagnóstico confirmado de Transtorno do Espectro Autista (TEA). O encontro foi considerado um momento importante para afinar o que a Unimed considera um tripé essencial para o bom desenvolvimento dessas crianças. “A gente realiza um tripé entre a escola, a terapia e a família. Quanto mais os personagens desse tripé estiverem envolvidos, mais a criança vai evoluir, vai adquirir habilidades tanto dentro quanto fora do projeto”, disse Natalia Porcel Sommacal, pedagoga do projeto da Unimed Cascavel.

A pedagoga da Cooperativa explicou que faz visitas às escolas onde estudam participantes do projeto para avaliar questões comportamentais e de relacionamento dos pacientes com outros alunos. “Na escola, observamos que as crianças têm dificuldade social, não apresentam muitos vínculos e não querem brincar em grupo. Por isso, destacamos a importância da direção e dos professores estimularem a socialização e ensinar comportamentos corretos que substituam os as atitudes inadequadas das crianças.”

Além disso, o projeto Abraçar também tem um trabalho especial com os pais dos autistas: “Temos um acompanhamento em que a gente consegue fornecer aos pais conseguimos fornecer aos pais orientações e manejos para fazer em casa com o objetivo de generalizar o que a criança aprende na terapia e na escola”, acrescenta a pedagoga.

Luciana Valquíria Nascimento, coordenadora pedagógica na divisão de Educação Especial da Secretaria de Educação de Cascavel, elogiou as iniciativas da Unimed Cascavel. “Nós avaliamos este projeto da Unimed Cascavel como muito positivo para beneficiar as crianças autistas beneficiárias e que estão matriculadas na rede pública do município. Atualmente, fazemos a avaliação psicoeducacional dos alunos matriculados e que tenham diagnóstico de autismo e outras deficiências. Essas crianças são encaminhadas para o atendimento educacional especializado em sala de recurso multifuncional e com atendimento de reforço de professor de apoio pedagógico.”

A coordenadora também destacou as três bases para o apoio à criança autista. “Essa troca de experiências é muito importante. Quando o tripé formado pela saúde, pela educação e pela família está funcionando, isso é muito positivo.”

Abraçar

Para participar do projeto, é preciso ser beneficiário (a) Unimed Cascavel, estar na faixa de um a sete anos de idade e diagnóstico confirmado de Transtorno do Espectro Autista (TEA). Após uma avaliação, a criança começa a participar dos encontros diários, realizados de segunda a sexta-feira, cada um com 1h40 de duração. 

Cuidar de você. Esse é o plano.