Idoso Bem Cuidado: Unimed Cascavel promove oficina de inclusão digital

        25 de outubro, 2021

Estar antenado às novas tecnologias não é somente para os mais jovens. Ferramentas práticas como celulares, tablets e computadores também fazem parte do dia-dia dos idosos. Em um mundo com muitas novidades, é até difícil manter o ritmo e se atualizar o tempo todo. Muitas vezes o aprendizado fica para depois ou é até ignorado durante a rotina.

Por isso, a Unimed Cascavel incluiu no projeto Idoso Bem Cuidado a Oficina de Inclusão Digital, em parceria com o Sesi. Os encontros reúnem profissionais para ensinar na prática a ter mais liberdade com o celular.


Fábio Miranda da Paz é estagiário no Colégio Sesi e ressalta a importância desse projeto: “O objetivo foi dar autonomia para eles irem se adaptando. Desde o primeiro dia ensinamos a enviar mensagens, salvar contatos e até mesmo como evitar e não acessar qualquer tipo de link”, completa.


A psicóloga Ariella de Sousa coordena o projeto e comenta sobre a abordagem em relação à segurança dos beneficiários na internet. “Nós mostramos tipos de mensagens que podem surgir e sempre suspeitar quando pedirem dinheiro ou para fazer uma transferência. É importante manter a calma e procurar alguém de confiança”, afirma.

Para a aposentada Valve Terezinha Soares Monte Blanco, a pandemia impediu muitos encontros pessoais e, com o uso de aplicativos de mensagens, eles puderam trocar contatos e fazer novas amizades. “É muito útil e agradável. A gente conhece pessoas novas e é ótimo estar se atualizando nesses programas, porque sempre está mudando e sempre tem coisa nova”, declara a participante do programa.


Depois der ter um retorno favorável e uma grande adesão por parte dos beneficiários, a Oficina de Inclusão Digital pode se tornar fixa e fazer parte de um dos módulos do Projeto Idoso Bem Cuidado da Unimed Cascavel.

Cuidar de você. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: