Bioética é tema de mais um módulo de capacitação da Rede de Cuidados Continuados da Unimed Cascavel

        16 de julho, 2019

O grupo de profissionais da saúde que formará a Rede de Cuidados Continuados da Unimed Cascavel participou de mais um módulo de capacitação da RCC. Os temas foram os dilemas bioéticos e a judicialização dos casos que envolvem os cuidados paliativos, relativos à qualidade de vida de pacientes diagnosticados com doenças incuráveis.

Nos dias 12 e 13 de julho, cerca de 30 pessoas, entre médicos, enfermeiros e psicólogos, discutiram temas cercados de tabu e polêmica, a exemplo da manifestação da vontade do paciente ou mesmo do testamento vital, que busca assegurar dignidade, qualidade e valor da vida diante de uma situação de doença grave em que a decisão sobre seus cuidados não esta mais em suas mãos. 

A negação a morte no mundo contemporâneo e o quanto isso implica nas decisões éticas foi o tema da aula ministrada pela psicóloga Daniela Cristina Rodrigues Bernardes, do Grupo Asas. “Eu considero esse um tema extremamente importante, pois os médicos lidam com isso no dia a dia. Se eu entendo como lidar com a minha própria finitude, também consigo lidar melhor com a finitude do outro. Por isso, pretendo sensibilizá-los sobre como eles lidam com a própria morte, falando da negação da morte, e o quanto isso implica nas decisões para que eles possam ser mais assertivos.” Explica a psicóloga.

Entre as palestrantes também estava a advogada Luciana Dadalto, doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Dadalto falou sobre os aspectos éticos e legais nos cuidados paliativos. “Os médicos lidam diariamente com dilemas bioéticos e com o crescimento constante da judicialização na saúde. Portanto, o objetivo desta aula é dar mais segurança aos profissionais. Com o conhecimento jurídico, eles têm mais embasamento para tomar decisões”, afirma a doutora.

Por sua vez, a médica cirurgiã Tariane Friedrich Foiato Manetti, cooperada da Unimed Cascavel, falou sobre a importância do conteúdo bioético na prática clínica. “O conteúdo de hoje é importante para todo médico, pois ele se depara com essas questões éticas na tomada de decisões em qualquer caso clínico. Conversar sobre isso nos deixa mais seguros para tomar decisões humanas, éticas e legais”, reforça a cirurgiã.

O médico acupunturista e coordenador do SOS Unimed, Oswaldo Luís Garcia Fagundes, foi um dos participantes do módulo. “Em meio aos cuidados paliativos, há vários pontos de vista éticos e jurídicos a serem considerados. Diante disso, nós médicos nem sempre sabemos como tomar a decisão mais correta para o paciente e que evite a judicialização. Neste encontro aprendemos de fato a lidar melhor com isso”, resume.

RCC

A Rede de Cuidados Continuados é um sistema composto por todas as modalidades de atendimento em cuidados paliativos (hospitalar, ambulatorial e domiciliar) conduzido por equipes capacitadas para lidar com as demandas físicas, psicossociais e espirituais apresentadas por cada paciente e/ou família. Estas modalidades estão obrigatoriamente inseridas em um sistema completo de atendimento em rede, com monitoramento, gerenciamento de risco, reabilitação de curto prazo e desospitalização moderna e segura.

Cuidar de você. Esse é o plano.