Carnaval e saúde: Como se proteger nos dias de folia?

        16 de fevereiro, 2023

 
A “folia” de Carnaval começa oficialmente nesta sexta-feira (17), mas a maior festa popular brasileira não pode fazer da sua vida (e especialmente da sua saúde) uma bagunça. Por isso, o artigo de hoje dá orientações valiosíssimas para você aproveitar o feriado (e as festas) com saúde. Boa leitura!
Bebida
Antes de sair de casa, pense no seu limite. Relembre as vezes em que se deu mal ao abusar do álcool e as consequências que isso trouxe. Estabeleça uma quantidade SEGURA e não perca isso de vista.

Outra dica é intercalar o consumo com água, que hidrata e impede a alta concentração de álcool no sangue. De preferência, beba mais água (pode ser de coco) do que qualquer bebida alcoólica.
Outras dicas essenciais:
• Não misture bebidas alcoólicas
Não misture bebidas com medicamentos
• Não beba de estômago vazio
• Se já passou por tratamento para dependência química, fique longe do álcool
• E leia com atenção o próximo tópico!

Trânsito
É muito mais do que uma questão prevista em lei. Não misture álcool e direção pelo bem da sua vida e da vida de outras pessoas. A principal causa de morte entre jovens de 16 a 20 anos são os acidentes de trânsito associados às bebidas alcoólicas. Em relação às pessoas com mais de 21 anos de idade, a prevalência é o dobro. Por quê? O consumo de álcool inibe a liberação de neurotransmissores responsáveis pela plena coordenação motora e pelo autocontrole (incluindo reflexos mais lentos), o que potencializa em alta escala os riscos de acidentes.
Comida
Para aproveitar tudo com boa disposição (antes, durante e depois), siga estas dicas:
• Faça pelo menos quatro refeições por dia
• Controle o consumo de alimentos gordurosos (frituras, salgadinhos, etc.)
• Dê preferência às carnes brancas e magras, grelhadas, assadas ou cozidas (mais fáceis de serem digeridas)
• Para auxiliar na digestão, consuma frutas, verduras e legumes
• Sobremesas refrescas são ótimas opções, a exemplo de frutas, gelatinas, sorvete de frutas ou compotas geladas
• Beba de dois a três litros de água por dia. Sucos de fruta, água de coco e isotônicos (em caso de muito suor) também são importantes.

Sexo seguro
O uso de camisinha em qualquer relação sexual (antes, durante ou depois do Carnaval) é a melhor maneira de prevenir-se contra Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), além de evitar casos de gravidez indesejada.
A camisinha oferece uma barreira eficaz para evitar o contato com bactérias e vírus transmissores das mais diversas ISTs. HIV/Aids, HPV, gonorreia, herpes genital, hepatites B e C e sífilis são exemplos de infecções que devem ser evitadas por meio do uso de preservativos sexuais.
Festeje com responsabilidade. Celebre com saúde!
Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.