Doe lacres. Doe tampinhas: Unimed Cascavel arrecada quase 4,5 toneladas até agosto

        16 de agosto, 2023

 
Em 2023, a campanha “Doe lacres. Doe tampinhas”, da Unimed Cascavel, chega à décima edição. Para marcar esse aniversário emblemático, reportagens especiais mostram personagens envolvidos nessa iniciativa que converte lacres de latinhas de alumínio e tampinhas plásticas de todos os tipos em cadeiras de rodas a serem doadas para entidades assistenciais. É um trabalho coletivo do qual você também pode participar!
Na reportagem deste mês, conheça a história da família Zuchinalli. Diferentemente dos outros personagens que já mostramos – que precisavam de cadeira de rodas – desta vez o benefício maior é para a saúde de quem entrou nessa ação como doador.
Uma história de pai e filho

Altiéres Zuchinalli mora em Laranjeiras do Sul e é entregador de produtos vendidos pela internet. Em uma das entregas, ele foi até a casa da dona Tânia Caleffi, uma senhora que juntava lacres e tampinhas para uma campanha apoiada pela empresa onde a filha trabalha. Altiéres perguntou detalhes sobre o destinatário final dos itens e descobriu que se tratava da campanha promovida pela Unimed Cascavel.
O entregador voltou para casa e contou o episódio para o filho Raul, um menino de 12 anos diagnosticado com depressão. Em seguida, a informação chegou até a escola onde o garoto estuda, onde a professora Sirlei Fátima Kurta decidiu criar um projeto entre os alunos. “Esboçamos os tópicos, traçamos metas e objetivos e começamos a arrecadar as tampinhas. É uma iniciativa dentro de um propósito de sustentabilidade do planeta, de preservação ambiental e de fazer alguma coisa em prol do próximo”, conta a professora.



 
A partir daquele momento, arrecadar lacres e tampinhas passou a ser uma missão do Raul. “Essa ideia dele se sentir útil fez ele melhorar muito da depressão. De tão empenhado que a gente estava, procuramos os catadores de recicláveis aqui da cidade e, com eles, meu filho viu na prática o que é a solidariedade. Aqueles homens e mulheres, em meio a tanta dificuldade, separavam as tampinhas para ajudar outras pessoas. Isso foi um incentivo para o Raul, que começou a focar nisso e se sentir cada vez melhor”, conta o pai.
A mobilização da escola e das empresas de Laranjeiras do Sul resultou em cerca de 250kg só de tampinhas plásticas, sem contar os lacres de latinhas. Eles entregaram os itens ao Lions do Clube de Cascavel, em uma das vindas à cidade, onde o menino faz acompanhamento médico. “A prática da separação do lixo em nome da sustentabilidade sempre fez parte da rotina da nossa família. Agora percebemos o quanto isso faz bem para os outros e para nós mesmos”, revela o entregador.
4,5 toneladas!

 
Desde o início da 10ª edição da campanha da Unimed Cascavel, em fevereiro de 2023, 4,48 toneladas já foram arrecadadas. A meta é atingir a marca de 5,5 toneladas até 31 de janeiro de 2024. Para alcançar esse número, a Cooperativa conta com a ajuda de toda a sociedade.
No dia 16 de maio, colaboradores da Unimed Cascavel estiveram no Colégio Cívico Militar do Brasmadeira, onde apresentaram a campanha em um bate-papo para alunos de Administração e também da Escola Pintando o 7. Ao todo, pelo menos 235 crianças e jovens ouviram as explicações sobre a importância da ação.
Estudantes Universitários também estão engajados. Cerca de 200 acadêmicos dos cursos de Administração, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas da Unioeste participaram da 2ª Gincana Sustentável, que ofereceu premiação aos grupos que mais arrecadaram itens a serem repassados para a Unimed Cascavel. A meta da gincana era arrecadar 390 kg, mas os participantes ultrapassaram a marca e chegaram aos 575,75kg de lacres e tampinhas.
Solidariedade sem divisas
Você já viu no início desta reportagem que a iniciativa da Unimed Cascavel vem conquistando pessoas de outras cidades. Além da família Zuchinalli, de Laranjeiras do Sul, a ação contou com a ajuda de colaboradores da Corteva Agriscience de Toledo. A empresa também desenvolveu uma gincana, chamada de “Semeando Mobilidade”, com o intuito de reforçar a consciência socioambiental de colaboradores. Ao longo de dois meses, 114 pessoas arrecadaram 485,2 kg de lacres e tampinhas. Os itens foram entregues à Cooperativa pela comissão organizadora da gincana, composta pelos colaboradores Daiara Forlin, Gracieni Piacentini, Darci da Fontoura, Mariana Lüdtke, Jaciara Gonçalves e Jeferson Zuffo.
“A nossa unidade fica em Toledo, e nós chegamos a procurar projetos daqui, mas, como temos muitos colaboradores que moram em Cascavel e a Unimed Cascavel tem essa campanha tão bem estruturada, decidimos fazer essa parceria. Temos a prática da sustentabilidade, da empatia, da inclusão, da diversidade e da promoção da acessibilidade como valores corporativos e percebemos que a Unimed Cascavel também luta por isso”, explicou Daiara Forlin, analista de Conformidade Legal da Corteva Agriscience de Toledo.

 
10ª edição
As cadeiras que serão adquiridas com o valor da revenda dos itens serão repassadas para entidades escolhidas por meio de uma enquete que contou com mais de 700 votos.
• Paradesporto de Cascavel (225 votos)
• Apae de Cafelândia (179 votos)
• Uopeccan de Cascavel (78 votos)
• Lar dos Velhinhos de Ubiratã (60 votos)
• Apae de Ubiratã (44 votos)
• Lions Clube de Cascavel (39 votos)

Ubiratã
Uma campanha paralela, em apoio com o Rotary Club e com o Lions Clube de Ubiratã está sendo realizada para beneficiar essas duas entidades do município.
Aqui tem solidariedade. Aqui tem sustentabilidade. Aqui tem Unimed.