Estímulo, homenagem e ações marcam o primeiro semestre do Coral Rouxinol da Unimed Cascavel

        30 de maio, 2022

As ações da Unimed Cascavel voltadas às crianças e adolescentes do Coral Rouxinol estão bem afinadas neste primeiro semestre de 2022. Neste ano, a Cooperativa colocou em prática o projeto Jovens de Futuro, que oferece aos adolescentes com mais de 12 anos de idade oportunidades de desenvolvimento para se aperfeiçoarem para o futuro mercado de trabalho e, assim, aumentarem as chances de melhorar de vida.

Em parceria com a Faculdade Unimed, a Cooperativa ofereceu cursos on-line para os participantes do coral.

“Buscamos desenvolver a criatividade, a inteligência emocional, a pensar fora da caixa, a lidar com o bullying e a estimular competências emocionais. Além disso, daremos orientações para elaboração e apresentação de currículo”, explica a colaboradora Maria Carolina Pedro, responsável pelo Coral Rouxinol.

Nestes primeiros cinco meses de 2022, em parceria com o Sesc, a Relicário Psicologia e Desenvolvimento Humano e com as equipes de Medicina Preventiva do Centro de Atenção à Saúde (CAS) da Unimed Cascavel, também foram oferecidas palestras, bate-papos e oficinas sobre saúde, habilidades emocionais, higiene e primeiros socorros. Além disso, o setor de Sustentabilidade está em fase de planejamento dos próximos temas que serão abordados.

Na Páscoa, uma ação especial ofereceu momentos lúdicos durante a pintura de casquinhas de ovos. Os pequenos cantores receberam uma caixinha com dois ovinhos de colher.

Coral Rouxinol

Quando a Unimed Cascavel se compromete a cuidar das pessoas, amplia esse conceito para muito além do cuidado físico. A saúde social e cultural são metas que a Cooperativa busca atingir por meio de projetos cuidadosamente planejados e executados no dia a dia. Esse é o nosso Jeito de Cuidar.

O Coral Rouxinol proporciona atividades gratuitas de cultura, lazer, cuidados com a saúde, comemorações em datas festivas, orientações comportamentais, atividades com os pais/responsáveis e a inserção de adolescentes no mercado de trabalho.

Mais de 600 meninos e meninas já aprenderam as técnicas e soltaram a voz neste projeto. Atualmente, o grupo é composto por 43 vozes de idades entre 6 e 15 anos e é regido pela maestrina Clarice Engelmann de Rossi, com a participação do tecladista Vinícius de Rossi.

Os ensaios ocorrem todas as quartas-feiras, no Eureca I. Em 2022, a primeira apresentação foi na abertura do evento "Violência sexual contra crianças e adolescentes: aspectos legais e pedagógicos", realizado em parceria com a Unioeste, em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A próxima apresentação será no dia 10 de maio, no auditório da Prefeitura de Cascavel, durante o VIII Seminário Municipal de Sensibilização ao Enfrentamento e Erradicação do Trabalho Infantil”.

“Podemos perceber uma melhoria no comportamento em relação aos questionamentos. Eles perguntam, tiram dúvidas, participam dos encontros e se dedicam, além de ficarem felizes com a nossa presença no desenvolvimento individual e coletivo”, finaliza a colaboradora Maria Carolina Pedro.

Responsabilidade social. Esse é o plano.