Hi Kyung Ann: cooperada da Unimed Cascavel é homenageada com título de cidadã honorária

        10 de fevereiro, 2023

 
Dona de uma simpatia única e de uma conversa fácil, a médica Hi Kyung Ann - cooperada da Unimed Cascavel desde 1989 - foi homenageada na tarde  desta quinta-feira (09) com o título de cidadã honorária da cidade. A placa foi entregue em uma sessão na Câmara Municipal de Cascavel. A reverência foi proposta pelo vereador Serginho Ribeiro e aprovada por unanimidade pela Casa. “Este é um reconhecimento pelo belíssimo trabalho da Dra. Hi ao longo de toda a história dela. Diz respeito a tudo o que ela vem desenvolvendo em favor da população e do carinho e do respeito que cada paciente tem por ela. Esta placa é um símbolo de reconhecimento da luta pelos pacientes que ela já operou e por todo o esforço dela na medicina”, disse o vereador.

Hi Kyung Ann
Nascida em abril de 1953 na cidade de Incheon, na Coreia do Sul, Hi Kyung Ann ainda era adolescente quando veio para o Brasil com a mãe e os irmãos para juntar-se ao pai, que havia imigrado sozinho para São Paulo dois anos antes. A viagem de navio durou 78 dias. Formou-se em Medicina em 1979 pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e fez especialização em Nefrologia.

 
Pioneirismo
Em janeiro de 1984 veio morar em Cascavel com a missão de formar a primeira equipe de transplante renal do oeste do estado. O primeiro procedimento foi realizado há 35 anos e com absoluto sucesso. O paciente está saudável até hoje.
“Depois de 39 anos aqui em Cascavel, trabalhando e fazendo somente as minhas obrigações, o vereador Serginho Ribeiro me perguntou se eu aceitaria o título de cidadã honorária. Eu falei que não, pois eu não fiz nada a mais do que a minha obrigação. Mas aí o meu marido falou: ‘Você tem que aceitar não por você, mas pelos jovens médicos que estão chegando. Pois você mostra que função de um médico não é só atender paciente, prescrever e receitar, mas existe uma ação humanitária também, a exemplo de cuidar do bem-estar de cada pessoa’. Então, com a ‘ordem’ do meu marido, eu aceitei e acho que está sendo legal, porque comecei a perguntar para as pessoas e todo mundo diz que eu mereço. Não sei da onde que mereço, mas dizem que mereço. Então, estou feliz por essa reação das pessoas”, conta a cidadã honorária, com uma humildade típica dos grandes seres humanos.

Merecimento

Pacientes e colegas de medicina reconhecem o legado de Hi Kyung Ann para a saúde do oeste do Paraná e para além das fronteiras. A médica auxiliou no tratamento de centenas de pacientes em cidades paraguaias, onde há uma grande colônia coreana. O trabalho já havia rendido uma homenagem pelo cônsul da Coreia do Sul no Paraguai.
“Eu conheço a Hi desde que ela chegou em Cascavel. É uma pessoa por quem eu tenho muito carinho e respeito. É uma profissional de altíssimo gabarito, uma pessoa que está sempre contribuindo com a sociedade. Penso que a Dra. Hi não é só uma médica. Ela integra o coletivo humano desta cidade, além de representar exatamente tudo aquilo que os médicos devem ser, ou seja, cada vez mais humanos e cuidadores”, elogia o amigo Jesus Viegas, presidente da Associação Médica de Cascavel.
O reconhecimento vem também dos pacientes gratos pelos cuidados que receberam. Há 15 anos o agente de segurança Vanilto de Pícoli foi diagnosticado com problemas renais que o levaram à hemodiálise e em seguida ao transplante renal, tudo pelas mãos talentosas da “Dra. Hi”. “Faço acompanhamento com ela até hoje. Acredito que a experiência de cuidado que ela teve comigo também é replicada para todos os pacientes que estão sob a supervisão dela. Por isso, acho mais do que justa essa homenagem que a cidade proporciona a ela, que é uma pessoa especial e diferenciada”, agradece.

Humildade
Mesmo no dia em que foi o centro das homenagens, a médica compartilha com todos o reconhecimento que recebeu: “Eu convivo com pessoas maravilhosas. Os meus colegas de trabalho é que me inspiram e eu só vou atrás deles, nada mais”, finaliza.

A Unimed Cascavel tem orgulho da história de amor à medicina e do carinho tão especial da Dra. Hi, que é um exemplo do Jeito de Cuidar Unimed.

Aqui tem medicina. Aqui tem orgulho. Aqui tem Unimed.