Dia do Meio Ambiente: Unimed Cascavel promove ações pelo planeta e pelas pessoas

        05 de junho, 2020

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado oficialmente em 5 de junho e é sempre um convite para a população do planeta inteiro refletir sobre assuntos ambientais, que incluem a  preservação dos recursos naturais da Terra. A Unimed Cascavel está constantemente envolvida com esse tema e coloca em prática diversas ações ligadas ao combate do descarte inadequado de lixo, à falta de coleta seletiva e projetos de reciclagem, ao consumo exagerado de recursos naturais, ao desmatamento, ao uso de combustíveis fósseis, ao desperdício de água e ao esgotamento do solo.

As práticas de meio ambiente são consolidadas na cooperativa por meio da Política de Responsabilidade Ambiental e Sustentabilidade, que faz o mapeamento de todos os resíduos produzidos na Unimed Cascavel e a devida destinação correta para cada item. Todas as ações descritas a seguir têm o objetivo de reduzir os impactos no meio ambiente:

• Coleta Seletivas: Separação do lixo orgânico e reciclável (disponível em todos os setores e refeitórios da cooperativa).
• Coletor Unimed:  Coletor de cartão PVC, pilhas e baterias, tampinhas plásticas e lacres (disponível nas recepções da sede, do Centro de Atenção a Saúde  e na Unimed Ubiratã).
• Coletor de medicamentos vencidos: Disponível para os cooperados e colaboradores.
• Coletor de óleo de cozinha: Disponível para os cooperados e colaboradores.
• Consumo consciente: Cada colaborador recebe uma caneca, uma garrafinha e um mexedor de porcelana para uso diário nas dependências da empresa.
• Coleta de lixo eletrônico: Disponível para os cooperados e colaboradores.
• Reciclagem de banners/lonas, bem como a destinação correta das lâmpadas utilizadas na cooperativa.

Estrutura sustentável

Além das ações de descarte correto, a estrutura da cooperativa é considerada sustentável, contando com poço artesiano, captação da água da chuva, calçadas ecológicas, climatização de ambientes feita por meio de aparelhos de ar condicionado que operam pelo sistema VRF (Fluxo de Gás Refrigerante Variável), que oferece o máximo de conforto térmico, com 40% de economia no consumo de energia.

Desde 2018, todas as impressoras da Unimed Cascavel são compartilhadas. Desde a instalação, elas reduziram em 36% o número de impressões. Quanto à iluminação, o uso de lâmpadas de LED é até 50% mais econômico. Além disso, com as placas solares instaladas em 2018 foi possível economizar 64,3 toneladas de CO2 e 1.649 árvores foram poupadas.

Mexedores plásticos

No início de 2020, a Unimed Cascavel entregou a cada colaborador (a) uma colher de porcelana para substituir os mexedores plásticos. O item passou a fazer parte do kit composto por uma caneca e um squeeze entregue a todos os profissionais da cooperativa. A medida já deu resultados, que serão percebidos ainda mais até o fim deste ano. Enquanto em 2019 foram usados 72.500 mexedores plásticos, a estimativa para 2020 é de que o número caia para 20 mil. Isso representa um total de 52.500 mexedores plásticos que deixaram de ir para o lixo.

Contra a dengue

No dia 5 de junho, em comemoração pelo Dia Mundial do Meio Ambiente, os 272 colaboradores da Unimed Cascavel receberam sementes de uma planta que vem sendo utilizada em várias cidades brasileiras como ferramenta no combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite o vírus da dengue. As flores da Crotalária-juncea atraem libélulas, que são predadoras naturais do Aedes. As sementes foram entregues com cartões contendo detalhes sobre o cultivo.


 

Lixo eletrônico

O setor de Sustentabilidade da Unimed Cascavel promoveu ainda a Campanha do Lixo Eletrônico, realizada entre os dias 1º e 5 de junho, arrecadando aproximadamente 50 kg de materiais que foram corretamente destinados.

ODSs

Todas essas ações ambientais da cooperativa estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável:

• ODS7 – Energia Limpa e Acessível
• ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis
• ODS 12 - Consumo e produção sustentável

“A Unimed acredita que a preservação do meio ambiente depende muito da sensibilização dos indivíduos de uma sociedade. A cidadania deve contemplar atividades e noções que contribuem para a prosperidade do meio ambiente”, afirma a coordenadora Tatiane Trespach, do setor de Sustentabilidade da Unimed Cascavel.

Responsabilidade ambiental. Esse é o plano.