Programa Cegonha: Unimed Cascavel oferece workshop sobre introdução alimentar

        28 de março, 2024

 
Um grupo formado por 12 casais participou de uma Oficina de Introdução Alimentar oferecida pela Unimed Cascavel na terça-feira (26), no Espaço Viver Bem (EVB). O conteúdo foi voltado a pais e mães à espera da chegada dos filhos ou com bebês com idade próximas aos seis meses de vida. A condução ficou sob responsabilidade das nutricionistas Francielli Alves, da equipe multidisciplinar, além de Evelin Fragoso e Ana Zanola, do setor de Medicina Preventiva da Cooperativa. “Nós esclarecemos dúvidas que os pais tinham sobre essa fase da vida do bebê e ensinamos métodos de apresentação dos alimentos e maneiras de fazer o corte correto de frutas, por exemplo”, disse a nutricionista Ana Zanola.
 

 
Foram realizados exercícios práticos para papinha tradicional e método BLW (sigla de Baby-Led Weaning – Desmame Liderado pelo Bebê, que confere total autonomia ao bebê, dando-lhe todo o controle sobre a quantidade de alimento ingerido e o tempo de duração da refeição).
A fisioterapeuta Andressa Serafim e o gerente comercial Robson Luis Guzati estão vivendo a incrível experiência de serem pais pela primeira vez. A Melina completou cinco meses nesta quinta-feira (28) e mês que vem começará a provar os primeiros alimentos além do leite materno. “A gente tinha dúvidas sobre como funcionava na prática a introdução alimentar e qual seria o método mais correto. Na oficina a gente viu os diferentes métodos e que não existe um específico. Na verdade, é preciso ver com qual deles a Melina vai se adaptar melhor. Eu aconselho todas as pessoas a utilizarem esses serviços que a Unimed Cascavel oferece. Eles preparam muito bem a gente para a maternidade e paternidade, além de serem importantes na medicina preventiva. Acho excelente a Cooperativa oferecer esse tipo de serviço”, elogiou Andressa.
 

 
Introdução alimentar
Esta é uma fase importante na vida de um bebê, quando o leite materno ou fórmula deixam de ser a única fonte de nutrição e novos alimentos são introduzidos na dieta. Esse é um momento de descoberta e aprendizado tanto para o bebê, que experimenta novos sabores e texturas, quanto para os pais, responsáveis por garantir uma alimentação saudável e adequada.
Conforme a Organização Mundial da Saúde (OMS) a introdução alimentar deve começar por volta dos seis meses de idade. Antes disso, o leite materno ou a fórmula são o suficiente para atender todas as necessidades nutricionais. No entanto, cada caso pode ter particularidades. Por isso é importante seguir as recomendações de nutricionistas e pediatras. “A introdução alimentar é um complemento. É a fase de iniciar a apresentação dos alimentos, sem abrir mão do leite materno”, reforça Zanola.

 
A próxima Oficina de Introdução Alimentar está prevista para agosto de 2024. Fique atento às informações publicadas pelos canais oficiais da Unimed Cascavel.

 
Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.