Retrospectiva 2021: Unimed Cascavel conclui atividades voltadas a cuidadores de idosos

        16 de dezembro, 2021

O público que atinge a maturidade está no alvo dos cuidados da Unimed Cascavel. A Cooperativa oferece uma extensa programação para formar e capacitar cuidadores de idosos por meio de palestras e cursos gratuitos para toda a comunidade. Em 2021, o projeto foi concluído com várias ações:

A última palestra do ano foi oferecida em novembro, quando mais de 30 pessoas aprenderam sobre artrite e artrose. O conteúdo foi conduzido pelo médico Emílio Aires Carvalho de Castro e pela nutricionista Gabriella Vieira.

Para cuidar de quem cuida, ao longo do ano inteiro a Unimed Cascavel ofereceu aos cuidadores encontros sobre saúde mental e emocional. Foram três encontros que incluíram vários temas, a exemplo da ansiedade, do medo e da importância da comunicação. “Essas atividades tiveram o intuito de abordar os aspectos da saúde dos cuidadores e ajuda-los a entender e lidar com esses temas no dia a dia, pois a missão de ser cuidador é sempre desafiadora”, explica a colaboradora Maria Carolina Pedro, do setor de Sustentabilidade da Unimed Cascavel.

Já o último Encontro de Cuidadores de Idosos de 2021 foi realizado no dia 9 de dezembro, no auditório da sede da Cooperativa, com a participação de 26 cuidadores.  Além de participarem de um coquetel com sorteio de brindes, eles acompanharam as palestras do geriatra Marcel Omar Miguel, que falou sobre longevidade, e da consultora Julia Inomata, que abordou os aspectos da imagem pessoal e profissional.

“Quando eu falo de imagem pessoal e profissional, o assunto vai muito além das roupas que vestimos. A todo momento estamos sendo percebidos pelas pessoas ao nosso redor, e isso inclui nossos gestos, comportamentos e atitudes. A nossa Imagem é a forma como nos apresentamos ao mundo e, através dela, conseguimos expressar quem somos, a nossa personalidade, os nossos valores e as nossas competências. Quando nós nos conhecemos, somos capazes do nos respeitar, aceitar e valorizar. Alguns cuidados são importantes para a manter uma boa Imagem: além dos cuidados com a pele e com a saúde do corpo e da mente, é importante manter uma qualidade de vida saudável. Quando nos priorizamos, nós nos sentimos seguros e confiantes. Para poder cuidar de outras pessoas, primeiramente precisamos cuidar de nós mesmos, foi essa a mensagem que deixei para o grupo de cuidadores da Unimed, onde tive o prazer de conhecer esse trabalho tão importante que eles realizam com amor e dedicação”, resumiu a consultora de imagem.

A cuidadora Tatiane Taborda atua na área há cinco anos. Atualmente, cuida de uma idosa de 79 anos. “Todas a palestras foram muito importantes para nós, cuidadores. Eu destaco aquela que ensinou sobre a bolsa de colostomia. Aprendi muito nesse encontro. Vou continuar a frequentar em 2022, porque sempre tem alguma coisa nova para aprender e atuar com excelência nesta área”, revela.

EAD

A Unimed Cascavel também concluiu as turmas de 2021 do curso a distância para cuidadores, realizado em parceria com a Central Nacional Unimed. Mais de 30 pessoas já concluíram a formação nesta modalidade.

2022

Para participar do próximo curso de formação de cuidadores, que tem previsão de início para março, é preciso incluir o nome em uma lista de espera. Clique AQUI se você tem interesse. Já as palestras abertas ao público serão retomadas em fevereiro do ano que vem.

Cuidar de você. Esse é o plano.


Assuntos em destaque: