Gestão 2021-2024 da Unimed Cascavel celebra conquistas no período mais desafiador da história do cooperativismo médico

        15 de março, 2024

 
O término do ciclo de gestão 2021-2024 da Unimed Cascavel deixa um legado importante de conquistas no período considerado o mais desafiador da história do cooperativismo médico brasileiro. A expansão da carteira, o controle de custos assistenciais, as negociações com prestadores, o investimento em inovação e a inauguração de um espaço exclusivo para a prática da medicina preventiva estão entre as principais heranças de uma gestão comprometida com a sustentabilidade e a excelência em atendimento e gestão.
Mas, para compreender as vitórias da singular localizada no Oeste do Paraná, é preciso voltar no tempo e recapitular acontecimentos que afetaram o mundo.
O começo

 
O início do ciclo 2021-2024 traz à memória um momento dramático da humanidade: 2021 marcou o auge da pandemia de covid-19. No Brasil, aquele ano teve o registro de 195.725 óbitos pela doença, conforme relatório do Ministério da Saúde, que contabiliza tanto os números do sistema público quanto particular.
Foi nesse cenário complexo que um novo time assumiu a diretoria da Unimed Cascavel, já sob o alerta de que uma demanda represada de atendimento em consequência do lockdown estava prestes a elevar a sinistralidade para índices preocupantes. De fato, os meses e anos seguintes confirmaram tal previsão, conforme dados apontados pelo Núcleo de Informações Estratégicas da Unimed Cascavel.
A medida que a vacina contra a covid avançava pelo país, aumentando a sensação de proteção entre os brasileiros, o retorno às atividades rotineiras estimulou a população a retomar também as idas ao médico, revelando um novo comportamento entre os contratantes de planos de saúde, que passaram a agendar consultas e exames com uma frequência exponencialmente maior do que antes da pandemia. Além disso, os custos assistenciais cresceram acima do normal. Em consequência, os balanços financeiros da Cooperativa passaram a depender de reservas para cobrir as atividades.
Esses momentos fizeram nascer a oportunidade de dar um novo sentido ao senso de cooperativismo a partir da mobilização geral, não só dos setores de inteligência e estratégica, mas de todas as áreas da Singular, que se uniram para reforçar o pilar central do Planejamento Estratégico 2021-2024: a sustentabilidade do negócio.
O legado
Medidas administrativas foram adotadas para o corte de gastos, a exemplo da suspensão de eventos, entre outras atitudes que possibilitaram à Cooperativa ser a Unimed de médio porte com o menor índice de despesa administrativa do Paraná. A rede de cooperados também foi acionada para compreender a situação e engajar-se na meta de reduzir a sinistralidade e, consequentemente, os custos assistenciais. Tais medidas tiveram destaque em 2023, especialmente quanto à indicação de exames sem justificativa clínica.

 
A negociação transparente com os prestadores de serviços em saúde que mais costumam onerar as contas da Cooperativa foi salutar para todos, revendo números e reanalisando a cultura de oferecer exames e procedimentos conforme exigência dos pacientes, em detrimento das evidências médicas. O resultado dessas negociações comprovou o espírito responsável e cooperativista que rege toda a cadeia prestadora de saúde da Unimed Cascavel.
Durante todo o ciclo, inovar foi o verbo que conduziu as ações em todos os setores da Singular. A cultura da inovação foi inserida no Planejamento Estratégico e passou a ser naturalmente adotada pelo time de colaboradores. O cultivo de atitudes inovadoras rendeu prêmios:

 
• Prêmio Inova+Saúde (2021 e 2023): Reconhecimento aos exemplos de sucesso entre as cooperativas do Sistema Unimed.
• Prêmio Empresa Inovadora – Cooperativismo (2023): Assinado pela Viasoft, com o incentivo do Governo do Paraná e realizado pela Haze Shift Consultoria.
Além desses, outros 12 prêmios foram recebidos no período, nas áreas de Gestão, Atendimento, Marketing/Comunicação e Sustentabilidade. 

Em 2023, também houve um investimento importante para a inauguração do Espaço Viver Bem e ampliação do atendimento nos Centros de Atenção à Saúde (unidades de Cascavel e de Cafelândia), absorvendo parte da demanda e permitindo um freio na sinistralidade. Isso representa uma conquista significativa, mesmo em um período de desafios.
EVB

 
O Espaço Viver Bem é um centro multidisciplinar voltado à promoção da saúde e prevenção de doenças. Na estrutura de 3.100 m² são oferecidos os programas de Medicina Preventiva (Saúde Corporativa, Idoso Bem Cuidado, Na Medida, Na Medida Kids, Cegonha e Antitabagismo), os atendimentos com a equipe multidisciplinar (Psicologia, Nutrição, Fonoaudiologia, Musicoterapia, Fisioterapia, Terapia Ocupacional e Integração Sensorial), além do Programa Abraçar, voltado ao acompanhamento especializado de crianças diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA).

 
Em 2024, o EVB passou a oferecer também o Nate – Núcleo de Acolhimento de Terapias Especiais, que oferece serviços como a identificação de atraso no desenvolvimento (família e escola), avaliação com médico especialista (pediatra, psiquiatra e neurologista) e com equipe multiprofissional (médico, psicóloga, fonoaudióloga e terapeuta ocupacional).
O Espaço Viver Bem, somado aos demais serviços próprios adotados pela Singular, resultaram em um custo evitado total de R$ 15.376.977,34, além de uma redução da sinistralidade superior a quatro pontos percentuais.  Os valores são relativos ao ano de 2023.
Sustentabilidade
Esse breve resumo representa o cerne do pensamento desta gestão, focada na sustentabilidade, por meio de uma gestão profissional. Juntos, trabalhamos arduamente para manter a Unimed Cascavel atuante e sustentável, tal qual como um corpo humano em plena saúde. A alta direção foi o cérebro, os cooperados foram os músculos, os prestadores foram os pulmões, os beneficiários foram o nosso oxigênio e os colaboradores foram o coração da Cooperativa.
 

 

 
Agimos incessantemente em nome da missão de valorizar o trabalho médico, atendendo os beneficiários de forma humanizada, com foco no cuidado e na experiência do cliente, promovendo soluções tecnológicas em saúde preventiva, curativa e em cuidados continuados, mantendo a sustentabilidade e a inovação, atuando de forma responsável e resolutiva. Assim, chegamos ao ano de 2024 sendo uma operadora responsável e de referência, aprimorando a cada ação os modelos de qualidade e ESG (Environmental, Social and Governance).
“Esse desenvolvimento sustentável percorre nossas veias e é o que nos dá vida hoje e continuará nos fazendo viver. Permanecemos atentos ao cenário econômico, dispostos ao trabalho, conscientes dos desafios, solidários às pessoas e cuidadosos com o planeta. O nosso Jeito de Cuidar é construído com humanidade, profissionalismo, talento, respeito, honestidade, transparência, comprometimento, amor e cooperativismo. Enxergamos agora e no futuro as oportunidades e os novos desafios. Crises geopolíticas no mundo, cenários polarizados, fenômenos climáticos ameaçadores, o predomínio de novas tecnologias, as necessidades humanas e tantos outros pontos de atenção diagnosticados nos radares empresariais também estão sob a nossa atenção. A união de mentes nos fortalece para seguirmos pelos caminhos que escolhemos seguir: bom para a Cooperativa, bom para as pessoas e bom para o planeta”, finaliza o médico Luiz Sérgio Fettback, diretor-presidente da Unimed Cascavel durante o ciclo 2021-2024.
 

 
Aqui tem cooperativismo com transparência. Aqui tem cooperativismo com excelência. Aqui tem Unimed.