Queimadura de sol? Confira o melhor a fazer!

        10 de janeiro, 2024

 
Sua pele pode sofrer queimaduras de leves a graves se ficar exposta ao sol intenso por muito tempo e nos períodos mais quentes do dia. Para evitar, barreiras físicas (como roupas e chapéus) e químicas (como protetores solares) são indispensáveis. Mas se você não teve esse cuidado e se torro ao sol, temos orientações que podem ajudar a aliviar os sintomas. É importante iniciar o tratamento o quanto antes!
A primeira coisa a fazer é sair do sol. Em seguida, siga estas dicas defendidas pela Academia Americana de Dermatologia (American Academy of Dermatology):
1 • Tome duchas frias frequentes para ajudar a aliviar a dor. Assim que sair da banheira ou do chuveiro, seque-se suavemente, mas deixe um pouco de água sobre a pele. Em seguida, aplique um hidratante para ajudar a reter a água. Isso alivia a secura.
2 • Use um hidratante que contenha aloe vera ou soja para ajudar a recuperar a pele queimada pelo sol. Evite a automedicação e, sempre que necessário, procure avaliação médica.
3 • Beba mais água. Uma queimadura solar atrai fluido para a superfície da pele e para longe do resto do corpo. Consumir mais água quando estiver queimado de sol ajuda a prevenir a desidratação.
4 • Se sua pele formar bolhas, procure avaliação médica. Pele com bolhas significa que você pode ter também uma queimadura solar de segundo grau. Não estoure, pois elas se formam justamente para ajudar a curar a pele e evitar infecções.
5 • Tome cuidado extra para proteger a área queimada durante a cicatrização. Se estiver ao ar livre, use roupas que cubram sua pele.
Se os sintomas forem muito desconfortáveis e se agravarem, não demore! Consulte um médico.
Aqui tem gente. Aqui tem vida. Aqui tem Unimed.